quarta-feira, 3 de junho de 2009

Formas de gastar o nosso dinheiro

“Não falta nada na campanha do PS. Autocarros, palcos móveis, viaturas para todos os serviços, palco especial para Sócrates, material de propaganda com fartura para todos os gostos, jantares pagos e uma organização quase perfeita. Há até motoristas para levar os carros dos jornalistas quando o trabalho aperta.Já nos restantes partidos, PSD incluído, esta campanha está reduzida ao básico. Poucos carros (no PCP é só um), muito panfleto e mais nada. Já quanto às refeições dos jantares ou almoços/comícios, quem aparece paga.”

“Pelo menos uma dúzia de viaturas, entre carrinhas, carros e um autocarro de apoio - tudo alugado -, mais o Móbil Afixe, um anúncio ambulante que também serve de palco ao ar livre, e ainda um camião que transporta o cenário e o material de som para os comícios. E há ainda um palco especial quando Sócrates entra em campanha.”

“Ao cabeça de lista socialista, Vital Moreira, foi atribuído um Mercedes E220 preto, com motorista. Mas a cor da caravana - azul-Obama predominante - é dada pela meia dúzia de mo-novolumes e pelo autocarro que reproduzem os cartazes do PS.
Ao todo, cerca de 35 pessoas, incluindo candidatos (em número variável), compõem a equipa que está a percorrer o país.”

“Quando o trabalho aperta, os jornalistas podem entregar as chaves do carro ao "motor" desta máquina, Rui Pereira, que já faz campanhas desde Almeida Santos, e a viatura será levada por um "jotinha" e entregue mais à frente. Depois, os jornalistas instalam-se no autocarro, que se torna uma redacção ambulante: wifi, tomadas eléctricas, bebidas frescas, máquina de café e sempre um sorriso bem-disposto.”

“A moldura humana dos comícios chega muitas vezes de autocarro, algumas vezes alugado pelo partido, e vem (também) pelo passeio prévio ou pelo jantar. Comida grátis já houve em Castelo Branco e ontem repetiu-se na Trafaria.”

Público, 3 de Junho de 2009
Aquele que dizem que os partidos são todos iguais, eram bom que tomassem atenção a notícias
destas, onde se vê que nem todos são iguais. Uns são diferentes pelas piores razões, outros pelas melhores. Era bom que quem pensa em votar PS se perguntasse porque é que um partido que está no poder precisa de gastar tanto dinheiro, para quanto muito, ganhar por uma pequena vantagem.

Sem comentários: