A vida de uma agência de comunicação não é fácil. Às vezes há desafios quase impossíveis, como “vender” um candidato imprestável. Ai é que está a verdadeira criatividade. Não fossem estas pequenas agruras, era só facturar. Confesso que estávamos a desesperar: sempre que a criatura falava era um desastre. Insistia em fazer orações de sapiência, irritava-se com qualquer reparo. Fazia um ar amuado de quem era obrigado a descer à terra e explicar aos incréus as pequenas verdades da vida, longe do entendimento do comum dos mortais. O problema é que os sermões professorais resultavam mal. Para além da fidelidade canina ao governo, o candidato não tinha nada a oferecer. Quando não estava a defender o grande líder, respondia a tudo com “É a Europa”. Há desemprego? “É a Europa”. E o futuro? “É a Europa”. O que se discute nestas eleições? “É a Europa”. A crise em Portugal é da responsabilidade do governo? “É a Europa”. Que horas são? “É a Europa”. Um desastre. Os entrevistadores preocupados bem se esforçavam a dar o triplo do tempo ao candidato nos debates, mas a mensagem não passava. Chegava a parecer que seria melhor o homem estar calado. Estávamos metidos numa alhada. As sondagens não eram animadoras. Estava muito em causa: a derrota do obscuro professor podia colocar em causa a unidade de betão em torno do grande líder. Perdida as primeiras eleições, muitos apoiantes do chefe podiam começar a fazer contas à vida e na primeira curva despachavam o homem providencial. Ora, os nossos mais de cem clientes não estavam nada agradados com essa perspectiva. Já se tinham afeiçoado à criatura. Tinha as suas limitações, mas era um tipo que sabia ser útil ao progresso.Deus quer, o homem sonha e a obra nasce. Foi mais ao menos assim que tudo se resolveu. Estava no meu aquário a dormitar, espreitando para a televisão e para um temeroso grupo de colaboradores a trabalharem, quando o “clic” se deu. Na televisão passava a corrida do Benfica, dois tipos levavam uma cruz com o Luís Filipe Vieira com cornos, um tipo não gostou e partiu a cruz e deu uns pontapés aos engraçadinhos. Aquilo caiu mal na TV. No local, a coisa quase não existiu, foi apenas um palerma que bateu nos homens, sob a indiferença quase total da turba que corria. mas as câmaras tinham feito de uma pequena escaramuça, “a pancadaria na corrida do Benfica”. Olhei para o Tó e perguntei-lhe: “ouve lá, não era por esta data uma manif de comunas?, o dia internacional do colaborador….. não, do trabalhador”. Rapidamente, a ideia ficou gizada: mandar o tipo à manif dos vermelhos e esperar que alguém lhe batesse. O drama é que isso podia não acontecer. Era pouco provável, o candidato tinha passado o último ano a entoar loas ao presidente do conselho e a insultar sindicatos, manifestantes e sindicalistas. Mas havia sempre a possibilidade de ninguém bater no homem. Um dos gestores de projecto ofereceu-se: “se ninguém bate no imbecil, sou eu próprio que lhe dou uma cabeçada, estou farto da falta de preparo daquela espécie de emplastro”. No grande dia tudo resultou bem, levado o candidato ao local do sacrifício, houve agitação, encontrões convenientemente relatados por uma comunicação social ávida de acontecimentos fortes. Nos dias seguintes, sucederam-se as mensagens indignadas. A malta do costume que quando ouvia falar em sindicatos e comunas espumava, voltou a salivar – tão previsíveis como um relógio suíço. Falou-se de coisas importantes: da defesa da liberdade, da luta contra o totalitarismo, do regime da Coreia do Norte. Encheram-se horas de emissão televisiva. O candidato ganhou alguma nobreza, uma lágrima assomava-lhe ao canto do olho, quando lhe lembravam a sua coragem contra as hordas de sindicalista ferozes que queriam fazer mal a nós , europeus.Cá na casa estávamos felizes, embora não exultantes. Como lembrei aos colaboradores: bom, teria sido o candidato ter levado umas pancadas que o impedissem de falar durante uns tempos. Assim, não teria hipótese de estragar a campanha.
**Post delicadamente roubado ao Nuno Ramos de Almeida do blog Cinco Dias
terça-feira, 5 de maio de 2009
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