sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Um bom filho da terra

A dependência do BPN em Aguiar da Beira ocupa a antiga casa do pai de Dias Loureiro e foi onde esse banco abriu uma das suas primeiras sucurssais no país.

Segundo Fernando Andrade, actual presidente da câmara e que entre 1997 e 2005 teve Dias Loureiro como presidente da Assembleia Municipal, desde que Loureiro esteve no governo tudo é novo: quartéis da GNR e dos bombeiros, câmara e biblioteca. O BPN "é o grande patrocinador da terra: ajudou na compra da carrinha da biblioteca, ambulâncias e até a misericórdia"

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Compadres e compadrios.

Cavaco Silva terá recebido quase 100 mil euros de homens ligados ao BPN, só José Oliveira e Costa, o presidente do Banco Português de Negócios agora em prisão preventiva e indiciado por burla, doou a título pessoal 15 mil euros para a campanha presidencial de Cavaco Silva, noticia hoje o jornal "24 Horas".

Para além do BPN, a campanha de Cavaco Silva recebeu também donativos de individualidades ligadas a outras instituições bancárias como o BES, BCP, BANIF e BPP. A lei proíbe donativos de pessoas colectivas.

A mesma lei que quer exigir que uma pessoa que coma uma bifana ou beba uma bica na Festa do Avante, a tenha que pagar com um cheque, ou para pagar uma quota de 2, 3 euros.


Assim se faz uma lei que não evita a promiscuidade entre certos políticos e os interesses económicos, mas que cria sérios problemas a partidos que têm a sua sustentação na militância e no contributo pessoal dos seus membros.


Curioso nesta história é aparecer também entre os apoiantes de Cavaco o BPP (Banco Privado português), que agora parece também encontrar-se à beira da falência.

Não deixa de ser comovente ver e ouvir nas TV`s, o primeiro-ministro, ministros, governante do Banco de Portugal e por ai a fora, mostrarem total apoio e disponibilidade em resolver o problema do BPP e das fortunas lá depositadas… que pena não terem a mesma atenção e preocupação quando se trata de resolver os problemas da grande maioria dos portugueses.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A lavandaria

" A TV é a lavandaria do regime. (...) Dias Loureiro (...) foi ao estúdio de baraço ao pescoço e sem bigode, confessando que, sim, era administrador da SLN, mas, enquanto aconteciam no BPN as trapaças que têm vindo a público (e as que hão-de vir) calhou sempre de estar a olhar para o outro lado."
Manuel António Pina, "Jornal de Notícias", 24-11-2008

Hoje foi a vez de Vitor Constancio ir à lavandaria, na RTP1. O presidente do Banco de Portugal, numa entrevista a Judite de Sousa, foi dizer que não sabia de nada, que não teve responsabilidades, que não tinha comentários, que não havia indicações, que não podia pedir...que não... Pelos vistos só podia ter um ordenado escandaloso para quem nada podia, ou não tinha nada para fazer.

Atrás dele veio António Vitorino esclarecer-nos, para quem não tinha ficado esclarecido, que Vitor Constancio tinha estado muito bem e que tinha sido convincente (para quem tivesse duvidas) e que tinha esclarecido todas as duvidas.

A caixa continua querer a lavar a porcaria que esta gente anda a fazer.

Democracia Venezuelana continua saudável

No passado fim-de-semana realizaram-se as eleições regionais na Venezuela, jornada que teve a maior participação da população nos últimos 10 anos com 65,45%, tendo as forças ligadas ao presidente Hugo Chavez ganho em 17 dos 21 municípios.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), obteve mais de 5 300 000 votos, enquanto a oposição não chega aos 4 milhões, menos 300 000 votos dos que obteve em anteriores eleições.

Depois de ter perdido o referendo à constituição, Chavez e o projecto bolivariano, voltam às vitórias, no entanto vão continuar a haver muita gente partidária do pensamento único (neo-liberal), a dizer que na Venezuela se vive uma ditadura.

Uma questão de carácter

«Se sentir, em algum momento, que a actual situação causa o mínimo incómodo ao Presidente da República, tomarei as providências necessárias», informou, admitindo, nesse caso, suspender o seu mandato no Conselho de Estado.
Dias Loureiro em declarações à TSF.

Confrontado ontem pelos jornalistas numa deslocação a Sines, o Presidente da República recusou comentar se mantinha ou não a confiança no conselheiro Dias Loureiro, remetendo os jornalistas para a lei do Conselho de Estado.De acordo com o Estatuto dos Membros do Conselho de Estado, o Presidente da República não pode demitir ou retirar a confiança a nenhum dos conselheiros, nem mesmo os nomeados pelo Chefe de Estado.

Será que o senhor precisa de um desenho para renunciar ao cargo de conselheiro de estado?

domingo, 23 de novembro de 2008

Não há nada como ter bons amigos

Recuperando uma noticia do passado dia 30 de Junho, de onde se pode concluir que não há nada melhor que ter bons amigos

«Lisboa, 30 Jun (Lusa) - O ex-ministro e ex-secretário-geral do PSD Dias Loureiro afirmou hoje que a afectividade do actual primeiro-ministro foi a característica que mais o "emocionou" na leitura do livro "Sócrates - o menino de ouro do PS".

Na sua intervenção, Manuel Dias Loureito, ex-secretário-geral do PSD e ex-ministro de Cavaco Silva, fez rasgados elogios sobre o trabalho da autora, Eduarda Maio, salientando a credibilidade das fontes utilizadas pela jornalista não só para fazer a biografia de Sócrates mas também sobre o perfil do actual chefe do Governo.

"O lado dos afectos [em Sócrates] foi dos que mais me emocionou, o seu amor pela sua terra Vilar de Maçada [em Trás-os-Montes]. Estão em Vilar de Maçada os valores que o amarram à vida", disse.

Neste ponto, Dias Loureiro foi ainda mais longe.
"Há duas coisas que não podemos escolher: os nossos pais e a terra onde nascemos. Temos a obrigação de respeitar essa herança, amá-la e transmiti-la", afirmou, destacando depois no actual primeiro-ministro socialista características como "a enorme generosidade" e "a sensatez e prudência".

Na perspectiva de Dias Loureiro, essa sensatez e prudência de Sócrates esteve bem patente
"na caminhada" que o levou à direcção do PS.

Ainda sobre as características que retirou do actual líder do PS após ter feito a leitura do livro, Dias Loureiro sublinhou os seus
"traços de coragem", o "homem trabalhador" e o "homem de detalhes".

"Só quem está atento aos detalhes pode fazer grandes coisas. Essa é uma característica dos grandes homens", comentou o ex-ministro de Cavaco Silva, antes de referir "a capacidade de liderança" e a "capacidade estratégica" do actual chefe do Governo.

No final da sua intervenção, Manuel Dias Loureiro foi longamente aplaudido pela plateia, maioritariamente socialista.»

Entretanto o Chefe de Estado (Cavaco Silva) assegura que não pode “tolerar a continuação de mentiras e insinuações visando pôr em causa o seu bom nome”, na sequência das ilegalidades financeiras que culminaram na detenção do ex-administrador Oliveira e Costa, que foi seu secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

É claro que o senhor Chefe de Estado não lhe passaria pela cabeça, colocar em causa a pessoa do senhor Dias Loureiro, pessoa que ele escolheu para fazer parte do Conselho de estado…não há nada como ter bons conselheiros.

A propósito de bons conselheiros e bons amigos, também não há nada como fazer bons casamentos, como fez o ex-administrador Oliveira e Costa que um mês depois de largar os comandos do BPN, em Março deste ano, divorciou-se e numa demonstração do bom coração que tem, deixou à mulher, quer dizer, ex-mulher a quase totalidade do seu património.
É claro que a separação é mesmo a sério, mas isso não impede que continuem grandes amigos e que a ex-esposa o vá visitar na hipotética breve passagem pela prisão a que o senhor venha a ser condenado, para safar todos os outros intervenientes e nunca mais se falar do assunto.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Uma aranha perdida

E agora algo de diferente...
Astronautas americanos continuam à procura de uma aranha que desapareceu na Estação Espacial Internacional (ISS). Esta aranha fazia parte de um conjunto de duas aranhas levadas para a estação pelo transportador espacial Endeavour, no passado dia 17 de Novembro.

“As aranhas deviam participar numa experiencia, para saber se conseguem tecer as suas redes em estado de ausência de gravidade, e não eram venenosas porque está proibido levar animais ou insectos venenosos para o espaço”, disse um porta-voz da NASA.

Suspender a democracia ou acabar com os privilegiados?

Agora se percebe porque Manuela Ferreira Leite durante tanto tempo cultivou o silêncio, realmente se cada vez que fala é um autêntico tiro no pé, qualquer dia o PSD não anda…arrasta-se. Desta vez a senhora, dizem agora que em jeito de piada, declarou: "Eu não acredito em reformas, quando se está em democracia. Quando não se está em democracia, é outra conversa, eu digo como é que é e faz-se. E até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia."


Entretanto, a senhora não é única a dizer barbaridades, os senhores do Banco de Portugal, que entre outras competencias têm o duro trabalho de atribuírem a si próprios risonhas reformas e ordenados, declararam:


Realmente a falta de vergonha e de cultura democrática de gente com responsabilidade neste país, não deixa de causar inquietação.

Ameaças na América

Durante os últimos oito anos, segundo as versões oficiais, a maior “ameaça” aos Estados Unidos e ao seu presidente, provinha do exterior, de “terroristas” islâmicos e outros extremistas, mas agora tudo indica que a principal ameaça para aquele que será o futuro presidente é interna, e tem uma história quase tão longa como o país.

Segundo um agente dos serviços secretos, Barak Obama “atrai uma ameaça de tipo diferente”, em relação aos seus antecessores, que provêm mais da ira de loucos domésticos e menos dos fanáticos estrangeiros, comentou para o New York Daily News.

Mais um prémio para a equipa de Sócrates

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, ficou classificado em 19º e último lugar no ranking anual do jornal Financial Times (FT), ontem publicado. O jornal britânico classifica 19 dos 27 ministros das Finanças da União Europeia, tendo em conta cinco variáveis económico-financeiras.

Pessimismo

Fed revê previsões e reforça pessimismo nos Estados Unidos.

A Reserva Federal Americana (Fed), revelou nesta quarta-feira novas previsões sobre a economia dos Estados Unidos para este ano e os próximos até 2011, ampliando o pessimismo em relação aos efeitos da crise financeira.

“Dada a recente intensificação e ampliação da crise financeira global, os participantes do Comité Federal de Mercado Aberto (órgão do Fed que estabelece a política monetária) entenderam que a perspectiva de crescimento económico e de emprego piorou de forma significativa desde Junho”.

Coisas da China

Manifestações e protestos populares na China, antes considerados raros e mantidos sob forte controle, têm ganho maior visibilidade nos últimos meses na imprensa chinesa e internacional.

Reportagens abordando episódios de inquietação social surgem com maior frequência, num sinal de que este tipo de assuntos já não é tratado sob censura no país.
Mais de dez casos de grandes protestos foram relatados nos últimos três meses pela agência de notícias estatal Xinhua, e incontáveis publicações internacionais retrataram episódios semelhantes, levantando a questão sobre se existe um aumento no número de incidentes ou se agora os média têm maior liberdade.

Ainda na terça-feira, foi noticiado com grande destaque nos jornais nacionais a invasão da sede do Partido Comunista em Longnan, noroeste da China, onde mais de dois mil agricultores protestavam contra a desapropriação das terras que cultivavam.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Alguma coisa se mexe

«Ministério da Educação admite alterar sistema de avaliação dos professores»

Tudo gente de bem

O ex-ministro da Administração Interna, Dias Loureiro, enviou uma carta à Assembleia da República, onde pedia para ser ouvido no âmbito das irregularidades detectadas no Banco Português de Negócios (BPN). O pedido deverá ser chumbado pelo PS, que já chumbou também a audição a vários antigos gestores do banco, como por exemplo Miguel Cadilhe, segundo a deputada socialista Teresa Venda, vice-presidente da comissão de Orçamento e Finanças e a quem cabe decidir sobre a audição, o pedido de audição parlamentar não apresenta motivos suficientes para o seu agendamento.

Aliás entre esta gente do PS, PSD e CDS mais vale serem cordiais uns com os outros e não se andarem a chatear uns aos outros senão ainda se descobre muita coisa.

Lembrar que a gestão do BPN, liderada por Oliveira e Costa, fez "um conjunto vasto de operações clandestinas que não estavam registadas em nenhuma entidade do grupo" envolvendo "centenas de milhões de euros". Estas operações levaram a perdas de cerca de 700 milhões de euros e conduziram a uma situação de falência iminente do banco. Dias Loureiro foram um dos rostos mais visíveis do grupo SLN/BPN, durante a gestão de Oliveira e Costa.

Dias Loureiro foi administrador-executivo da Sociedade Lusa de Negócios, detentora do BPN, entre Dezembro de 2001 e Setembro 2002 e administrador não-executivo até 2005.

Este senhor é ainda Conselheiro de Estado, como se pode ver…uma pessoa de bem.

Como salvar o sistema...

Em declarações no final da cimeira de Washington ou do G-20, Bush afirmou que entre as medidas tomadas para salvar o capitalismo está a necessidade de uma actividade “transparente e responsável”.

Ora aqui estão duas coisas que o capitalismo nunca será capaz de cumprir, principalmente a transparência, será que nuca disseram a Bush que “o segredo é a alma do negócio”?

sábado, 15 de novembro de 2008

Noticias da crise

Os bancos regionais dos EUA, Franklin Bank e Security Pacific Bank, foram encerrados pelas autoridades no dia 7, tornando-se na 18ª e 19ª instituições financeiras que abriram falência nos Estados Unidos desde o inicio do ano.

Entretanto na Europa, o primeiro-ministro da Islândia revelou, dia 8, ter solicitado ajuda financeira à China, para arrancar o país da bancarrota. «Escrevi ao primeiro-ministro chinês, mas ainda não recebemos uma resposta», informou Geir Haarde, numa comunicação da rádio pública nacional, Haarde disse não ter solicitado um montante específico, afirmando-se «a tudo», dada a situação desesperada do país.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

"Um tipo pequenino, vivo. Um típico mafioso italiano!"

"Um tipo pequenino, vivo. Um típico mafioso italiano!", contou (Mário Soares), recordando o momento em que se conheceram. (Frank) Carlucci chegou a Portugal com Otelo Saraiva de Carvalho (na altura um importante chefe militar e figura de topo na extrema-esquerda castrense) dizendo publicamente que não lhe podia garantir a segurança dada a fúria popular contra o "imperialismo" norte-americano. Costa Gomes, então Presidente da República, pediu a Soares, ministro dos Negócios Estrangeiros, que assegurasse a Carlucci que nada lhe aconteceria. E aí a supresa: quando Carlucci chegou ao MNE e Soares lhe falou de Otelo, o embaixador revelou que já tinham almoçado com o militar. "Já o tinha metido no bolso! E acabaram a jogar ténis!", contou o fundador do PS, fascinado com a desenvoltura diplomática de Carlucci.

Não há nada como o tempo para aclarar as coisas.

Os Trucidadores!

"Agora, quem não está com o poder está a um passo de ser trucidado"
Constança Cunha e Sá, Público 13 de Novembro de 2008

Se Têm duvidas cliquem aqui e vão até ao "Cantigueiro".

Saudades da censura

O Tribunal de Viseu condenou ontem dois militantes da JCP de Viseu a pagarem 350 euros de multa por terem pintado um mural a anunciar o congresso da estrutura partidária, em 2006. A queixa-crime foi apresentada pela Câmara de Viseu, que acusou os jovens de terem anunciado propaganda política, sem autorização, no viaduto da circunvalação, junto à Universidade Católica. Os dois arguidos foram condenados por um crime de dano simples, e não qualificado, uma vez que a pintura "não deixou inutilizável o viaduto quanto ao uso e utilidade públicos", justificou a juíza.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A General Motors à beira da falência?

As acções da General Motors caíram mais de 30% esta segunda-feira, depois de alguns analistas terem aconselhado a venda de acções a qualquer preço. Segundo uma informação do Deutche Bank, se a GM não conseguir evitar esta queda, no futuro próximo pode ficar numa situação semelhante à bancarrota, ou seja...falir.

As acções da GM atingiram os 3,02 dólares quando aqui há um ano estavam a 30 dólares. Segundo consta, uma eventual falência, de que se fala insistentemente, teria um impacto na economia real claramente superior ao da Lehman, nos Estados Unidos e não só.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Distribuir dinheiro pelos amigos

Segundo uma recente auditoria do Tribunal (TC), o governo gastou 134,1 milhões de euros entre 2004 e 2006 em pareceres e consultoria, recorrendo frequentemente a entidades privadas e externas sem analisar o custo/beneficio desta decisão ou explicar os critérios de escolha.

Tudo isto apesar do estado possuir 96 órgãos ou serviços com funções de natureza consultiva, os gabinetes ministeriais e organismos por si tutelados ignoram olimpicamente tais recursos e contratam frequentemente e regularmente entidades externas para a realização deste trabalho.

Aquela quase centena de organismos estatais especificamente criados para trabalhos de consultoria – cuja despesa global de funcionamento ascende a 2 980 milhões de euros, dos quais 721 milhões são gastos com pessoal – contratou ela própria, neste período, serviços de consultoria externa na ordem dos 43 milhões de euros, para executar trabalhos que lhe competia realizar…

Por fim só dizer que a maioria esmagadora das adjudicações (concretamente, 86%) são feitos por ajuste directo, sendo residual a utilização do concurso público, como ordena taxativamente toda a legislação.

Telelixo


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Simplesmente asqueroso!

«Mário Nogueira assegura que a passeata de hoje será um acontecimento a nível mundial. "Nunca aconteceu no Mundo inteiro", diz o agitador.

E estou mesmo convencido de que milhares de jornalistas de televisão, rádio e jornais do Planeta não quererão perder um evento único como este. Pessoas inteligentes a cumprir as ordens, os gestos, os gritos do pastor Mário Nogueira. Notável este homem. É secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, aestrutura sindical dominada pelo Partido Comunista. Grosso modo, Mário Nogueira já não dá aulas há mais de 22 anos. Ou seja, já não é capaz de exercer a sua profissão. ‘Transferiu-se’ da escola para o sindicato e, em consequência, ‘comanda a vida’ dos professores há mais de 22 anos. Era um professor, hoje é um agitador.»

MINISTRA DA EDUCAÇÃO NÃO FALA VERDADE!

Segundo o Comunicado de Imprensa da FENPROF de 9 de Novembro,
"A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, não falou verdade ao país ao afirmar que os Sindicatos não tinham apresentado, na comissão paritária de acompanhamento da avaliação, qualquer documento que alertasse para os problemas que decorrem do modelo em vigor."
"Quanto à afirmação de que uma manifestação com tanta gente constitui uma intimidação não há palavras que a comentem. Tal afirmação constitui uma tremenda e preocupante distorção democrática, inaceitável na governante. Afirmar que uma manifestação de professores, por reunir 80% da classe profissional, constitui um acto de chantagem, só pode compreender-se em alguém que se encontra de cabeça perdida e, por essa razão, perdeu referências democráticas."
Clicar no texto para aceder ao comunicado completo

domingo, 9 de novembro de 2008

Ainda sobre as eleições americanas

Na foto Cynthia McKinney
Embora não pareça, nas “democráticas” eleições americanas houve mais candidatos e…até tiveram votos, embora olimpicamente os meios de comunicação sobre isso façam o mais profundo e sereno silencio, por certo muitos jornalistas nem sabem disso.
Mas aqui ficam o resultado de alguns dos outros candidatos e partidos:

Partido Libertário, liderado por Bob Barr superou os 630 000 votos.
Partido Verde da ex-deputada Cynthia McKinney, conseguiu 134 000.
O Independente Ralph Nader cerca de 500 000 votos
Roger Calero do Partido Socialista Mundial teve 7 000 votos, assim como Brian Moore do Partido Socialista e Gloria LaRiva do Partido do Socialismo e da Libertação.

Tal dono tal cão...ou, tal cão tal dono

Barney, o cachorro de George W. Bush mordeu um repórter nos jardins da Casa Branca. O repórter da agência de notícias Reuters, Jon Decker, tentou acariciar a cabeça do cachorro quando foi mordido no dedo.

Para acabar de vez com o autismo







E diz a ministra, coitada, que estas manifestações intimidam alguns professores que querem fazer a avaliação, é claro que ela não intimida a esmagadora maioria dos professores que acham que este sistema de avaliação é um atentado ao ensino.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Revolução de Outubro

Há 91 anos os proletários lançaram-se ao assalto dos céus e conquistaram-no, foi o inicio de um mundo que de certeza vai ser diferente...e mais justo!

Afinal o crime é uma questão de tamanho.

A Audiência Nacional de Espanha (tribunal de recurso espanhol), confirmou com 10 votos a favor e 6 contra, a condenação ao pagamento de uma multa de 2 700 euros, aos dois jovens independentistas catalães; Jaime Roura e Enric Stern (na imagem), por terem queimado uma foto dos Reis de Espanha em Girona o ano passado.

Segundo o tribunal, a diferença entre esta sentença e a que foi proferida há uns dias em que 16 jovens catalães foram absolvidos, pelo “crime” de queimarem fotos dos Reis, está no facto da foto que Roura e Stern queimaram ser maior.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Prevendo uma adesão gigantesca.

A Plataforma sindical de professores voltou hoje a alterar o percurso da manifestação agendada para o próximo sábado, prevendo que o protesto terá uma adesão "gigantesca", semelhante ao que em Março reuniu cerca de 100 mil docentes em Lisboa.


E Obama ganhou...

Não ignoro que entre Barack Obama e McCain há diferenças, mas penso que na essência eles são os candidatos do sistema capitalista americano e neste momento não há dúvidas que o melhor candidato para o sistema é Obama. É aquele que permite um ganho de credibilidade para os EUA a nível mundial, que o candidato republicano de modo algum lhe traria. Mesmo para uma nova aventura militar, se ela viesse com McCain no poder, levaria imediatamente ao isolamento da América, coisa que com Obama já não será bem assim.

No entanto Obama é um negro e isso não sendo determinante no mundo de injustiças em que vivemos, pode ser importante para acabar com muito do racismo que se esconde um pouco por todas as sociedades. Por outro lado, a campanha de Obama fez surgir uma onda de esperança, de vontade de mudar e de confiança na capacidade de mudar o mundo, que não é de desprezar, como dizia o poeta António Aleixo: "Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo, calai-vos que pode o povo querer um mundo novo a sério!”

No entanto se essa esperança for traída (e quanto a mim é o mais provável), então a desilusão pode ser perigosa com o ressurgimento dos conservadores e do pior da extrema-direita com toda a força.

Terrorismo no Afeganistão

Autoridades americanas no Afeganistão confirmaram que civis foram mortos num ataque aéreo que atingiu uma festa de casamento na província de Kandahar na noite de terça-feira.

Um parlamentar local disse à BBC que o ataque teria deixado até 38 mortos e mais de 40 feridos - crianças estariam entre as vítimas.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Histórias da Colômbia

O chefe do Exército colombiano, general Mario Montoya, demitiu-se ontem do cargo na sequência do afastamento de 25 militares, a 30 de Outubro, acusados de terem participado nas execuções extrajudiciais de 19 alegados guerrilheiros. A destituição dos militares, muitos de patente elevada, ocorreu após terem sido encontrados numa vala comum os corpos de 19 rapazes. Um inquérito determinou que os corpos não pertenciam a guerrilheiros mas a rapazes pobres dos arredores da capital colombiana que tinham sido raptados para deturpar as estatísticas do combate a grupos armados.

A Amnistia Internacional tem denunciado a prática deste tipo de execuções na Colômbia, que seria uma forma de aumentar os números de guerrilheiros abatidos, e contabilizou 330 execuções em 2007.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Manifestação dos professores

Protesto dos professores, dia 8 de Novembro, às 15h00, da Alameda da Cidade Universitária aos Retauradores

À espera do resultado II...

Todas as medidas para reprimir possiveis distúrbios, tanto policiais como militares, foram tomadas nos Estados Unidos no caso de uma vitória do candidato Republicano John McCain, numa altura em que todas as sondagens prevêem a vitória de Barak Obama.

De acordo com o “The Hill”, diário de Washington especializado em assuntos do Congresso, os corpos de polícia de numerosas cidades estão preparados para possíveis distúrbios e motins que poderão surgir depois dos votos.

“Muitos estão preocupados com o facto de, se Barak Obama perde – e existem bastantes suspeitas de fraude – a violência pode estalar em cidades com forte presença de população negra”, afirma o jornal.

À espera do resultado...

Pausa enquanto se espera o resultado das eleições no centro do império.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Nacionalizar os prejuizos

Na conferência de imprensa que Vítor Constâncio deu na companhia do ministro das finanças, afirmou que o BPN tinha perdido 700 milhões de euros em negócios pouco legais que estavam a ser investigados.

Será que alguma vez se vão encontrar e julgar os culpados? Só para lembrar, pelos órgãos sociais do BPN passaram ilustres pessoas como: Oliveira e Costa, Rui Machete, Dias Loureiro, Amílcar Theias, Daniel Sanches e Arlindo de Carvalho, todos ex-ministros sociais-democratas. De referir que por lá anda ainda Miguel Cadilhe.

domingo, 2 de novembro de 2008

Coisas de domingo e do país de Gales

No País de Gales, apesar de se falar inglês, todas as placas de trânsito são bilingues. Nos últimos anos houve uma revalorização da língua galesa, que é estudada nas escolas, existindo inclusive estações de rádio em galês.

Quando as autoridades pediram por e-mail a tradução em galês de uma placa de trânsito, para colocar na esquina da Clase Road com a Pant-y-Blawd Road, acreditaram que a resposta recebida era aquilo que eles pretendiam. A resposta enviada pela administração local de Swansea dizia em galês: “Não estou no escritório de momento, por favor, mande qualquer material para ser traduzido”.

E foi essa a mensagem colocada na placa de trânsito (foto da placa em cima) sob os dizeres em inglês: “proibida a passagem de veículos pesados. Área residencial”.
Pelos vistos este não é o primeiro erro de tradução em placas no País de Gales, em 2006 foi colocada uma a avisar os ciclistas que eles tinham problemas com “bexiga inflamável”, o que deixou os transeuntes em Cardiff e Penarth um pouco confusos. No mesmo ano, uma placa colocada em Cardiff dizia “olhe para a direita” em inglês e “Olhe para a esquerda” em galês.