segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O governador

O governador do Banco de Portugal, Victor Constâncio, declarou que Portugal não estava «em riscos de recessão», ao contrário de outras economias europeias, que «já estão em recessão técnica». E até apontou o nome de algumas dessas pobres economias já em recessão: Inglaterra, Espanha, Alemanha e França.

Ora acontece que – por infeliz acaso – estas economias pertencem exactamente aos principais países importadores dos produtos portugueses, o que coloca um problema bicudo, se os principais importadores dos produtos lusitanos (tão principais que absorvem 70% de toda a exportação nacional) já entraram em recessão técnica, se as exportações são o factor essencial da nossa economia, como poderá Portugal estar ao abrigo da mesma recessão… ou pior?

Se calhar, estas garantias de Victor Constâncio merecem tanto crédito como a sua «vigilância» às manigâncias financeiras do BCP, tão credíveis que durante anos o Banco de Portugal não descortinou uma única das volumosas ilegalidades praticadas pelos administradores desse banco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente ilustração para excelente post.