«Ermelinda não sabe o que é o RSI. Cândida vai deixar de tomar os medicamentos. À Laurinda ajudam-na os filhos a pôr comida na mesa. Rostos da pobreza em Baião.
É uma questão de trocar as voltas ao relógio. Se Maria Ermelinda, habitante de Baião, servir o almoço ao marido às três da tarde, os dois já conseguem saltar o jantar sem que o estômago reclame demasiado. "Se a fome aperta, come-se sopa. Se fizermos um bocado de arroz, já não se come fruta, que é para sobrar prà vez seguinte". »
Público 11.05.2008
Há quem pense que Democracia é uma sociedade onde baste existir a liberdade de se dizer o que vai na alma. Penso que a Democracia é muito mais que isso, a começar pelo respeito pela dignidade humana.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
A Democracia é sobretudo um regime político baseado no princípio um cidadão, um voto. Os resultados conseguidos através desse sistema podem ser muito diversos. Há Democracias que funcionam, outras não. A nossa não. Infelizmente. À nossa Democracia (que o é indiscutivelmente) falta qualidade na participação dos cidadãos e capacidade de regulação do exercício do poder. Razões mais que suficientes para fazer duvidar os mais cépticos na capacidade de fazermos sobreviver uma sociedade sem que o Estado interfira constantemente na vida quotidiana. Já se queixavam os romanos dos habitantes desta zona da Ibéria que nem se governavam nem se deixavam governar. Parece que é uma maleita das antigas mas cá pra mim anda por aí muito gabirú a aproveitar-se do pessoalzinho. Não é por isso que deixa de ser uma Democracia. É "apenas" uma má Democracia.
Parece que no tempo dos romanos era assim, o pessoal não se governava nem se deixava governar. O caso de hoje é un tanto diferente. Até nos deixamos governar (mas fazem-no tão mal, que não sei se fazemos bem).A diferença reside na grande quantidade dos que agora se governam ... e bem.
No tempo do Salazar também se podia votar, por isso era uma democracia. Bom proveito para as vossas democracias, esta que temos em Portugal, a esmerar-se por ser como a americana. E como a do Salazar se lhes derem tempo. Até qt ao ensino se estão a esmerar em educar, mas para o nível médio/baixo: "braços" para trabalhar, de resto há que mantê-los medíocres para serem mais facilmente manipuláveis. Pois eu não quero uma "má democracia" para nada. Teremos uma "médiocracia"? uma cena em que quem comanda os "média" consegue o poder?
Enviar um comentário