quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Um bom exemplo

O Governo norte-americano decidiu acabar com a agonia financeira da Fannie Mae e da Freddie Mac, assumindo o controlo das duas sociedades hipotecárias. O mundo financeiro respirou de alívio.

Trata-se da maior intervenção de que há registo nos EUA. Poderá envolver mais de 300 mil milhões de dólares (cerca de 210 mil milhões de euros), segundo uma estimativa do ex-presidente da Reserva Federal de St. Louis William Poole, e pretende estancar a crise gerada pela concessão de crédito de alto risco (o chamado subprime), que irrompeu no Verão do ano passado, levando a uma forte desvalorização do mercado imobiliário, e transformando-se rapidamente numa crise financeira mundial.


Desta forma o capitalismo privatiza os lucros e socializa os prejuízos, ou seja, lá vão os contribuintes pagar dos seus bolsos os disparates dos magnificos gestores destas duas empresas.

1 comentário:

jorge disse...

A propósito de capitalismo e de norte-americanos, lembrei-me que hoje é dia 11 de Setembro e quer se queira ou não, é impossível ignorar esta data e o seu significado, independentemente da interpretação escolhida. O que eu lamento é que este blog sempre atento a efemérides significativas tenha ignorado este acontecimento com tantas implicações em todo o mundo. No entanto ainda só são 22 horas e talvez eu esteja enganado e um post alusivo à data ainda seja colocado. Se assim for, desde já peço desculpa; se a situação não sofrer alterações e dentro das limitações inerentes à minha condição de simples leitor deste blog, desde já deixo o meu protesto.