segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Formatação do pensamento II

Ontem coloquei aqui um post a assinalar uma exercício de manipulação clara da informação e de formatação do pensamento contra a Revolução cubana praticado na RTP1. Afinal a história era um bocado pior, como se pode ver por este post (outra vez Cuba, Bush e a RTP) colocado hoje no blogue Xatoo:

"No telejornal das 20 horas de hoje, domingo dia 24, transmitiu a RTP a notícia sobre a eleição pela Assembleia do Poder Popular do novo presidente da Republica de Cuba. Terminado o resumo destas duas linhas que fez a RTP? Passa de imediato a transmitir imagens de uma entrevista de rua em Havana com uma aparentemente isenta transeunte que afirma “tudo permanecerá igual, nada irá mudar, infelizmente, etc e tal”. Trata-se de um embuste! que se pretendeu passar por um directo. A referida entrevista foi feita em Agosto de 2007 e transmitida integrada no abjecto programa “Hasta Cuando

4 comentários:

jorge disse...

O blog Xatoo? Se o diz é porque é verdade? Onde está a verdade agora? Num blog? Por mim até pode ser o próprio Fidel a financiá-lo, atentando nas tuas teorias de controle de informação.... Mas para que se faça uma ideia desse blog que consideras de referência: "que faria o leitor se convidasse para sua casa duas visitas (a outra, além da supracitada Felgueiras, foi o operador de câmara Bruno de Jesus, ambos com visto de turistas) e depois os hóspedes que tão amavelmente você se prontificou a receber vinham cá para fora enganar os vizinhos dizendo cobras e lagartos do que comeram e beberam, da austeridade dos móveis que não foram roubados, dos luxos que não temos, ou até de carrancudos insectos que espalham o terror escondidos sob os tapetes? No mínimo um pontapé no traseiro e desciam os degraus até à rua a quatro e quatro." Está tudo dito. O estilo faz o homem e o seu conceito implícito de liberdade (ou ausência dela) de expressão é inequívoco.

Olaio disse...

não dise que o Xatoo era um blog de referencia, mas tu és capaz de afirmar que o que ele diz em relação à reportagem de domingo é mentira?
Ou preferes ignorar a questão?

Olaio disse...

É o seguinte: eu citei o Xatoo devido a um facto que se passou na RTP1 e a que eu assesti. Não o citei pelas suas opiniões... mas sim por um facto que se passou!

Queres tu dizer, que por não concordares com as posições politicas dele, ele passa a ser pessoa à qual não se deve dar credibilidade? quando nos nestamos só a referir a factos e não a opiniões?

Estranho... não andarás com desvios estalinistas?

Mas o que é importante, foi o exemplo de acção de formatação que a RTP1 passou, mas aquilo também é todos os dias e em todos os canais.

jorge disse...

Admito que o que o Xatoo disse seja verdade. É mais um caso de manipulação de imagens e, consequentemente, de informação a que todos já estamos tristemente habituados.... No entanto tal não diminui o enfoque dado no meu post anterior: segundo o tal Xatoo, se alguém vai a algum país e é bem recebido (???, não pode dizer mal desse mesmo país, sob pena de merecer "No mínimo um pontapé no traseiro". Isso é que é revelador do espírito desse senhor(a). Infelizmente, este estilo faz escola e tem seguidores.