segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Marimbar-se prá constituição

O reitor da Universidade Católica Portuguesa (privada) defendeu hoje que as propinas deveriam aumentar no ensino superior público. "O montante das propinas deveria ser mais elevado, porque os benefícios dos estudantes e das famílias deveriam exigir delas uma maior contribuição para melhorar as condições das universidades", sublinhou Manuel Braga da Cruz.

Este ano, todas as universidades e politécnicos vão cobrar a propina máxima que é de 972,14 euros, um aumento de 4,86 por cento nas universidades e 6,22 por cento nos politécnicos.


Percebe-se as razões deste senhor para ter tais posições, na verdade os seus objectivos são sacar dinheiro através de uma coisa que se chama educação, mas podia ser a vender chouriços que para ele tanto faria.

O que já não se percebe é como é que há gente que se diz de esquerda, até socialista e se está completamente a marimbar para a Constituição da Republica Portuguesa. É que apesar das pequenas facadas que já lhe deram, ela ainda consagra que o ensino é universal e tendencialmente gratuito. Ou será que para esta gente a Constituição é um mero papel que não serve para nada

Referendo no Equador

Há noticias que por não serem muito agradáveis a quem jura a pés juntos que não há outra solução para a humanidade que não seja a de viver num mundo dominado pelo capital, que não terão qualquer referência nos noticiários ou a tê-la, não passará de um pequeno apontamento de rodapé, acompanhado de preferência por comentários, inocentes, que alertam para os perigos que a democracia corre naquele país, com umas pessoas estranhas a falar de Socialismos do Século XXI e a ganharem eleições.

O caso é que Rafael Correa, presidente do Equador viu a sua posição política ser reforçada ao ganhar o referendo para aprovação de uma nova constituição que permitirá a instituição de um novo modelo político no qual a democracia e a participação dos cidadãos serão efectivos e reforçados.

Até à manhã desta segunda-feira (no Equador), numa altura em que estavam apurados 80% dos votos, o SIM à nova constituição contava com 64% de aprovação por parte dos eleitores de acordo com informações do Tribunal Supremo Eleitoral.

Para a conformação da nova estrutura institucional será constituído o "Congresillo", uma espécie de Parlamento transitório, que assumirá as funções legislativas durante os próximos seis meses e nomeará os representantes do Judiciário e demais organismos do Estado.
O passo seguinte será a realização de eleições para cerca de três mil novos cargos públicos entre governadores, prefeitos, deputados e o presidente da República.

Com índices de popularidade de cerca de 70%, o líder equatoriano não deve enfrentar dificuldades para ser novamente eleito.

domingo, 28 de setembro de 2008

Do triunfalismo à crise profunda.

O triunfalismo capitalista dos anos 90 que, frente às derrotas do socialismo, anunciava mais liberdade, mais paz e segurança internacionais, mais progresso social, não resistiu à prova dos factos.

As receitas do neoliberalismo e as teses justificativas da globalização capitalista, embora ainda dominantes, desacreditaram-se rapidamente. O capitalismo não só se revela incapaz de dar satisfação aos interesses e aspirações dos povos como põe em perigo a própria humanidade.

A contradição entre as imensas potencialidades das conquistas da ciência e da técnica e as terríveis regressões que percorrem o mundo contemporâneo – desemprego, fome, doença, analfabetismo, catástrofes ambientais – constitui em si mesma, uma violenta acusação ao sistema capitalista.

sábado, 27 de setembro de 2008

Marx volta a passear pelas ruas de Wall Street.

Imagem dos protestos em Nova York (Wall Street), contra a oferta de dinheiro dos cidadãos aos capitalistas americanos.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

E ainda dizem que santos de casa não fazem milagres

(A senhora está mesmo ao lado de António Costa)
A vereadora da Habitação e da Acção Social da Câmara de Lisboa, a socialista Ana Sara Brito, ainda não explicou em que circunstâncias ocupou uma casa da autarquia durante 20 anos com uma renda de 146 euros.
O imóvel em causa é um segundo andar na Rua do Salitre, que a câmara lhe entregou em 1987, era então vereadora da Acção Social pela primeira vez e Abecasis presidente da autarquia, de onde se pode pensar que terá entregado a casa a si própria.

O PÚBLICO tentou, durante todo o dia de ontem, obter esclarecimentos por parte da autarca, sem sucesso: esteve sempre "em reunião". Divulgado pelo Diário de Notícias, o caso causou estupefacção na autarquia, onde Ana Sara Brito, que presidiu à Junta de Freguesia da Encarnação durante vários anos e foi apoiante de Manuel Alegre, é tida como uma pessoa de grande verticalidade. Alguma da correspondência do movimento de cidadania lançado por Manuel Alegre em 2006 tinha no endereço a morada da casa da Rua do Salitre.

Enfermeira de profissão, Ana Sara Brito só entregou à câmara a chave da casa em questão no final do ano passado, meses depois de ter voltado a ser vereadora da Acção Social.

Aumentos

Martirena - www.martirena.com

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Burros monárquicos

Em Espanha até os burros se sentem felizes com a monarquia, como se pode constar por esta foto dum exemplar da família dos Equídeos a oscular um exemplar da familia dos Bourbons, mais concretamente a dita rainha Sofia.

Sobre o capitalismo

«George Soros acusa os arautos do neoliberalismo financeiro de mentirosos e manipuladores e assegura, no seu livro The New Paradigm of Financial Market que o sistema actual está a chegar ao fim" [José Vidal-Beneyto, in El Pais], (…)

Soros (…) Poderoso financeiro de ascendência húngara, especulador fadado para ganhar, sempre foi prudente nas afirmações. (...) Realmente, ele não prevê a data do fim. "Está a chegar", diz. Não, agora; talvez daqui a muitas décadas. O capitalismo entreajuda-se: a sua sobrevivência nasce dessa capacidade impressionante de renascer das tormentas históricas. E nunca esteve interessado em promover um novo laço social. Como afirmou Saramago: "A vantagem do capitalismo é que nada promete, enquanto o socialismo promete quase tudo." Quer dizer: não embala esperanças. O individualismo cria cumplicidades estranhas e inesperadas convivências. E a crise espoletada nos Estados Unidos revela que esse elo societário é, sobretudo, uma junção de interesses que nada tem a ver com princípios. As coisas estão mal? Recorre-se ao Estado. Não é o capitalismo que falhou: tropeçou, uma vez ainda. Aquela é a sua natureza, reveladora da crença em si mesma, associada ao lugar da "família." O capitalismo sempre se regenerará. Até à etapa final. Como ensinou Marx, previu Lenine e assevera George Soros.»


B.Bastos, DN - 24.09.08

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Para se perceber a dimensão do imbróglio

O plano desenvolvido pelo Departamento do tesouro norte-americano para salvar o sistema financeiro custará cerca 700 biliões de dólares, ou seja mais 30 biliões do que custou a guerra do Vietname aos americanos. Esse valor equivale a 40 orçamentos da agência espacial NASA, 70% do produto interno Bruto do Canadá ou mais do que o PIB da Argentina e Chile juntos.
Se esse dinheiro fosse repartido por todos (mas mesmos todos, independentemente da idade) cidadãos norte-americanos, cada um ficaria com 2 mil dólares e cá por mim, julgo que o dinheiro seria mais bem aplicado.

domingo, 21 de setembro de 2008

Poema a uma imagem

A propósito desta imagem recebi este extraordinário poema que a seguir aqui coloco.
















Tens o medo vestido,
ferrete na pele cravado,
estás cercado, perdido,
humilhado.
A voz é um gemido,
silenciada.
Sem esperança e sem liberdade
devoram-te a dignidade.
Tiram-te dos olhos a luz,
mancham-te a pura alma
com toda a crueldade.

...deuses do ódio:
têm a humilhação saciada!

O teu seguro regaço
já não é porto de abrigo,
não é âncora de felicidade,
não é ninho, berço, calor
dessa carne, desse sangue,
desse fio p`rá eternidade,
desse teu fruto de amor:
desse teu filho!
Agora é negro espartilho,
é ausência de ti,
é dor, é saudade!

... deuses do ódio:
têm a morte saciada!

Pudesse eu dar-te asas,
e alma de profeta que voa,
dessa prisão, cárcere ou cerco,
desse "perímetro de detenção,",
desse silêncio de coisa morta,
dessa negra e fria visão,
que te consome, que te amortalha,
que te hipoteca a condição.
,,,e sairias a voar
indiferente á humana traição.

Pudesse eu, meu rapaz
por artes de magia,
pelas leis da pura ciência,
pela quântica dos materiais
assim,… zás, tráz...sem mais...
esquecerias todo o mal
e perdoarias sem penitência
o carcereiro.

No lugar do hediondo capuz
nesse teu vassalo pai,
punha uma coroa de cavaleiro,
um elmo reluzente,
um punhal de amor certeiro,
e com vénias de tod`a gente,
ele desfilava,
imponente,
num veloz cavalo alazão
que corria, corria...voava
imponente...na tua direcção
a dar-te a mão
a dar-te o regaço,
a encher-te de amor,
a saciar-te o coração

E eu, que de deus nada tenho,
alimento, com indiferença,
esta guerra sem fim.
....tenho vergonha de mim!

Imelda

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Se a coisa pega...

Um processo inédito no Brasil - e raro à escala mundial - está a ser analisado pela justiça brasileira. É movido contra o Governo dos Estados Unidos da América pela viúva e pelos filhos de João Goulart - que foi destituído da Presidência do Brasil, em 1964, pelos militares. Sempre se disse que a saída de Goulart tinha o dedo da CIA, o que viria a ser confirmado formalmente, há três anos, por Lincoln Gordon, à época embaixador americano no Brasil. A família de Goulart exige agora, de Washington, uma indemnização de quatro mil milhões de reais, o equivalente a um milhão e meio de euros.

Tanto no seu livro Brasil - Uma Segunda Chance, Rumo ao Primeiro Mundo, lançado em 2005, como em entrevistas durante o lançamento da obra, o diplomata disse que o Governo americano, através da CIA, financiou políticos para desestabilizarem o Governo de Goulart, abertamente de esquerda, citando que isso também ocorreu na Itália do pós-guerra, quando os americanos não queriam a influência de políticos dessa área política.

A família exige uma indemnização por danos morais e patrimoniais devido ao facto de ter sido obrigada a morar fora do país. Segundo o advogado, Goulart teve um forte apoio popular durante o seu mandato, entre 1961 e 1964. O que mais incomodava os americanos era a ameaça de aprovação de uma lei que iria restringir a remessa de lucros por parte de multinacionais. A acção da CIA desenvolvia-se através de dois órgãos "de fachada": o Instituto Brasileiro de Acção Democrática (IBADE) e o Instituto de Pesquisas Económicas e Sociais (IPES). O primeiro mantinha sobretudo contactos com políticos, o segundo com militares.
O advogado admite a hipótese de os Estados Unidos não darem qualquer atenção, já que esse país não aceita sequer as decisões do Tribunal Internacional de Haia para os seus cidadãos.

Repressão politica em Espanha

O governo espanhol advertiu que “quem não aceita a constituição fica fora da vida política” e sendo assim, e depois de terem ilegalizado o Batasuna, a Acção Nacionalista Basca (EAE-ANV), agora foi a vez de ilegalizarem o Partido Comunista das Terras Bascas (EHAK).

Recorda-se que no País Basco a constituição foi recusada pela maioria dos votantes no referendo feito para a aprovar.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Aspectos da crise

Noticia do Público
A maioria dos líderes das empresas que entraram ou estão em vias de entrar em colapso financeiro nos Estados Unidos, receberam bónus significativos pelos objectivos (???) cumpridos em 2007.

O primeiro lugar no pódio das compensações cabe a John Thain, da Merril Lynch, que no ano passado arrecadou 10,6 milhões de euros em prémios de desempenho.
O gestor de 53 anos, que viu a corretora passar para as mãos do Bank of America dez meses após ter assumido o cargo, ocupa a 113ª posição na lista de CEO mais bem pagos, publicada pela revista Forbes.

O Lehman Brothers (LB), protagonista da maior falência de sempre nos EUA, pagou três milhões de euros em bónus a Richard Fuld, no exercício fiscal do ano passado.
O gestor de 62 anos recebeu menos do que em 2006 (4,4 milhões de euros). Ainda assim, e não obstante o LB ter vindo a acumular dívidas que chegaram aos 452 mil milhões de euros, manteve o benefício.

Também a AIG, seguradora para a qual se viram agora as atenções, decidiu premiar o seu CEO, Martin Sullivan, com 2,7 milhões de euros, embora tenha registado prejuízos de 5,3 mil milhões de euros no último trimestre de 2007. Sullivan foi substituído por Robert Willumstad em Junho, mês em que a empresa apresentou os piores resultados dos últimos 89 anos. O despedimento rendeu-lhe mais 33,2 milhões de euros (10,6 milhões de indemnização, 2,8 milhões de bónus pelos seis meses de trabalho e 19,8 milhões em acções).

Os gestores da Fannie Mae e da Freddie Mac, Daniel Mudd e Richard Syron, receberam compensações de 1,6 e 1,5 milhões de euros, respectivamente. Isto nove meses antes de o Governo norte-americano ter decidido nacionalizar os dois gigantes do crédito hipotecário para os salvar do colapso financeiro.


Com gestores destes quem precisa de revolucionários para enterrar o capitalismo? Não há duvida que bem merecem o dinheiro que ganham.

Imagem dos tempos que correm

Desenho de Gervasio Umpiérrez

Partidos ilegalizados em Espanha

O Tribunal Supremo espanhol decidiu ontem ilegalizar e dissolver a Acção Nacionalista Basca (EAE-ANV), hoje prepara-se para tomar uma posição sobre o Partido Comunista das Terras Bascas (EHAK), sendo previsível um mesmo desfecho.

A semana passada o governo Espanhol declarou que seria ilegal o referendo que o governo regional Basco se propõe realizar, colocando a questão se os bascos desejam ou não a independência. De recordar que no referendo que aprovou a constituição e que fundamenta a actual arquitectura do estado espanhol, os bascos votaram maioritariamente contra. Ou seja, da única vez em que os bascos foram chamados a pronunciar-se sobre qualquer coisa que se aproxima-se com a sua vontade de integração no estado espanhol, disseram não.

Os socialistas espanhóis, seguem cada vez mais as politicas dos populares e da direita espanhola mais tacanha, continuando a responder aos desejos de independência dos bascos com violência.

É isto que eles entendem por democracia? Que saída deixam para os bascos que aspiram a uma pátria?

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Parece que vem ai tempestade

As coisas não parecem melhorar no mundo do capital e a tendência é mesmo piorar, segundo as palavras do antigo presidente da reserva federal americana.

Depois das empresas de hipoteca Freddie Mac e Fannie Mãe terem que ser nacionalizadas e do Bear Stearns, que acabou sendo comprado pelo JP Morgan Chase com a ajuda do Tesouro americano, chegou agora a vez do Bank of América ter que salvar o banco de investimentos Merrill Lynch, só que como o dinheiro não chega para tudo o Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimentos americano, teve que ser deixado à sua sorte, podendo significar a sua liquidação o que a verificar-se, seria uma das maiores falências da história do sistema financeiro mundial.

Na Europa, os bancos central Europeu e da Grã-Bretanha injectaram 50 mil milhões de dólares no mercado financeiro, com o objectivo de evitar que o colapso do Lehman não arraste outras instituições.

Entretanto ouço nos noticiários da TV que uma das consequências desta situação é o aumento das prestações a pagar pelos empréstimos, nomeadamente para compra de casa, e pergunto-me: se uma das razões desta crise foi o facto de haver muita gente que se viu incapaz de pagar as dividas que tinha contraído nos bancos, como é que se pode resolver este problema aumentando os juros, ou seja criando condições para que mais gente se veja impossibilitada de pagar as suas dividas?

Poder-se-ia pensar que a solução passaria pelo aumento dos salários, mas a verdade é que também nesse campo as politicas não parecem apontar esse caminho, antes pelo contrário.

As coisas continuam a ficar negras, parece que vem ai mesmo tempestade!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Construindo uma sociedade desumana

Há imagens que só por si são a denuncia mais forte e clara da desumanidade da actual (?) administração dos EUA, esta foto que agora reencontrei na net e que já em tempos tinha visto num jornal diário, é disso um exemplo, nela se pode ver um iraquiano preso numa das muitas prisões construídas pelos americanos no Iraque, com o filho a seu lado.
É bem o exemplo da desumanidade.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Recordando o 11 de Setembro

Recordando o 11 de Setembro de 1973 e o papel dos EUA na subida de Pinochet ao poder.

Noticia das eleições nos EUA

Um "porco com bâton", figura da linguagem popular anglo-saxónica, tornou-se, terça-feira, na personagem principal da campanha para as presidenciais americanas. Os republicanos acusaram Obama de ter posições misóginas e difamar a "vice" republicana, Sarah Palin

A polémica começou quando Barack Obama denunciava as propostas de mudança do seu adversário, John McCain, durante um encontro com os seus apoiantes na cidade de Lebanon, na Virgínia. "Pensem sobre isto", pediu o democrata, "esta é a mesma gente que esteve no poder nos últimos oito anos. Podem pôr bâton num porco, mas o porco continua a ser um porco. Podem embrulhar um peixe velho num papel e dizer que é fresco, mas o peixe vai continuar a cheirar mal."

A "Equipa da Verdade", criada pelos republicanos para lidar com as revelações sobre a vida de Sarah Palin que se sucederam desde a sua nomeação na semana passada, respondeu acusando Obama de machismo por ter feito uma ofensa velada à candidata republicana à vice-presidência. Recorde-se que Palin, que se apresenta como uma mãe de família, disse há uma semana, na convenção do seu partido, que o que a distinguia de um pitbull (cão-de-fila de McCain) era o bâton.

Obama, lamentou ontem a "patética tentativa" para o retratarem como machista. Os democratas lembraram ainda que McCain usou a mesma expressão, há alguns meses, para se referir às propostas de saúde de Hillary Clinton, candidata derrotada nas primárias do partido.

Como se pode ver, o debate politico nas presidenciais americanas continua ao rubro!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Um bom exemplo

O Governo norte-americano decidiu acabar com a agonia financeira da Fannie Mae e da Freddie Mac, assumindo o controlo das duas sociedades hipotecárias. O mundo financeiro respirou de alívio.

Trata-se da maior intervenção de que há registo nos EUA. Poderá envolver mais de 300 mil milhões de dólares (cerca de 210 mil milhões de euros), segundo uma estimativa do ex-presidente da Reserva Federal de St. Louis William Poole, e pretende estancar a crise gerada pela concessão de crédito de alto risco (o chamado subprime), que irrompeu no Verão do ano passado, levando a uma forte desvalorização do mercado imobiliário, e transformando-se rapidamente numa crise financeira mundial.


Desta forma o capitalismo privatiza os lucros e socializa os prejuízos, ou seja, lá vão os contribuintes pagar dos seus bolsos os disparates dos magnificos gestores destas duas empresas.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O demagogo... entre outras qualidades afins!

A demagogia e o recurso à mentira em Sócrates é qualquer coisa que espanta pela desfaçatez, o seu limite parece ser o infinito.

Hoje no lançamento público da Fundação Res…publica, afirmou criticando aqueles que têm “o discurso do negativismo”, “o discurso do bota abaixo”, “O DISCURSO DE QUE NADA É POSSÍVEL FAZER NO NOSSO PAÌS”.

É este o politico, que tal como os outros PS e PSD, recorrentemente afirmam e reafirmam que Portugal está condenado a seguir as politicas traçadas pela EU, traçadas pela França e Alemanha, que não podemos ter a veleidade de entrar em confronto com os grandes. Ou seja, é o mesmo senhor que diz que nada é possível em Portugal para além do estreito caminho que a Europa nos traça, que não há alternativa e que vem agora criticar os outros por essa prática… ele que não passa de um mero mentiroso e cobarde!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Faz-me festas mais Avante!

Neste fim-de-semana vou estar por aqui, quem me quiser encontrar é passar por lá, ali pelas bandas do Café Concerto de Lisboa.
E boa festa para todos os que por lá apareçam e aos que não forem, boas festas também.

Percebendo o passado

Não há nada como o tempo para ajudar a perceber alguns fenómenos, senão na totalidade pelo menos em parte. Hoje saíram duas notícias/histórias que ajudam a compreender algumas das motivações e razões de acontecimentos dos anos 90.

Mikail Gorbachov, ex-presidente da URSS, vai ser condecorada com a medalha da liberdade 2008, informou hoje o Centro da constituição dos EUA.
O presidente George Bush entregará a medalha ao ex-presidente da URSS a 18 de Setembro em Filadélfia, numa cerimónia dedicada ao 20º aniversário da queda do muro de Berlim.
Não deixa de ser significativo que ao fim deste tempo todo, Bush condecore Gorbachov pelos bons serviços que este prestou ao império e ao capitalismo.

Noutro momento de clarificação do passado, Lech Walesa desabafou nestes termos numa entrevista:

Pergunta: João Paulo II foi o seu maior aliado no derrube do regime comunista?


Resposta: O Papa era a palavra, eu, Walesa, fui o corpo. É preciso entender isso. O Papa deu a palavra e nós transformamo-la em corpo e foi assim que pudemos conseguir a vitória. Não teríamos tido a vitória sem a palavra do Papa, mas só a palavra não chegava e a prova disso é Cuba. O Papa também foi lá levar a sua palavra e não houve ninguém a corporiza-la. Os polacos com a minha liderança conseguiram a liberdade. Conseguimos a unidade da Europa, a globalização.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Americanos deixam degradar obra de Miguel Angelo

A estátua de David de Miguel Angelo, voltou a Florença depois de ter passado dois anos nos Estados Unidos.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Momento socialite II

A revista satírica espanhola El Jueves, em Julho de 2007 publicou na sua capa, uma magnifica caricatura da parelha real formada pelos príncipes das Astúrias, a propósito do anuncio do governo espanhol de oferecer 2 500 euros às famílias por cada filho. A “brincadeira” levou a que esse número da revista fosse censurada e retirada das bancas (calcula-se que as que conseguiram sair valham agora um balúrdio), curioso é que na altura algumas almas sensíveis à censura de cartoons (principalmente sobre muçulmanos) praticamente nem piaram e a revista acabou por ser multada por injúrias à família real.

El Jueves volta a dedicar a capa à parelha real, desta vez a propósito das operações de cirurgia estética, que mudaram notavelmente as feições de Letizia, especialmente o seu narizinho real. Esperemos que desta vez as autoridades espanholas percebam que um dos deveres da casa real é alegrar a plebe, nem que seja assumindo o papel de bobos, que é o que na verdade são.

Momento socialite I

Acho que está na altura deste blogue ter um momento socialite e esse momento chegou hoje, eis que trago junto de vós duas notícias da mais alta socialite da Europa. Passemos à primeira.

A ministra francesa da Justiça Rachida Dati
(na fotografia em cima, percebe-se agora em quem McCain se inspirou na escolha da “estampa” da vice), a quem não se conhece nenhum parceiro, reconheceu que está grávida (outra!), porém não revelou a identidade do pai.

Para apimentar a história, o diário marroquino Observateur assegura que o pai é nem mais nem menos que…JOSÉ MARIA AZNAR, esse mesmo, o ex-presidente do governo espanhol, aquele com bigodinho de leve inspiração hitleriana.
O Acercadanet fica à espera de novos desenvolvimentos.

Cuidado com esta senhora

Como disse nos comentários a este post, entre Obama e McCain só muda o estilo, porque a essência da politica dos EUA não está nas mãos de efémeros presidentes, mas em outras estruturas que não arriscam o poder em encenações de eleições democráticas por piores que elas sejam e as americanas são mesmo mazinhas.

À falta de conteúdo político, os democratas foram buscar um mestiço jovem que se afirma negro e uma mulher para animar as primárias. Os conservadores, só com brancos de meia idade para cima, pareciam estar completamente batidos, mas eis que o Staff de McCain tira um coelho da cartola, no caso é mais uma coelhinha e de repente…, parece que os flashes da imprensa deixaram de perseguir o negro que afinal é mestiço e passaram a perseguir a bela puritana que já foi Miss, Sarah Palin.
A jogada não foi nada má, primeiro pela estranheza dos conservadores avançarem com uma “estampa” de mulher e para rematar, não é que a filha de 17 anos da senhora puritana está grávida e ainda por cima nem é casada. O resultado vai ser que nos próximos tempos a senhora e filha não vão deixar de ser matéria para aquilo que os média denominam como notícias, “cativando” assim a atenção do grande público e eleitores.
Alguns dos ditos democratas, dão saltos de contentes e apontam o dedo:
“estão a ver a senhora é puritana e afinal a filha…”, coitados nem se apercebem que estão a fazer o jogo dos conservadores, assumindo eles uma posição preconceituosa. O curioso é que já Dick Cheney, o sinistro vice de Bush, quando apareceu também trazia consigo uma filha lésbica e logo ele que era frontalmente contra essas coisas, na altura os ditos democratas também acabaram por, querendo acentuar uma suposta contradição, fazer o jogo dos conservadores.

Enfim, como se pode ver o debate político nos States continua acesso e renhido.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Há 69 anos

5 Horas e 45 minutos de 1 de Setembro de 1939.

Começava a II Guerra Mundial, a partir de um falso incidente provocado pelo nazismo alemão na estação de rádio de Gleiwitz, junto da fronteira com a Polónia. Como todas as guerras de agressão esta começava com uma mentira.

Começava a loucura que iria custar a vida a 50 milhões de pessoas.

A conquista de fontes de matérias-primas e de mercados, a concorrência entre as potências económicas (Estados e grandes empórios), e ainda a ânsia de impedir o surgimento de quem pudesse pôr em causa a ordem politica e económica vigente, foram as causas profundas que provocaram a guerra.

O incidente fronteiriço, o exacerbar de sentimentos patrióticos, o injectar de medo por um inimigo estrangeiro, foram as mentiras utilizadas para levar os povos a aceitarem a guerra.

A história não se repete mas pode ensinar-nos a estarmos atentos.

Assiste-se (hoje) a uma corrida desenfreada aos armamentos, ao atropelo do Direito Internacional, às provocações entre Estados, à criação de um clima de medo, à conquista de fontes de matérias-primas e respectivas rotas de transporte, à custa de centenas de milhares de mortes e sem o menor respeito pela dignidade humana.

O equilíbrio e avanços civilizacionais que os povos exigiram após II Grande Guerra estão a ser destruídos. A libertação de povos do sistema colonialista está a ser substituída por novas colónias. Através da adulteração dos conceitos de democracia e liberdade, ignora-se a vontade, liberdade e segurança de Estados e povos.


Exertos do comunicado do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC)

Formatando consciencias

Volta não volta, o jornal “Público” brinda-nos com um dos seus recorrentes exercícios de manipulação e formatação de consciências.
Na edição deste domingo lá vem a imagem de Chavez, definido como rufia, num título que é em si, um apelo claro a uma intervenção exterior na Venezuela, provavelmente dos EUA.


Estranho conceito de democracia e liberdade têm os donos deste jornal e não só. O que eles gostam é de “democratas” que não ponham em causa os supremos interesses do capitalismo. Quem não alinha no seu jogo é apelidado de déspota, ditador ou rufia, de forma a que com a repetição de um conceito: “Chavez é mau!”, “Chavez é mau!”, às tantas milhões de pessoas em todo o mundo repetem a frase sem terem a mínima ideia do porquê de pensarem assim.

Como se no que diz respeito à possibilidade de expressão de opiniões verdadeiramente diferentes politicamente, ou seja de exercicio da democracia, a Europa pudesse dar lições à Venezuela, dos EUA nem se fala.
O problema é que esta prática de manipulação serve, ou pode servir, para justificar uma agressão à Venezuela.