O governo de Londres admitiu vir a nacionalizar o banco Northern Rock, que atravessa uma situação financeira difícil, no caso do plano de recuperação promovido pela iniciativa privada falhar. Prevendo este cenário, o Tesouro britânico já contratou Ron Sandler, o antigo patrão da Lloyd's, a maior seguradora mundial, para presidir à instituição, noticiou a BBC.
Só o Banco de Inglaterra já injectou 55 mil milhões de libras na instituição e o Tesouro deu ainda o seu aval a outros empréstimos.
Não sei porquê mas esta história lembra-me vagamente a história do BCP, onde apesar da crise financeira que percorre o mundo, o que lá se passa “nada” tem a ver com a dita e onde mais coisa menos coisa, também o governo português pôs à frente dessa instituição o patrão do maior banco português, numa operação que se não foi de nacionalização, foi pelo menos de partidarização e também, através da disponibilização de fundos da CGD para a compra de acções no BCP, se pode dizer que andou a injectar o “pobre” do paciente com os dinheiros públicos.
Deve ser isto a que se chama economia de mercado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário