quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Noticia das eleições nos EUA

Um "porco com bâton", figura da linguagem popular anglo-saxónica, tornou-se, terça-feira, na personagem principal da campanha para as presidenciais americanas. Os republicanos acusaram Obama de ter posições misóginas e difamar a "vice" republicana, Sarah Palin

A polémica começou quando Barack Obama denunciava as propostas de mudança do seu adversário, John McCain, durante um encontro com os seus apoiantes na cidade de Lebanon, na Virgínia. "Pensem sobre isto", pediu o democrata, "esta é a mesma gente que esteve no poder nos últimos oito anos. Podem pôr bâton num porco, mas o porco continua a ser um porco. Podem embrulhar um peixe velho num papel e dizer que é fresco, mas o peixe vai continuar a cheirar mal."

A "Equipa da Verdade", criada pelos republicanos para lidar com as revelações sobre a vida de Sarah Palin que se sucederam desde a sua nomeação na semana passada, respondeu acusando Obama de machismo por ter feito uma ofensa velada à candidata republicana à vice-presidência. Recorde-se que Palin, que se apresenta como uma mãe de família, disse há uma semana, na convenção do seu partido, que o que a distinguia de um pitbull (cão-de-fila de McCain) era o bâton.

Obama, lamentou ontem a "patética tentativa" para o retratarem como machista. Os democratas lembraram ainda que McCain usou a mesma expressão, há alguns meses, para se referir às propostas de saúde de Hillary Clinton, candidata derrotada nas primárias do partido.

Como se pode ver, o debate politico nas presidenciais americanas continua ao rubro!

Sem comentários: