quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Normais...

“A homossexualidade não é normal”
D. José Saraiva Martins

Não, o que é normal é um tipo andar vestido de saias e rendinhas, tipo quem anda a roubar os cortinados lá de casa para se cobrir.

8 comentários:

jorge disse...

Será que usa lingerie a condizer? Ou um cilício de algum estilista do Vaticano? Um hipócrita, como a maioria dos membros da sua organização. Dedico este comentário à memória de júlio Fogaça, rival de Cunhal e membro do último secretariado do Partido antes da reorganização, suspenso do Partido Comunista pelo Comité Central em Março de 1962 por 'razões morais', entre outras, na mesma reunião que confirmou Álvaro Cunhal como Secretário-Geral. Quem suportaria um dirigente com uma pronunciada inclinação para os soldados de Cavalaria?

Olaio disse...

Jorge, se o anticomunismo (estrutural) não te toldasse o pensamento, até conseguirias dizer algumas coisas de jeito.

Júlio Fogassa, não foi afastado do PC, propriamente ou unicamente, pela sua homossexualidade, embora nessa altura, 1961, a visão que se tinha da homossexualidade na sociedade e no PC não fosse a mais positiva ou aceitável.

A razão principal, que leva ao afastamento de Júlio Fogassa do PC, passa pelo facto de ele ser um dos principais mentores do “desvio de direita” que se regista no V Congresso do Partido em 1957, onde são defendidas e aprovadas posições reformistas, nomeadamente a defesa da tese do derrube pacífico do regime ditatorial português. Na altura Álvaro Cunhal estava na prisão e não participa no congresso.

No VI Congresso realizado em 1965, já com Álvaro Cunhal, esta posição é alterada voltando o partido a tomar uma posição revolucionária, definindo como meio para derrubar o fascismo a insurreição popular armada, tese que o 25 de Abril veio confirmar como justa e única forma de acabar com o fascismo em Portugal.

Ou seja as razões de fundo que levaram à saída de Fogassa, foram políticas, de confronto entre diferentes formas de estabelecer estratégias e práticas para acabar com o regime fascista. No fundo são da mesma génese do confronto político que levou à saída de pessoas como Vital Moreira, num passado mais recente.

A questão da Homossexualidade, apesar de no passado nunca ter sido pacífica no PCP, nunca foi, só por si, razão para afastar alguém do partido, basta recordar o Caso do Ary dos Santos.

jorge disse...

Amigo Olaio, parece-me que o comunismo está a toldar-te ... o entendimento. Se releres o meu comentário, verás que digo "por 'razões morais', entre outras". O "entre outras" deve ter-te escapado. O que tu chamas 'desvios de direita' não passou da aceitação das teses de Krutschev sobre Staline. Quanto ao Júlio Fogaça, coloco-o no meu panteão pessoal dos grandes heróis que lutaram contra o fascismo, com sacrifício das suas próprias vidas, a par do Cunhal, por exemplo. Já não há gajos como estes, homens a sério que se sacrificam pelos outros. Hoje, o PC tem um gordo idiota como lider parlamentar que acha que a Coreia do Norte é uma referência no que respeita a políticas sociais. Por isso é que estão em vias de extinção.... um aperto de mão para ti. Com a esquerda.

PS Pelo menos estamos de acordo no que respeita a esses cabrões da Igreja.

Olaio disse...

Bem esta história de, "o PC tem um gordo idiota como lider parlamentar que acha que a Coreia do Norte é uma referência no que respeita a políticas sociais."
Para além de uma grosseria digna de um carroçeiro é uma despudorada mentira.

jorge disse...

Acho que há coisas piores do que chamar alguém 'gordo idiota'. No entanto, peço desculpa aos 'gordos idiotas' se os ofendi comparando-os com este mastim do partido (já agora, os mastins que me desculpem).
«Tenho dúvidas que a Coreia do Norte não seja uma democracia». Isto foi o teu 'menino de ouro' que disse e agora não venhas dizer que não. Ah, isto também foi ele que disse : '«Julgo que não há presos políticos em Cuba».Falta acrescentar que após esta entrevista ao DN, este rapaz telefonou pedindo que não fosse publicada. Azar...Percebes agora porque lhe chamei idiota, já que o 'gordo' é evidente? Mas cada partido tem o líder parlamentar que merece. É verdade, talvez possas esclarecer-me, o Bernardino alguma vez na vida trabalhou?
PS - Carroceiro não leva 'ç'.

Olaio disse...

É claro que “Tenho dúvidas que a Coreia do Norte não seja uma democracia” (num contexto em que comparava este país com os EUA), é mais coisa menos coisa, a mesma coisa que “acha(r) que a Coreia do Norte é uma referência no que respeita a politicas sociais”…

Há gente muito criativa….

Ah! Já me esquecia, tu és daqueles que acham que os EUA é uma democracia e que o Super-herói (democrata) Obama, vai salvar o mundo e espalhar a justiça pelo mundo (talvez continuando o trabalho do seu antecessor) …

Ah, santa ingenuidade!

Olaio disse...

E pensar que este post é sobre a posição que a igreja tomou em relação aos casamentos entre homossexuais.

Jorge, para além da cassete do anticomunismo, tens mais alguma que contenha algo diferente..., ou está tudo vazio?

jorge disse...

Olaio, as discussões a quem as merece.... Não se trata de uma cassete anticomunista; trata-se de tomar posição contra quem se acha no direito de representar a esquerda mas se vai adaptando ao longo da história conforme as suas necessidades políticas; trata-se de tomar posição contra quem se arroga uma superioridade moral que lhe permite criticar tudo o que lhe escapa; trata-se de tomar posição contra quem tem uma visão estática e saudosista do mundo; trata-se de tomar posição contra quem perdeu as referências e em consequência disso empobreceu o discurso, definindo-se hoje por oposição'a'; trata-se de tomar posição contra quem tem uma tendência totalitária inscrita no código genético político e defende regimes tão opressivos como os capitalistas, embora tente disfarçar isso com discursos em nome de trabalhadores que por eles não se sentem representados; finalmente, trata-se apenas do exercício da liberdade de expressão que tu, tal como os regimes repressivos que defendes, tanto odeias porque te contraria no teu discurso formatado, repetitivo e desajustado. Sem mais comentários, obrigado por estas discussões me ajudarem a decidr em quem (não)votarei.

PS Super-heróis? Só acredita neles quem quer, o que não é o meu caso. No entanto, seria curioso saber quantos militantes do PC têm em casa um busto do Cunhal, qual Nossa Senhora de Fátima com, um ar severo e sobrancelhas espessas. Sei de alguns em Almada... :)