domingo, 23 de dezembro de 2007

Exemplos de democraia

"Que quem é contra o novo Tratado da UE seja pelo referendo, compreende-se, pois é um meio de dar visibilidade à sua oposição. Mas que quem apoia o Tratado seja a favor do referendo já não se compreende nada.

Primeiro, dada a dificuldade de compreensão do Tratado, o referendo teria uma baixíssima participação, podendo isso ser aproveitado como argumento de deslegitimação política do Tratado.

Segundo, por causa dessa grande abstenção, a mobilização militante dos partidários do não dar-lhes-ia um peso relativo desproporcionado no conjunto dos votantes.

Terceiro, a realização de um referendo em Portugal, ou noutro País que não esteja obrigado a fazê-lo, tornaria insustentável a posição do primeiro-ministro britânico de recusa do referendo, sabendo-se que se ele se realizasse o Tratado seria claramente rejeitado na Grã-Bretanha.

Por isso, defender o referendo é defender o insucesso do Tratado. Deixe-se, portanto, para os adversários do Tratado a defesa do referendo..."
Vital Moreira no Causa Nossa

Ou seja, Vital Moreira tem clara consciência que o tratado seria rejeitado se fosse submetido a consulta popular, vale a pena parafrasear os "gatos fedorentos": E o ditador é o...

6 comentários:

Anónimo disse...

E o ditador é... O Vital Moreira, pois claro!

Anónimo disse...

Errado Vasco da Gama!
O ditador é o Chavez, porque acredita que se pode fazer as coisas através de consultas populares, quando toda a gente sabe que um parlamento ou, ainda mais uma assembleia constituinte, chegam e sobram para aprovar uma constituição.

Anónimo disse...

O Chavez ainda é um aprendiz! O verdadeiro democrata é o Fidel! Não me diga que não sabia! Ganhou todas as eleições até hoje! O tipo do Irão também não está muito mal nesse campo...

Anónimo disse...

E sobre o Vital Moreira, sobre as suas declarações e a constituição europeia, ou mais propriamente sobre nós, tem alguma coisa a dizer, ou é só fugir com o rabo à seringa e desconversar?

Anónimo disse...

Bem, o Olaio "chamou" ditador ao VM e "democrata" ao Chavez e agora quer falar de coisas sérias...? Tenha lá paciência!

Anónimo disse...

VG o que o post demonstra é o pouco respeito que o VM tem pela democracia, neste caso Chavez tem muito a ensinar a políticos como VM.