Câmara do Porto (PSD-CDS/PP) quer transformar o típico Mercado do Bolhão num centro comercial.
Da imagem actual do mercado muito pouco restará caso se avance para o projecto de reestruturação recentemente aprovado. Apenas serão mantidas as fachadas do imóvel, construído em 1914 e projectado pelo arquitecto Correia da Silva.
Um grupo de arquitectos já pôs a circular pela cidade um manifesto onde defendem uma reconversão que mantenha o seu interior aberto, permanecendo o terraço interior como mercado de bens alimentares perecíveis, ficando parte das galerias superiores para alguns acrescentos de modernidade. Lamentam, no entanto, que esta espécie de estudo preliminar preveja a demolição de todo o interior do edifício, que será depois coberto por placas de betão até à cobertura, estrutura que será preenchida por um centro comercial, um supermercado e habitação.
Entretanto foi criado um movimento cívico de cidadãos (Gesto Cívico Em Defesa da Identidade do Mercado do Bulhão), para protestar contra "o desrespeito absoluto pelo património histórico e cultural" da cidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
A modernidade coberta de alguns pós de magia economicista... um mimo!
O capital tudo compra e os grandes grupos económicos. Se as pessoas se calam, entäo é a desgraça total.
A ideia que esta gente tem, que tudo pode comprar, retirar-lhe a alma e apresenta-la como um valor é simplesmente repugnante.
Um dia destes, Rui Rio ainda vai ser candidato a primeiro ministro...e quem sabe?
Já esteve mais longe disso(Rui Rio)...e Repórter Estrábico ao Poder!
Enviar um comentário