sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Mass media

A maioria dos media são peritos em desinformação organizada, têm consciência da enorme vantagem de que dispõem em relação a quem diz e escreve a verdade.

Sabem o peso que tem a difusão simultânea e profusa de uma, duas, dez, cem, mil… mentiras em dezenas de jornais, rádios e televisões.

Sabem que uma mentira mil vezes repetida pode transformar-se numa verdade absoluta e universal.

Sabem que é com a mentira repetida exaustivamente, com a opinião muitas vezes publicada que fazem a opinião pública e é para isso que vivem!

4 comentários:

jorge disse...

Mais uma vez tens razão, Olaio. Já agora, hás-de dizer-me o que lês para teres uma informação isenta, ok? Será um jornal que patrocina uma festa anual?

Olaio disse...

Em relação a isso posso dizer que penso que, quem não lê o “Avante” nos dias que correm, não tem uma informação completa sobre o que se passa em Portugal e no Mundo!
não tem uma informação correcta sobre os diferentes pontos de vista, nomeadamente, sobre a visão dos comunistas, que por mais que tentem menorizar a sua importância, por mais funerais que lhe tenham feito, os espectros persistem em mexer-se!

Para ter uma informação esclarecida, mas não isenta, procuro ter acesso aos mais diversos pontos de vista, da extrema direita à extrema esquerda, que curiosamente em Portugal é o PCP.

Questionar sempre toda a informação, enquadrando-a no conhecimento que tenho sobre o assunto.

Esta história da Net é fantástica, permite a um tipo aceder aos mais diversos pontos de vista, aprofundar temas e solucionar alguns lapsos de memória.

E é claro, o cinema, que para mim, é um óptimo, senão o melhor meio de informação.

jorge disse...

Ok, entendi o teu ponto de vista. Principalmente quando chamas ao PC um partido de extrema esquerda e consideras o cinema um meio de informação. Foi pelo cinema que ficámos a conhecer, por exemplo, a Terra Média, via Senhor dos Anéis. De facto, nenhum livro de Geografia a menciona....

Anónimo disse...

desculpem mas gostava que me ajudassem,tenho aqui uma questao que nao consigo resolver:
reflita criticamente sobre os preconceitos e estereótipos que construimos em relaçao áqueles que nos rodeiam e sobre a opiniao pública, patente nos mass media, para a representaçao desses estereótipos.
se puderem me ajudar