segunda-feira, 9 de março de 2009

SE EU SOUBESSE...

SE EU SOUBESSE QUEM TU ÉS
QUANTAS VEZES CHORASTE
NO ESCURO
OU NOS BRAÇOS DE UM AMIGO
QUE FLORES PLANTASTE.
COMO CRESCEM AS IDEIAS
DENTRO DE TI.
O QUE FAZ O TEU CORPO COM O SOL DO VERÃO
QUE ÁGUA TE TIRA A SEDE
QUE RIOS CORREM NAS TUAS VEIAS

SE EU TE SENTISSE
TODO NUM ABRAÇO
DE CORPO ABANDONADO
E AS NOSSAS ALMAS SOUBESSEM
ADORMECER JUNTAS
E ADIVINHAR QUANDO A OUTRA ACORDA.
VERIAS OS MEUS DESEJOS
ESCRITOS NO ROSTO.

E AS PALAVRAS NÃO DITAS
NÃO ME FERIAM
COMO CORDAS APERTADAS.
AS PALAVRAS DITAS
NÃO TERIAM O PESO
QUE CARREGO SEM DESCANSO.

SE EU SOUBESSE AMAR SEM MEDO
EXISTIR SEM SOBRESSALTOS
RESPIRAR A LEVEZA DA MADRUGADA LÍMPIDA
SE NÃO CHORASSE A ANGUSTIA
DO MEU SER EFÉMERO

SE TE PUDESSE AMAR SEM MAIS QUE A TUA EXISTÊNCIA
AINDA ASSIM EU MORRERIA DE AMOR
PORQUE ESSA QUE SE ENTREGA SEM DESTINO
JÁ NÃO SERIA EU

Helena

5 comentários:

Anónimo disse...

Belíssimo poema!

SE EU SOUBESSE:
Que aquilo que a Partida nos leva..não faz parte da nossa alma.
E só ausência do outro é nossa... só nossa!

A alegria está na luta, na procura ansiosa, na certeza de que existe ... não na vitória.

Anónimo disse...

"e eu não logro nunca possuir"

Anónimo disse...

"desejo errado.. se a tivera um dia.
Toda sem véus,a carne estilizada.
Sob um corpo arfando transbordada
nem mesmo assim - Ó ânsia- eu a teria."

Infelizmente, ou não, só é verdadeiramente nossa a saudade e a imagem dos que partiram..tudo o resto é posse castradora.

Yourcenar teria razão?:
(...) "o que importa é recriar um ser e não prendê-lo"

Olaio disse...

A alegria está na luta, na procura, na certeza de que existe algo mais além, na vitória... mas não no descançar nessa vitória, reiniciar a luta, porque a vida não para...o que importa é recriar a vida e não prendê-la.

Afonso Corvo disse...

muito bom claro... :)