sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A culpa da crise

Estava eu muito bem a iniciar o meu jantar, ouvindo o “Jornal da Noite” na SIC, quando de repente no final há uma espécie de mesa redonda/debate semanal com José Gameiro, Rogério Alves e Moita Flores (tudo gente ilustre), a moderar Rodrigo Guedes de Carvalho. O debate parece que era sobre os “portugueses e a crise” e para iniciar, o bom do Rodrigo sai-se com esta pérola: “…andámos todos a viver muito acima das nossas posses!” Só me apeteceu mandá-lo pró c…! Mas que porra é esta, então agora somos todos culpados, todos quem? O comum dos cidadãos que só querem é ver como conseguem chegar ao fim do mês com alguma coisa para ter uma vida digna?

Não sei se esta ideia foi do Rodrigo, ou se estava a ler um texto, o que sei é que ela não é inocente e o que pretende é fazer crer que a culpa da situação em que o mundo está é de uma hipotética loucura geral de quem só quer ser feliz e não de uns tipos que têm um nome: capitalistas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem observado Olaio, e compartilho absolutamente da irritação que demonstras no post.
Deixa-me só acrescentar que de certa forma, até compreendo a frase que o senhor disse, pois acredito que não são apenas os capitalistas os culpados da situação a que isto chegou. Quando ele diz que”andámos todos a viver muito acima das nossas posses” devia estar, digo eu, a referir-se senão aos presentes, aos que comem as migalhas da mesa dos capitalistas, o que como sabemos, dá ainda para viver “muito acima das nossas posses”, reportando-me agora aos que vivem dos seus magros salários ou reformas, e aos que nem isso têm, e que são uma boa fatia dos milhões de portugueses.

Anónimo disse...

Bush......¿El culpable de la crisis para Rodriguez Zapatero?