quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Momento socialite II

A revista satírica espanhola El Jueves, em Julho de 2007 publicou na sua capa, uma magnifica caricatura da parelha real formada pelos príncipes das Astúrias, a propósito do anuncio do governo espanhol de oferecer 2 500 euros às famílias por cada filho. A “brincadeira” levou a que esse número da revista fosse censurada e retirada das bancas (calcula-se que as que conseguiram sair valham agora um balúrdio), curioso é que na altura algumas almas sensíveis à censura de cartoons (principalmente sobre muçulmanos) praticamente nem piaram e a revista acabou por ser multada por injúrias à família real.

El Jueves volta a dedicar a capa à parelha real, desta vez a propósito das operações de cirurgia estética, que mudaram notavelmente as feições de Letizia, especialmente o seu narizinho real. Esperemos que desta vez as autoridades espanholas percebam que um dos deveres da casa real é alegrar a plebe, nem que seja assumindo o papel de bobos, que é o que na verdade são.

7 comentários:

Anónimo disse...

LoL!!

jorge disse...

Essa ironia sobre as 'almas sensíveis à censura de cartoons' deixa transparecer alguma simpatia por... essa censura. Quanto à família real, que se façam à vida. Ao menos nós, em Portugal, já lhes demos destino em 1908. Voltem, Alfredo Costa e Manuel Buiça, que ainda têm trabalho para fazer..

Olaio disse...

Jorge não é "alguma simpatia por ...essa censura", mas antes uma critica a determinadas "almas sensiveis" que só são sensiveis quando se colocam em causa certos tabus, por exemplo: os judeus.

jorge disse...

Este comentário só justifica a suspeita levantada atrás. Já sei que os judeus são maus. Pudera. Alinham com os americanos. Também já sei porque é que os 'muçulmanos', como lhes chamas, são bons. Mas não é preciso que eu diga porquê, pois não?

Olaio disse...

Por exemplo, esta história é como os muros que se levantam e os guetos que se criam, há os "bons" e os "maus".
Pois para mim um muro será, como sempre foi, uma coisa a abater e um gueto, uma coisa criada por criminosos.

jorge disse...

Concordo em absoluto com a tua afirmação. Decerto incluis nesse pensamento o outro muro, aquele que foi derrubado em 1989.

Silvares disse...

Convenhamos que a maior parte dos judeus bem que precisavam de uma cirurgia ao naso!