quinta-feira, 6 de novembro de 2008

E Obama ganhou...

Não ignoro que entre Barack Obama e McCain há diferenças, mas penso que na essência eles são os candidatos do sistema capitalista americano e neste momento não há dúvidas que o melhor candidato para o sistema é Obama. É aquele que permite um ganho de credibilidade para os EUA a nível mundial, que o candidato republicano de modo algum lhe traria. Mesmo para uma nova aventura militar, se ela viesse com McCain no poder, levaria imediatamente ao isolamento da América, coisa que com Obama já não será bem assim.

No entanto Obama é um negro e isso não sendo determinante no mundo de injustiças em que vivemos, pode ser importante para acabar com muito do racismo que se esconde um pouco por todas as sociedades. Por outro lado, a campanha de Obama fez surgir uma onda de esperança, de vontade de mudar e de confiança na capacidade de mudar o mundo, que não é de desprezar, como dizia o poeta António Aleixo: "Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo, calai-vos que pode o povo querer um mundo novo a sério!”

No entanto se essa esperança for traída (e quanto a mim é o mais provável), então a desilusão pode ser perigosa com o ressurgimento dos conservadores e do pior da extrema-direita com toda a força.

4 comentários:

Anónimo disse...

Segundo alguns, à excepção do resultado positivo no aspecto relacionado com o recismo, Obama pode até resultar mais nocivo que o seu adversário, considerando que este último podia acelerar a decadência do capitalismo imperialista de forma tângivel, ao contrário do vencedor, o qual, com a demagogía na mão, poderá impôr uma dinâmica que, analizando um a um os seus assessores, não se adivinha nada positiva.

A revolução é hoje!

duarte disse...

não conheço os seus assessores,mas favores com favores se pagam... e nada de ficar a dever,não vá o diabo(ou outras sociedades"secretas")tecê-las...

Olaio disse...

Crn, não sei se a vitória de McCain iria acelerar a decadência do capitalismo, julgo que poderia era tornar o mundo exponencialmente mais perigoso, com a afirmação das forças mais retrógradas da América.

No entanto tenho receio que a eleição de Obama possa servir para dar o espaço de manobra que o imperialismo neste momento necessita para voltar a novas agressões.

Por outro lado esta pausa com Obama pode servir para as forças mais retrógradas da América voltarem com mais força daqui a uns anos e… nesse caso, provavelmente tens razão.

Silvares disse...

Resumindo e concluindo: o melhor era mesmo afiambrar meia-dúzia de bombas antónias em cima daquela merda!