quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Aclarando ideias

Numa entrevista publicada a 26 de Novembro pelo actor Sean Penn, com o título “Conversations with Chavez and Castro”, o presidente da Venezuela surpreendeu o seu interlocutor ao definir-se como social-democrata e expressar a sua admiração por John Fitzgerald Kennedy.

À pergunta: “Qual é a diferença entre você e Fidel?”
Chavez respondeu: «Fidel é comunista, eu não. Eu sou social-democrata. Fidel é marxista-leninista, eu não. Fidel é ateu, eu não. Um dia discutimos sobre Deus e Cristo, disse a Castro: “Eu sou cristão. Creio nos evangelhos sociais de Cristo”. Ele não. Simplesmente não crê.»

4 comentários:

Silvares disse...

E Chávez tem um periquito que usa bóina vermelha e Fidel... tem o irmão Raúl. São diferenças assinaláveis. Já o desejo de governar eternamente é um factor de comunhão entre os dois.

jorge disse...

Hoje, ao ler o jornal, reparei numa frase muito interessante inserida numa reportagem sobre a Venezuela e atribuída a Simon Bolívar. Dizia o seguinte: "Nada é tão perigoso como deixar permanecer o mesmo cidadão muito tempo no poder. O povo acostuma-se a obedecer-lhe e ele a mandá-lo e daí nasce a usurpação e a tirania." Palavras lapidares. É caso para perguntar ao Chavez se não tem espelhos em casa.

Silvares disse...

Talvez não tenha livros com as palavras de Bolívar, apesar de tanto reclamar ser herdeiro dele. Ou então tem os livros mas quem os lê é o periquito.

Anónimo disse...

LOL
Toda a gente sabe, é aliás uma verdade Universal, "periquito que lê tem dono que treslê.