segunda-feira, 22 de junho de 2009

Viva Cuba livre e solidária

Durante os próximos tempos irei estar a visitar e divertir-me em Cuba, sentir a revolução, o caribe e perceber melhor ou pior algumas realidades do nosso tempo, por isso até já!

Cuba, EUA, Democracia, Liberdade e Fascismo

Brevemente vou de férias para Cuba e uma das coisas que já deu para sentir tem a ver com a questão do (criminoso) bloqueio que os Estado Unidos exercem sobre o povo cubano.

Sendo uma coisa que já há muito é do meu conhecimento, (ainda há muita gente que desconhece), a verdade é que nunca avaliamos ou imaginamos correctamente a reais consequências desse garrote. Ao ficar a saber que terei que pagar 4,80€ por cada minuto de conversação telefónica, comecei a perceber melhor.

A verdade é que para os cubanos adquirirem um produto que tenha uma qualquer componente americana, seja na sua fabricação ou na sua comercialização, primeiro tem de haver uma empresa que compre esse produto, depois uma outra empresa compra à anterior e só por fim o governo cubano pode comprar o produto a essa terceira empresa. Imaginem o que isso acarreta em termos de custos. Isto tanto para medicamentos, material médico, alimentos, etc. Tudo o que tenha a presença dos states. Imagine-se o que isso pode significar, tendo os EUA uma presença avassaladora no comércio mundial, e sendo os principais negociantes e detentores de patentes.
Note-se que as empresas que negoceiam com cuba, é vítima de represálias por parte das autoridades americanas, ou seja, negociar com Cuba é um risco para essas empresas.

Ou seja, para os cubanos conseguirem comunicar com o exterior têm que utilizar satélites que não tenham componentes americanas, o que lhes restringe as hipóteses de comunicação, dai o valor das chamadas. O mesmo se passa com a net, apesar de bem perto da sua costa passar um cabo internacional, Cuba não pode a ele aceder porque os EUA não permitem.
Já sabia que em Cuba não funcionavam cartões de crédito de bancos ligados aos EUA, pensava eu que era uma retaliação cubana contra os americanos, mas não, estava enganado, são os americanos que não permitem as transacções.
Mas verdadeiramente elucidativo sobre este estranho conceito de liberdade, é o facto de em Cuba não carimbarem os passaportes no aeroporto, mas sim os vistos, isto para permitir que os cidadãos americanos possam visitar a ilha, pois caso tivessem um carimbo cubano no passaporte iriam ter bastantes problemas com as autoridades do seu país. Simplesmente os EUA proíbem os seus cidadãos de irem visitar a ilha.

E ainda há quem diga que os EUA são uma democracia. Mesmo com o Super-Obama as coisas continuam na mesma.

A metamorfose do farsante II


Continuo a gostar de ouvir o novo engenheiro Sócrates a falar, o discurso é o mesmo, as mesmas ideias, a mesma demagogia, a mesma fanfarronice, mas o tom é tão diferente, tão suave, quase poético.
Engraçado é topar como por vezes quase lhe salta o tom para o antigo engenheiro, aquele que era animal político, mas ele controla-se, num esforço só por si digno de enaltecer.
Se o engenheiro não tiver uma apoplexia até às eleições, ainda é capaz de ganhar alguns votositos.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rastros de oiro

Para quem não teve oportunidade de assistir na passada quarta-feira ao espectáculo RASTROS DE OIRO, sobre Mário de Sá-Carneiro com poesia do próprio, dita por António Olaio (eu Próprio), aqui fica uma ligação para um vídeo no Youtube, com um excerto do espectáculo, o poema RODOPIO.

Vale a pena ver!

A metamorfose do farsante

Como milhões de portugueses, foi com natural expectativa que há dias me pespeguei em frente ao televisor, canal SIC, para ver o fenómeno da metamorfose do nosso querido primeiro José Sócrates. A imprensa do sistema (PS) e a imprensa do sistema (PSD), ou vice-versa, prometiam que iríamos assistir à transformação do feroz animal político, numa bela e pacifica borboleta.

Gostei daquilo que vi, daqueles “desculpe”, “o governo errou”, aquele tom delicodoce (agora percebo-te melhor Fernanda), aqueles olhinhos de carneiro mal morto, que confesso gostaria de ter em foto. Para quem como eu, ansiava por um bom espectáculo, confesso que a actuação do primeiro não me desiludiu.

Quando o engenheiro foi para primeiro, fui a umas manifestações dos sindicatos (como éramos poucos naquela altura e como rapidamente nos agigantámos!), havia uns cartazes que chamavam de mentiroso a sua excelência, na altura considerei exagerado, mas pouco depois percebi que era mais que verdade e que o homem mente como respira, como esta entrevista demonstrou, o homem tem dotes de aldrabão que nunca mais acabam.

Um verdadeiro farsante!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Coisas que preocupam

Dois mil voluntários da direita italiana, pertencentes ao MSI-Direita Nacional, patrulham as ruas da cidade de Milão, este corpo paramilitar propõe-se proteger a “integridade nacional”, sendo o seu objectivo (para já) perseguir os emigrantes em Itália. Estes senhores que esperam a entrada em vigor de uma nova lei de segurança, para poderem andar mais à vontade, vestem-se da forma que a imagem mostra.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O dinheiro compra tudo ?

A gigante petrolífera multinacional Shell acordou pagar 15,5 milhões de dólares (11,1 milhões de euros) num acordo extrajudicial do processo em que estava acusada de cumplicidade em casos de violação dos direitos humanos, incluindo a morte do escritor nigeriano e activista ambiental Ken Saro-Wiwa, em 1995, pelo regime militar que na altura governava o país
.
Juntamente com Ken Saro-Wiwa, outros oito líderes da tribo ogoni foram enforcados na sequência de protestos contra os danos ambientais causados pela petrolífera na Nigéria - oitavo maior exportador mundial de petróleo.

A Shell poupou-se, com este acordo, a um julgamento - que se adivinhava longo e danoso para a imagem da empresa - onde surgia acusada de ter ajudado o regime nigeriano a capturar e executar Saro-Wiwa e os outros oito activistas do Movimento para a Sobrevivência do Povo Ogoni (Mosop).

O processo denunciava ainda que a petrolífera fornecera armas à polícia nigeriana durante a década de 1990, participara em raides em zonas do território do povo ogoni e contratara tropas fiéis ao regime que dispararam sobre aldeãos em manifestações contra a construção de oleodutos.

Assim é o capitalismo, pode-se ser criminoso, matar dezenas, centenas, milhares, milhões que basta ter dinheiro e passa-se uma esponja sobre a sua folha de cadastro… Até quando?

Prestigiar as instituições

É engraçado ouvir Cavaco no discurso do 10 de Junho a afirmar que: “ Se não tivermos órgãos de representação prestigiados, não teremos a confiança dos portugueses”.

Será por essa razão que até hoje ele continua a manter total confiança no ex-conselheiro de estado, Dias Loureiro? Seria para prestigiar o Conselho de estado?

terça-feira, 9 de junho de 2009

Estamos condenados?

Entretanto as Televisões e demais meios de comunicação ditos democráticos (mas ao serviço dos seus donos), já nos começam a vender a ideia de que a nossa única hipótese é ter que levar com o PSD… Parece que não há mais soluções.

Chamam eles a isto alternância, é mais ou menos como se achassem que todos nós fossemos uns leitões, que ora são assados por um lado ora são assados por outro.

Mas a verdade é que a solução não está nesses partidos e a verdade é que o país só anda para trás com eles.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mas não se enxergam

A campanha quase sistemática dos meios de comunicação contra o PCP, ou contra as estruturas onde esta força politica se encontra é uma realidade que às vezes chega a ser caricata, senão repare-se na edição do Público de hoje. Na análise aos resultados de cada força política aquele jornal atribui ao PCP uma seta na horizontal, significando isso que não perdeu nem ganhou, apesar dessa força política ter aumentado o número de votos em 20% e passado de 9,1%, para 10,7.

Mas verdadeiramente caricato é a frase: RESULTADO SALVA A NOITE DO PCP. Mas que diabo, não foram os resultados que provocaram a alegria das hostes do PSD? Ou andaram a meter-se nos copos e os do BE, aquela euforia toda era das ganzas? E Sócrates, estava com aquele ar acabrunhado, porque descobriu que a Fernanda o anda a trair?
E eu a pensar que todas aquelas manifestações eram por causa dos resultados, afinal parece que os únicos que ali estavam verdadeiramente a ligar às eleições era o PCP, todos os outros estavam ali por um qualquer outro negócio…que negócio seria?

sábado, 6 de junho de 2009

Não te cales nem te abstenhas!

Dia 7, que nenhum voto de esquerda vá para o PS!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

BPN, PS, será que Vital também vai pedir explicações?

Abdool Vakil, então presidente do Banco Efisa, sugeriu a José Oliveira Costa, no início da década, a pedido deste e segundo critério definidos pelo ex-presidente da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), um conjunto de nomes do universo do Partido Socialista (PS) para integrarem os órgãos sociais do Efisa, a instituição financeira que funciona como braço de investimento do Banco Português de Negócios (BPN).”


Meu caro,
No tocante a este assunto, para além do nome que sugeriu que foi o do Doutor Oliveira Martins que julgo não ser o mais provável porque não é para Presidente, lembrei-me de alguns outros nomes que lhe submeto para uma apreciação prévia e para estabelecermos uma hierarquização para que eu possa então seguir a lista por essa ordem.
Os nomes que me ocorrem dentro do critério que foi definido são:
Vera Jardim - advogado com nome na Praça, Deputado pelo PS e ex-Ministro da Justiça; muito próximo do actual PR (e também amigo do Neto Valente dado que este foi há anos colega do escritório Jardim, Sampaio e Caldas);
João Cravinho - nome bem conhecido, Deputado do PS e ex-Super Ministro do Equip Social, etc, conheço-o bem, já fez o favor de dar alguma colaboração ao Banco Efisa a título gracioso porque quando saiu do governo achou que não devia logo trabalhar para o banco que era prestador de serviços ao Ministerio que comandou. Entretanto, como isso já foi há algum tempo, pode ser que já possa aceitar. (Disse-me na altura que tinha aceite um lugar no Conselho Consultivo do Banco do Rendeiro).
Prof. Augusto Mateus - PS muito bem inserido na máquina do Partido ; ex-Ministro da Economia; meu antigo aluno e com quem tenho excelente relação.
Dr. Fernando Castro que foi Ch de Gabinete e ao que se diz o Mentor do então Ministro Pina Moura, muito bem inserido dentro dos meios políticos onde se move com muita discrição mas com grande eficácia. Dou-me bem com ele; veio há dias almoçar comigo ao banco; está de momento ligado à General des Eaux em Portugal.
Alberto Costa - Deputado pelo PS, advogado e muito ligado ao António Vitorino com quem também me dou bem. Foi Ministro da Administração Interna e é também uma pessoa discreta.
Também o Mário Cristina de Sousa poderia ser um bom nome mas está neste momento ligado à CGD e daí que, mesmo sendo um bom amigo, não possa. Mas fica aqui como uma mera sugestão mas que não me parece viável.
Podemos falar sobre este assunto quando entender conveniente.


É engraçado ver os principais critérios para a escolha destas personagens: "muito próximo do actual PR”, “muito bem inserido na máquina do Partido”, “muito bem inserido dentro dos meios políticos onde se move com muita discrição”, “é também uma pessoa discreta”.

Apesar dos vários nomes do universo socialista sugeridos por Vakil a Oliveira Costa, apenas (!!!) José Lamego, Augusto Mateus e Guilherme Oliveira Martins chegaram a assumir funções, mais concretamente, no conselho superior do Banco Efisa.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Formas de gastar o nosso dinheiro

“Não falta nada na campanha do PS. Autocarros, palcos móveis, viaturas para todos os serviços, palco especial para Sócrates, material de propaganda com fartura para todos os gostos, jantares pagos e uma organização quase perfeita. Há até motoristas para levar os carros dos jornalistas quando o trabalho aperta.Já nos restantes partidos, PSD incluído, esta campanha está reduzida ao básico. Poucos carros (no PCP é só um), muito panfleto e mais nada. Já quanto às refeições dos jantares ou almoços/comícios, quem aparece paga.”

“Pelo menos uma dúzia de viaturas, entre carrinhas, carros e um autocarro de apoio - tudo alugado -, mais o Móbil Afixe, um anúncio ambulante que também serve de palco ao ar livre, e ainda um camião que transporta o cenário e o material de som para os comícios. E há ainda um palco especial quando Sócrates entra em campanha.”

“Ao cabeça de lista socialista, Vital Moreira, foi atribuído um Mercedes E220 preto, com motorista. Mas a cor da caravana - azul-Obama predominante - é dada pela meia dúzia de mo-novolumes e pelo autocarro que reproduzem os cartazes do PS.
Ao todo, cerca de 35 pessoas, incluindo candidatos (em número variável), compõem a equipa que está a percorrer o país.”

“Quando o trabalho aperta, os jornalistas podem entregar as chaves do carro ao "motor" desta máquina, Rui Pereira, que já faz campanhas desde Almeida Santos, e a viatura será levada por um "jotinha" e entregue mais à frente. Depois, os jornalistas instalam-se no autocarro, que se torna uma redacção ambulante: wifi, tomadas eléctricas, bebidas frescas, máquina de café e sempre um sorriso bem-disposto.”

“A moldura humana dos comícios chega muitas vezes de autocarro, algumas vezes alugado pelo partido, e vem (também) pelo passeio prévio ou pelo jantar. Comida grátis já houve em Castelo Branco e ontem repetiu-se na Trafaria.”

Público, 3 de Junho de 2009
Aquele que dizem que os partidos são todos iguais, eram bom que tomassem atenção a notícias
destas, onde se vê que nem todos são iguais. Uns são diferentes pelas piores razões, outros pelas melhores. Era bom que quem pensa em votar PS se perguntasse porque é que um partido que está no poder precisa de gastar tanto dinheiro, para quanto muito, ganhar por uma pequena vantagem.

Sinais... de incompetência

Perante os novos dados do desemprego que atingiu o 9,3%, o ministro do trabalho não teve melhor comentário do que afirmar que apesar do valor notava “alguns sinais de melhoria da situação, pois havia menos sinais negativos”.

Ou seja, ele e o seu governo não tem ideia nenhuma sobre como resolver os problemas que afectam o nosso país, são como aquela gente que acredita nos videntes, limitam-se a olhar para “sinais” e a proferir umas baboseiras, do género “ a crise já acabou”, quando ela estava a começar.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Politicos sem escrúpulos

Vital Moreira tem demonstrado nesta campanha eleitoral as piores qualidades que um político pode ter, principalmente a provocação e a mentira, senão vejamos: O que é que o senhor quererá dizer com a afirmação “A Marinha Grande nunca me desaponta.” que colocou num post no seu blog, no passado sábado dia 30?

Hoje confrontado com o facto de ter afirmado há dias que as minas de Aljustrel (na altura referiu as minas de S.Domingues demonstrando a sua ignorância) iam reabrir nesta segunda-feira, facto que não se registou, respondeu com grande desplante, que era o que lhe tinham dito e que portanto a responsabilidade não era dele.

Mas as características do senhor enquadram-se bem no partido por que concorre, hoje numa iniciativa de campanha, lá puseram uma das suas câmaras a tratar de arranjar um grupo de crianças (a propósito do dia mundial da criança), para servir de cenário á sua campanha eleitoral, sem a autorização dos pais. É vergonhoso ver uma mãe a protestar contra esse facto e o candidato continuar como se nada fosse com ele… simplesmente vergonhoso.