Bush chega à Arábia Saudita com armas no bolso
Reunir aliados contra a ameaça iraniana; discutir sobre os efeitos no preço do petróleo duma escalada da crise com Teerão; tratar de negócios, mais concretamente da venda de armas e reunir apoios para a concretização de um acordo de paz entre Israel e os palestinianos em menos de 1 ano.
A primeira visita de Bush a Riade coincide com o anúncio de um negócio de venda de armas ultramodernas ao maior produtor de petróleo mundial.120 milhões de dólares em mísseis antimíssil que fazem parte de um pacote de 20 mil milhões, aprovado no ano passado em favor dos estados do Golfo.
Israel protestou na altura e vai receber um apoio no valor de 30 mil milhões de dólares.O importante para a Casa Branca é contrariar o que chama "a ameaça" iraniana.
O preço do petróleo tem sido outro tema recorrente nas conversas de Bush no Golfo tentando avaliar os efeitos de uma crise mais grave, numa altura em que a economia norte-americana está à beira da recessão.
A insuspeita
Euronews 15/01/08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
E a Agência Lusa também dá a notícia no dia 14 de Janeiro, com um título talvez ainda mais interessante
"Bush na Arábia Saudita para falar de paz e vender armamento"
Bush é uma espécie de merceeiro que só tem armas e barris de pertróleo nas prateleiras da mercearia. Sempre foi. Oxalá deixe de ser. O problema é que há sempre alguém na disposição de ocupar o lugar atrás do balcão.
Parece que para além disso, a administração americana também anda preocupada com a receptividade que o dolar esta a ter para os lados dos paises produtores de petróleo. è que correm uns zunzuns que os àrabes andam a torcer o nariz à viabilidade da moeda americana.
Enviar um comentário