sexta-feira, 30 de maio de 2008

Fim de Maio

PASSAVA O CHEIRO INTENSO DAS TÍLIAS
ERA O FIM DE MAIO
A VIDA DESLIZAVA SIMPLES COMO LINHO,
O LINHO QUE COBRE O SONO PROFUNDO,
QUE COBRIA O PÃO DA INFÂNCIA,
QUANDO A VIDA DESLIZAVA TÃO LEVE.

FLORES DE JACARANDÁ FENECEM VIOLÁCEAS NA CALÇADA
FOI-SE O PÓ E AS PEDRAS DE ANTIGOS TRILHOS,
FLORES DE TODAS AS CORES EM CATADUPA NA MEMÓRIA
ABANDONAM O CAMPO,
VIVEM AGORA NA CIDADE EM REDUTOS DELICADOS.
AS MAGNÓLIAS OFERECEM DISTANTES TAÇAS ALVAS AO CÉU AZUL.
E O ORVALHO BEIJARÁ ESSAS FLORES,
COMO BEIJAVA AS MANHÃS LÍMPIDAS DA MINHA INFÂNCIA

helena

quinta-feira, 29 de maio de 2008

2009

"Sócrates revela que próximo aumento do salário mínimo será o maior de sempre"
A porra toda foi concentrarem as eleições quase todas num ano, senão a coisa até nem era nada má. Mas fica a certeza que 2009 vai ser um ano com mais dinheiro... assim o espero, que a crise já bateu cá à porta.

Debate politico

Ao assistir ao debate na SIC entre os 4 candidatos à liderança do PSD, deu-me para pensar que na verdade, se ali estivesse o Sócrates, ou qualquer outro elemento do PS, a conversa não seria muito diferente, com as mesmas querelas estéreis, que nada alteram das politicas seguidas por este governo e que mais não são, que a aplicação das medidas decididas em Bruxelas.

Na verdade julgo que só existem dois grandes partidos em Portugal: De um lado, aqueles que defendem a manutenção do sistema, e aquilo que propõem são meros actos de cosmética, no sentido de manter tudo tal como está. Do outro lado, estão aqueles que julgam que as coisas só se podem resolver pondo fim a este sistema, criando um outro mundo, com novas formas de relacionamento humano, de preferência mais humanas.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Classe Média


Acabei de ver na Sic um programa cujo nome não me lembro, mas que era com dois formadores de opinião da nossa praça, José Miguel Júdice e António Barreto.
Como sempre, quem analisa a situação, são senhores como aqueles, que do conforto da sua posição sócio económica, botam discurso.

De Júdice, gostei de ouvir dizer que talvez Marx tenha razão muito depois do seu tempo, como se até aqui a razão tivesse estado do lado dos defensores do capital. Claro que para ele estava, e ainda está. A frase não passou de conversa de “bem pensante”, e porque não, de um aflorar do medo que começa a perpassar algumas almas mais sensíveis, face à possibilidade dos respectivos bolsos poderem não se continuarem a encher como até aqui.

De Barreto que foi, é bom lembrar, ministro da Agricultura, gostei de saber do pouco aproveitamento dos nossos campos, e da destruição do pouco que tínhamos até há uns anos atrás. Parecia que o ministro tinha sido eu…ainda tentei lembrar-me se havia alguma lei Albino, mas não consegui.

Quanto ao resto, foi interessante de ouvir sobretudo para nos apercebermos das preocupações que vão nas suas cabeças, isto é, vamos a ver se isto se resolve com um mínimo de incómodo para a classe média. Desde que esta possa manter a rica vida do costume, de nada se importam que a riqueza do país continue a ser apropriada por uns quantos, e que a plebe seja como sempre, o eterno cordeiro do sacrifício.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Há que tomar uma posição

Os neo-liberais, as gasolineiras, os banqueiros, o poder económico agem sem qualquer pudor e receio, o poder politico nada mais faz que colaborar na gestão dos seus interesses, como bons colaboradores que são.
Há que assumir uma posição para pôr um travão a este estado de coisas, antes que nos obriguem a ter uma!

Sinais de crise

"Lidl limita vendas de arroz a 10 quilos por cliente

A cadeia de supermercados Lidl está a racionar a venda de arroz nas suas lojas em Portugal. Cada cliente não pode comprar mais do que 10 quilos daquele cereal, numa medida justificada com a "escassez de matéria-prima", conforme se lê num aviso colocado nas lojas deste grupo de origem alemã."

Noticia do Pùblico de 26.05.2008

Continuam a acumular-se os sinais de que a crise é mesmo grave. São os combustiveis, o crédito, a habitação, a alimentação, o ambiente, a credebilidade da justiça, dos governantes...
E a tendencia é para piorar!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Hoje é...

Hoje é o primeiro dia ...

de Jorge Coelho na Mota-Engil

O debate no PSD




Às vezes penso que o debate no PSD é musica para os ouvidos do Governo e do Engenheiro Sócrates. Ou seja, o PSD longe de procurar alternativas às politicas do PS, aquilo que faz é defender o seu aprofundamento para a direita e para pior, o que acaba por ser um óptimo álibi para o Engenheiro.

Coisa estranha

Coisa estranha esta última gaffe de Hillary Clinton, então não é que a senhora disse que não desistia e que prosseguiria na campanha para lá de Junho (as Primárias acabam no dia 3 de Junho) porque, tal como aconteceu com o Senador Robert Kennedy (que foi assassinado durante a campanha eleitoral de 1968, no dia 6 de Junho, quando era candidato à Presidência dos EUA), também agora poderia acontecer o mesmo!
Mas o que é que a senhora queria dizer com aquilo??

sábado, 24 de maio de 2008

Três Em Um

Sábado, 24 de Maio de 2008

Do que li recentemente, deixo-vos aqui esta pérola de reacionarismo de Emídio Rangel, que não admira, por vir de onde vem, e cujos títulos de crónica e de artigo dizem quase tudo.
"Coisas do Circo" e "Votar Neles, Para Quê?", respectivamente).

Para compensar a perda de tempo, recomendo a leitura dos dois artigos de João Paulo Guerra de cuja leitura me tornei leitor assíduo.

Clicar nos títulos, para ler artigo completo.

Votar neles para quê?
Na prática, os dois partidos têm vindo a beneficiar do chamado ‘voto de vingança’ de militantes e simpatizantes do PS e até de outros partidos à sua direita que, não vendo contemplados os seus interesses, ‘castigam’ o partido no poder sem cuidar de avaliar todas as implicações das suas opções. Com o PCP e o BE, Portugal seria um país isolado. Não estaríamos na União Europeia, não beneficiaríamos das ajudas que permitiram corrigir em poucos anos as grandes assimetrias do País. Não haveria estradas a ligar todas as regiões, metade do País continuava sem água canalizada e sem electricidade, o saneamento básico herdado de Salazar permaneceria, os mais desfavorecidos viveriam no mais completo abandono.

Crise
Bem se sabe que a economia do mundo está em crise, o que é uma maneira branda de dizer, em português suave, que a economia da exploração está em vias de implodir, não sem antes espalhar o horror económico pela terra.

Perguntas
E se a investigação chegar eventualmente à conclusão que a escalada do preço dos combustíveis em Portugal é um assalto à carteira do contribuinte, que paga impostos a jusante, em cima de impostos a montante e ainda paga impostos no consumo, que acontecerá com a escalada de todos os preços que se tem verificado em Portugal, a pretexto da subida do preço do petróleo, para esportular mais dinheiro aos pagantes do costume?E se o inquérito concluir que a solução para este agravamento insustentável da condição de vida dos portugueses passa pela punição e extinção da ganância do Estado, que em tudo isto desempenha um papel mais mesquinho mas muito mais bem pago que o de um intermediário parasita, o Estado auto-flagela-se e baixa os impostos? Ou será que o Governo ignora o inquérito e conclui unilateralmente que a culpa é do terramoto na China?

Voando sobre um ninho de tolos.

A propósito dos voos da CIA, o governo num atabalhoado de desculpas e justificações tolas, afirma que não há provas de que os voos sejam da CIA, ou que transportassem prisioneiros para Guantánamo. Questionados sobre a razão de não terem então investigado o que ia no interior dos aviões, replicam que não havia razões para suspeitar que algo de anormal se passasse.
Ora isto passou-se até Dezembro de 2007 e dizer que por essa altura, não havia razões para desconfiar do que transportava um avião americano com destino a Guantánamo, é mesmo de quem quer fazer dos outros parvos.
E depois ainda têm a lata de dizer que não recebem lições sobre direitos humanos de ninguém. Na verdade o que eles não recebem é lições de subserviência de ninguém, tem a escola toda e ainda dão aulas.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Retrato do trabalho em Portugal

“Mais de metade das famílias pobres vivem do seu trabalho”

Este titulo e noticia do jornal Público de hoje, é bem o retrato da forma como o trabalho é desrespeitado em Portugal!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Continuando o post anterior

Na continuação do post anterior, algumas pequenas (grandes) noticias.

1 - Exxon Mobil cresce 17%
A Exxon Móbil, maior petrolífera norte-americana, anunciou uma subida de 17% no lucro líquido, para 10,9 mil milhões de dólares, no primeiro trimestre de 2008.

2 - Shell supera expectativas
O lucro da maior petrolífera europeia aumentou 25% no primeiro trimestre deste ano, para 5,83 milhões de euros, impulsionado pelos aumentos recorde dos preços do petróleo e gás natural

3 - BP beneficia do petróleo e gás
A segunda maior petrolífera europeia anunciou um lucro de 4,89 mil milhões de euros entre Janeiro e Março, contra o resultado de 2,99 mil milhões de euros obtido no período homólogo do ano passado.

É o capitalismo...estúpido!

Às vezes uma pessoa até se pode esquecer, mas não há como ler o que escrevem os defensores do neo-liberalismo, como é o caso deste post de João Miranda no Blasfémias, para recordar-mos o que é a essência do capitalismo.
“Ontem, num debate na SIC-N, um dos participantes sugeria que a GALP, quando o petróleo estava barato, devia ter feito contratos de longo prazo de modo que agora poderia estar a comprar petróleo muito abaixo do preço de mercado. Mesmo que a Galp o tivesse feito (e é provável que o tenha feito), isso não implicaria preços mais baixos para o consumidor português. Se a Galp tivesse agora a receber petróleo a 60 dólares, não seria estúpida ao ponto de usar o valor de 60 dólares para calcular o preço de venda ao consumidor. Quem tem neste momento petróleo comprado a 60 dólares vende-o a 130 ou então tem um uso alternativo que lhe permite ganhar ainda mais dinheiro. Ninguém vai usar petróleo a 60 dólares para vender gasolina barata quando pode vender esse petróleo mais caro ou vender gasolina cara.”

quarta-feira, 21 de maio de 2008

ILUSIONISMO E/OU DESCARAMENTO

O FAVORECIMENTO

Aquilo a que chamam "dinâmica da iniciativa privada", não é senão um favorecimento descarado dos Hospitais Privados.As listas de espera só existem porque nos Hospitais Públicos não permitem um pagamento extra aos seus médicos e restantes funcionários,( fora do seu horário de trabalho, claro).E porquê?Porque é preciso "alimentar" os lucros dos H. Privados com os doentes em lista de espera.(Vidé acordo com H. da Cruz Vermelha com as catarátas)

SEGUROS DE SAÚDE

- Os seguros de saúde são uma fraude: pagam certa cirurgia, mas se se tem complicações,.. isso já não é com eles...-" afinal o senhor tinha HTA e não disse..seu malandro... então já não tem seguro, não leu as letrinhas pequeninininhas do contracto"... -Temos pena !!!--E nós temos vergonha!

MÉDICOS CABEÇA DE CARTAZ

Têm os melhores Médicos do mercado, verdade! São algumas "cabeças de cartaz" da medicina... mas vá a um H. Privado e é atentido por um Médico Interno não especialista...ou por um médico não inscrito na Ordem dos Médicos enquanto o Cabeça de Cartaz está, de chamada, em casa.

A SANGRIA

Permitiu-se a "sangria" dos H. Públicos de muitos bons médico com transações milionárias como aos jogadores de futebol.E aos outros médicos menos conhecidos? A esses os H. Privados pagam pouco e trabalham muito.

A FORMAÇÂO

Não gastaram um tostão na formação dos Médicos, que é caríssima e demora muitos anos,... por isso é só lucro.... enquanto o estado nos H. Públicos continua a formar bons Médicos para depois irem abrilhantar o seu plantel.

HÁ ESPERANÇA

Pelo menos, resta-nos uma boa notícia: há muitos médicos a regressar aos Hospitais Públicos... é que há uma coisa que os bons médicos não podem esquecer: o Códico de Ética e o rigor Deontológico.

OS HOTEIS DE LUXO

Vão construir mais 1O Hospitais ou Hoteis de luxo?Se não fosse a nossa saúde, dava para "morrer" a rir!!

Comentário de Imelda transformado em post.

"Boom"

Saúde Tendencialmente Liberalizada.

Devemos aguardar serenamente...

Pelo exemplo da liberalização dos conbustíveis, podemos ter a imagem do que espera quem não tiver dinheiro para investir em seguros de saúde, (claro que serão pouco mais de meia dúzia, entre os quais, três desempregados e três reformados com reformas douradas entre os 200 e os 400 €.
A vontade dos partidos do poder é de tudo liberalizar, ainda que, como é referido em posts anteriores, os próximos tempos sejam de ilusionismo linguístico.

JP Guerra, no Diário económico acha que é como diz a seguir, e eu concordo.
Portugal vai ter até ao final do ano que vem mais 20 a 25 hospitais privados.

Esta será a oferta do mercado privado para a procura criada pelo laborioso e sistemático desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde cometido por sucessivos governos, do partido X como dos partidos Y e Z.
Em consequência de tais políticas há hoje um mercado de cerca de 1,7 milhões de portugueses que pagam para ter a saúde que os respectivos seguros lhes garante. Por exemplo: o seguro cobre a cirurgia, faça-se a cirurgia. Se não cobrir, cada um é livre de morrer à vontade e barato.
Foi assim que, paulatinamente e perante a abstenção de todos quantos juraram defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República, a saúde deixou definitivamente de ser “tendencialmente gratuita”.
Isto significa uma revisão da Constituição à revelia das normas e procedimentos constitucionais previstos para alterar a lei das leis, Mas quem quer saber da Constituição e de veleidades “tendencialmente gratuitas” perante os milhares de milhões do negócio da saúde?
Acontece que este ‘boom’ de hospitais privados está a colocar no horizonte um novo problema, para o qual os solícitos governantes e equiparados portugueses vão ter que arranjar solução. Dentro de quatro anos vão faltar os médicos para acompanhar o que o Diário de Notícias de ontem designava por “dinâmica da iniciativa privada”.
Mas está bem de ver que solução vai ser encontrada: bastará desligar da máquina o moribundo SNS, desviando-lhe os recursos humanos e deixando-o entregue a uma dúzia de utopistas dispostos a tratar indigentes.
É o mercado a funcionar.
Como habitualmente com a mãozinha do Estado a dar o empurrão decisivo sem o qual a “dinâmica privada” não funciona.
Artigo completo aqui

Lembram-se do ministro da informação do Saddan?

Alguns titulos da imprensa de hoje:

"Efeitos da crise de crédito 'ainda estão por vir', diz Soros"

"Dados do Eurostat
Investimento directo estrangeiro em Portugal e no exterior baixou mais de 50 por cento.
"

"Lucro ajustado da Galp diminui 8,4% no primeiro trimestre."

"Wall Street cai com aumento da inflação e possível aumento das perdas relacionadas com a crise de crédito."

"PSI 20 cai abaixo dos 11 000 pontos com sentimento negativo vindo do exterior."

"FMI alerta que persistem sérios riscos para a estabilidade financeira mundial."

Mas entretanto o Ministro da finanças, vá-se lá saber porquê, afirma:

"Teixeira dos Santos acredita que empresas portuguesas vão superar a crise."

E ainda gozavam com o ministro da Informação de Saddan

terça-feira, 20 de maio de 2008

Já se desconfiava...

Já se desconfiava, mas que a TSF se refira a tal tão às claras é que é estranho.

Via Blasfémias

Esquerda

Mesmo em tempo de vacas esqueléticas, está a chegar o tempo dos supeitos do costume nos prometerem o outro mundo e um bocadinho deste.
Daqui até às eleições legislativas, o Governo vai ter assim que tentar recuperar eleitores à esquerda, ao mesmo tempo que passará a ter, certamente, mais algum desconforto face a um PSD com um pouco mais de credibilidade. Acontece que, para sacar votos ao PS, a futura direcção do PSD não vai certamente acusar o Governo de ser socialista em matéria laboral e económica. Vai, isso sim, cantar o fado dos desgraçadinhos a quem o PS tem feito pagar a factura do costume.
Nos próximos meses, o espaço da esquerda, em matéria social, política e de direitos e liberdades, vai ser pior que a Segunda Circular ou que o Nó de Francos em hora de ponta. Lá estarão a esquerda, como lhe compete, mais o “centrão” e a direita porque é ali que estão os votos que asseguram maiorias. É sempre assim nos meses que antecedem as eleições e durante as campanhas eleitorais: todos os partidos se lembram daqueles a quem, chegados ao governo, fazem a vida um inferno.

jpguerra@economicasgps.com

Artigo completo aqui

segunda-feira, 19 de maio de 2008

As Mentiras da Verdade

Baptista Bastos
As mentiras da verdade
b.bastos@netcabo.pt


A globalização é um dado adquirido.
A unilateralidade do processo deu origem a uma brutalidade que, por vezes, atinge a selvajaria. Só não vê quem não quer. Os retrocessos sociais são impressionantes. E a derrota dos conceitos de Esquerda absolutamente notórios. Mas a Esquerda ou mais bem dito: as Esquerdas toldam-se numa falácia discursiva de discutíveis efeitos práticos. Há um discurso mole, por repetitivo. A tendência dos partidos socialistas e sociais-democratas para a “modernização” conduziu-os a um vazio inobjectivo, que determina a desconfiança dos seus adeptos. Em Portugal, os traços mais dramáticos dessa ausência de reflexão (poderia dizer: dessa capitulação ideológica) encontram-se representados num PS que deixou de ser “socialista” e num PSD que nunca foi “social-democrata”.
Eis as mentiras da verdade no seu inteiro esplendor.

Artigo completo aqui http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Opiniao&CpContentId=317530

Será verdade?
Há muito tempo que estes partidos deveriam ter sido confrontados com as realidades que defendem.
O que são os partidos senão as pessoas que os representam e as que os defendem votando neles?
E se estas pessoas, sendo críticas da situação em que o país vive, em vez de mostrarem o mais que merecido cartão vermelho, passarem a vida a criticar quem lhes fala nessa alternativa?
Poder-se-ia dizer: têm o que merecem! Não posso ser mais discordante. Precisamente por terem mais que o merecido, (se compararmos com os que jogam em divisões inferiores, cujo destino dizem lamentar) é que se deixam adormecer neste jogo onde apesar de tudo não se sentem mal.
Alguns injuriam os vencedores, e até a forma viciada como vencem, mas sente-se-lhes na voz e na acção, o secreto desejo de, quem sabe, um dia também poderem vencer.

Indícios de irregularidades nas eleições do PSD, ou sinais de degenerescência moral?

Uma listagem de militantes de Benfica, a que o PÚBLICO teve acesso, mostra “indícios de golpes de bastidores nas eleições directas para a liderança do PSD. Na secção de Benfica, em Lisboa, as listas de militantes revelam haver 39 inscritos no partido a viver em apenas cinco moradas diferentes, todos vizinhos.
Num apartamento de tipo T1, por exemplo, estão registados 11 militantes, um dos quais é contratado pela junta.
Na mesma rua, surgem outros dois endereços onde supostamente residem um total de 11 inscritos no partido (seis numa casa, cinco noutra). Numa rua ao lado, há outro apartamento onde supostamente vivem mais 11 militantes, e numa cave de outra rua próxima, um T3, dá endereço para mais seis inscritos no partido.”

domingo, 18 de maio de 2008

O farsante

É significativo o facto de José Sócrates, na sequência do episódio das fumadelas no avião, tenha vindo prometer, a despropósito, que ia deixar de fumar. Ou seja, o senhor não vai deixar de fumar por uma questão de saúde, dando disso exemplo aos demais cidadãos, mas simplesmente por uma questão de imagem.

Elucidativo acerca desta personagem e da forma como a imagem é importante para ele. Tirando isso o que sobrará?

Fonte de lucro

"A fome do mundo é a nova grande fonte de lucros do grande capital financeiro e os lucros aumentam na mesma proporção que a fome."

Boaventura de Sousa Santos - Visão, 08.05.08

sábado, 17 de maio de 2008

Coisas perigosas

Constâncio promoveu um gestor privado que não trabalha no Banco de Portugal há oito anos.

O Banco de Portugal promoveu, por mérito, o presidente da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) Vítor Bento, que é quadro do banco central, encontra-se em regime de licença sem vencimento desde 8 de Junho de 2000. A promoção, que vale mais 720 euros mensais (quando o economista regressar ao banco), foi comunicada em Fevereiro e tem efeitos desde o dia 1 de Janeiro.”
Este tipo de notícias, como diria Bagão Félix: obscenas! Tem o perigo de pela sua repetição se tornar numa coisa banal e natural e assim começar a ser aceite, com a naturalidade do respirar, como se o ser humano fosse por natureza egoísta, cínico, oportunista, e se estivesse a marimbar para a coisa pública, dessa forma torna-se licito este tipo de comportamento.
Não é verdade, nem todos nós somos assim e o ser humano por natureza é solidário e fraterno!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Babel

com suprema malícia
o ditador celeste
dividiu para pontificar
sobre uma Humanidade
doravante incomunicável,
para sempre privada
da primitiva comunhão,
impondo-se na sua omnisciência
como tradutor exclusivo

no seu excelso convencimento
olvidou a semente da rebelião
ingerida com a edénica maçã,
que nos impele à Liberdade
em busca da negada palavra,
do entendimento instantâneo,
da comunicação permanente,
da partilha pacífica das almas

anaandré

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Desastres por todo o mundo

Cartoon de Clay Benett, Via Tempo das cerejas

Uma certa visão da saúde

Caricatura de Tomy

As leis são para os outros

Apanhado a fumar no avião que o levou até Caracas, Sócrates desculpa-se:
Fi-lo no convencimento que se podia fumar”, será que o homem não está a par das leis que ele próprio faz?

“Infelizmente parece que há essa polémica” diz ele! Curioso esta ideia de chamar polémica à publicação de uma noticia real.

“E se por algum motivo, violei alguma lei, lamento e peço desculpa por isso”. Ora assim é que é bonito, pedir desculpa, a ver se não me esqueço de quando infringir alguma lei, ter cuidado de me desculpar muito compungido… a ver se pega.

Einstein e a religião

Numa carta escrita em 1954, um ano antes da sua morte, Einstein revela o seu desdém pela religião.
“A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma colecção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis”

Einstein que se considerava judeu, afirma não acreditar que os judeus sejam o “povo escolhido”.
Para mim, a religião judaica, como todas as outras, é a encarnação de algumas das superstições mais infantis. E o povo judeu, ao qual tenho o prazer de pertencer e com cuja mentalidade tenho grande afinidade, não tem qualquer diferença de qualidade para mim em relação aos outros povos.”
“Até onde vai minha experiência, eles não são melhores que nenhum outro grupo de humanos, apesar de estarem protegidos dos piores cancros por falta de poder. Mas além disso, não consigo ver nada de ‘escolhido’ sobre eles”.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Defesa do Espaço Vital

As forças da direita boliviana (….) com o apoio dos EUA, reclama a autonomia em quatro das nove províncias (departamentos) do país, não por acaso as mais ricas.

A propósito da luta dos monges do Tibete, e porque pouco conheço da política dos Sinos, pergunto-me se terá sido assim, com esta desinteressada ajuda que começou a luta pela maior autonomia e independência do Tibete?

Claro que os interesses e as formas não têm que ser exactamente iguais, mas o sentido da coisa, parece-me o mesmo.

“O processo de mudanças a favor da maioria do povo boliviano está em risco de ser brutalmente travado. A subida ao poder de um presidente indígena com um apoio sem precedentes neste país e os seus programas de benefícios populares e de recuperação dos recursos naturais teve de enfrentar as conspirações da oligarquia e a interferência dos EUA logo desde o princípio. Recentemente, o crescimento da conspiração atingiu o clímax. As acções subversivas e inconstitucionais dos grupos oligárquicos tentando dividir a nação boliviana reflectem a mentalidade racista e elitista destes sectores e constituem um precedente muito perigoso não apenas para a integridade da Bolívia mas também para outros países na nossa região.A História mostra com larga eloquência as terríveis consequências que têm para a humanidade os processos divisionistas e separatistas apoiados e induzidos por interesses estrangeiros”.

Ler notícia completa aqui.
Via: http://www.jornalmudardevida.net/?p=848

Isto é roubo!

“António Mexia pode ganhar até 4,2 milhões de euros de salário na EDP, no total do seu mandato (três anos), graças às novas regras de remuneração da eléctrica nacional.·
De acordo com uma declaração da comissão de vencimentos, já aprovada pelo conselho-geral e de supervisão, e que será apresentado na Assembleia Geral da EDP a 12 de Abril, o presidente do conselho de administração executivo vai receber, por ano, um ordenado fixo de 600 mil euros brutos, mais uma remuneração variável anual, que pode chegar a 100% desse salário. A este montante poderá acrescer uma outra remuneração plurianual, no final do mandato (também de 600 mil euros).”

António Mexia (ex ministro de Santana Lope), apertado por um jornalista sobre a diferença entre os 1,8 por cento de aumento para os funcionários, contra o aumento de 118 por cento que a administração se auto-concedeu, arvorou um sorriso gaiato e respondeu "Não me queixo..."

Este tipo de comportamentos é um descarado roubo dos nossos recursos, é um verdadeiro saque. Porque a este amealhar de fortunas corresponde o empobrecimento da esmagadora maioria dos portugueses.
E é claro, que não correspondem a nenhuma gestão particularmente famosa das empresas, basta ver o estado em que está o país e a economia.

A gente que a UE colocou à frente do Kosovo

No verão de 1999, cerca de 300 prisioneiros sérvios em mãos do chamado Exército de Libertação de Kosovo (UÇK) foram levados em camiões a uma casa na cidade de Burrel, na Albânia, com a cumplicidade do actual primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi.
Uma vez lá, extirpava-se-lhes diversos órgãos para serem utilizados no tráfico internacional, até que os prisioneiros perdiam a vida.

Essas graves afirmações fazem parte do livro “A Caça: Eu e os criminosos de guerra”, publicado na semana passada em Milão por Carla del Ponte, promotora do auto-intitulado Tribunal Internacional Penal para a ex-Iugoslávia.

Del Ponte relata no livro que o escritório dirigido por ela “começou a receber informações ao longo do verão de 1999 sobre umas 300 pessoas que teriam sido transportadas em camiões atravessando a fronteira ao norte da Albânia (...) Aos prisioneiros mais jovens, sãos, fortes e melhor alimentados eram evitados os golpes. Eram atendidos por médicos e posteriormente transferidos para outras estruturas de detenção em Burrel. Ali eram alojados numa casa amarela, onde lhes extirpavam órgãos”.
Uma vez extraídos, esses órgãos “viajavam ao estrangeiro para serem entregues em clínicas onde os esperavam pacientes que tinham pago por isso. Depois de terem extirpado um rim, alguns prisioneiros eram devolvidos à prisão, provocando finalmente a morte”.

Nesta época, enquanto guardava para si a denúncia desses crimes de lesa-humanidade cometidos pelos separatistas do UÇK, Del Ponte esmerava-se em acusar Milosevic por genocídio.

O livro, escrito em colaboração com Chuck Sudetic, ex-correspondente do New York Times na região, assinala que “o tráfico de órgãos era feito com o conhecimento e a aprovação activa de altos oficiais do UÇK”, que era o principal beneficiário do dinheiro obtido com os crimes.

RTP/PPD/PSD

Dos últimos sete entrevistados do programa Grande entrevista, de Judite de Sousa, cinco são do PSD, os outros dois não são políticos. Esta semana cabe a vez a Pedro Passos Coelho, o que significa que há dois meses que o principal programa de entrevistas da estação pública está transformado numa espécie de órgão de informação do PSD. Elucidativo acerca de estranhos conceitos de pluralismo e democracia.

domingo, 11 de maio de 2008

Democracia ?

«Ermelinda não sabe o que é o RSI. Cândida vai deixar de tomar os medicamentos. À Laurinda ajudam-na os filhos a pôr comida na mesa. Rostos da pobreza em Baião.

É uma questão de trocar as voltas ao relógio. Se Maria Ermelinda, habitante de Baião, servir o almoço ao marido às três da tarde, os dois já conseguem saltar o jantar sem que o estômago reclame demasiado. "Se a fome aperta, come-se sopa. Se fizermos um bocado de arroz, já não se come fruta, que é para sobrar prà vez seguinte". »
Público 11.05.2008

Há quem pense que Democracia é uma sociedade onde baste existir a liberdade de se dizer o que vai na alma. Penso que a Democracia é muito mais que isso, a começar pelo respeito pela dignidade humana.

Até quando?

Para Eugen Weinberg, analista do Commerzbank, os recordes consecutivos dos preços do petróleo devem-se menos a "mudanças fundamentais" do que "ao aumento da proporção da procurados investidores, que está a fazer subir os preços".
“Acredito que chegaremos aos 150 dólares por barril nos próximos seis meses”.



O que é curioso é que esta noticia já não espanta nem aflige o comum dos mortais.
Até quando?

Pergunta pertinente, a do Olaio.
Quanto à resposta, julgo que não faltará muito tempo (não sei a data, nem a hora) para ela ter que ser dada.
Falta saber quem actuará primeiro, se as classes mais desfavorecidas porque a fome alastrou o suficiente para não poder ser calada, se as classes médias porque não suportam mais ver que só a nobreza (ai não que não existe…) tem acesso ao que elas antes também podiam usufruir. E sobretudo, porque descer de nível de vida, não é o mesmo que dizer que a vida está má, quando se pode continuar a fazer quase tudo o que se quer, sabendo que de facto há quem apenas sobreviva, mas são os outros…
A nobreza, vai continuar a viver fechada nos seus castelos e a desfrutar do mesmo nível de vida inter pares, porque o aforro, não o dos certificados, dá para poderem continuar a pairar sobre as agruras dos comuns mortais.
A menos que, e ninguém sabe ao certo o devir da história, a sequência de 1789, 1917 e dois mil e qualquer coisa se aproxime.

sábado, 10 de maio de 2008

É isto liberdade de imprensa?

“A edição desta semana da revista "TV Mais" foi esta madrugada retirada das bancas após Ricardo Araújo Pereira, dos Gato Fedorento, ter interposto uma providência cautelar pelo facto de a publicação da IMPRESA ter publicado imagens da sua casa. Ricardo Araújo Pereira e a sua família foram recentemente alvo de ameaças por um grupo de extrema-direita.”
Será que sob a capa da liberdade de imprensa se pode pôr em causa a privacidade e a segurança de uma qualquer pessoa e da sua familia?
Acho execrável a atitude deste tipo de imprensa.

"Estaleiros de Viana fazem navios para Hugo Chávez"*

* titulo de noticia no DN
“A empresa naval de Viana do Castelo deverá assinar, no mínimo, um acordo de intenções com a Petróleos da Venezuela para vir a construir quatro navios para aquele país, dois asfalteiros e dois cimenteiros, um negócio de cerca de 200 milhões de euros, disse ao DN o presidente da Empordef. Parreira de Campos sublinha que se trata de um negócio importante para a empresa, representando dois anos e pouco de trabalho, tendo em conta o valor em questão.”

O que é curioso nesta notícia é que ela não é propriamente importante pelo seu conteúdo, o que nela importa é a mensagem que o título transporta “fazem navios para Hugo Chavez”. O que se pretende passar é a ideia que é Chavez que controla tudo, os Navios não são para a Venezuela, são para o seu Presidente, a mensagem fica, e assim se constrói a imagem de Chavez o “ditador”. Sub-repticiamente, “inocentemente”, se vai construindo o preconceito.

Granitos Folk

O CONTAGIARTE SAI à RUA!
FESTIVAL GRANITOS FOLK
5ª EdiçãoFestival de Música de Raíz Tradicional
12, 13 e 14 de Junho
nos Jardins do Palácio de Cristal
BILHETES FESTIVAL, para os 3 dias já à venda no Contagiarte
O Granitos Folk, festival de música tradicional, chega todos os anos no Verão, desde Junho de 2004 como uma mostra de músicas, danças, cantares e festas tradicionais. São as tradições e as raízes "moldadas" pelas novas gerações, a alma de um povo, de uma povoação ou região, a ancestralidade "actual" ... é o Granitos.
O Granitos Folk, produzido e organizado pela Acaroassociação cultural de artes organizadas, nas quatro edições passadas (2004 a 2007), foi realizado no espaço da associação, o Contagiarte. A crescente procura por parte do público, consequência do trabalho de formação e sensibilização de públicos que temos vindo a desenvolver com o projecto Contagiarte, foi um dos grandes motivos que nos levou a redimensionar o festival Granitos Folk e a levá-lo para um espaço onde seja possível receber muitos mais espectadores, outro motivo foi o querer torná-lo num festival internacional e proporcionar a troca de experiências entre os participantes e divulgar novos projectos internacionais da música Folk, por fim (e nunca por último) o desejo de querer dar maior visibilidade ao evento.

Cozinhar o planeta em lume brando


sexta-feira, 9 de maio de 2008

Igualzinho em Portugal...

oEm muitos casos a percepção é diferente da realidade e a Suécia é, assim, diferente da Sverige. Mas não em todos. A noção de que conduzimos a res publica de forma distinta dos suecos é, de facto, real. Em 1995, a vice-primeira ministra sueca Mona Sahlin retirou-se da política activa depois de um jornal ter descoberto que usou um cartão de débito de trabalho para fazer compras pessoais no valor de 2000 coroas (cerca de 200 euros). Em 2006, a ministra dos negócios estrangeiros Laila Freivalds demitiu-se depois de se descobrir que fez declarações falsas à imprensa sobre o encerramento do website de um partido político. No mesmo ano, o recém-eleito primeiro ministro Reinfeldt demitiu duas das suas ministras - poucas semanas depois de terem sido nomeadas - quando se descobriu que não tinham declarado o pagamento de babysitters e de não terem pago a taxa de TV. Com excepção da primeira, nenhum destes políticos regressou ao activo. A política é um contrato social sancionado pela vontade popular e o escrutínio público da sua falta de ética retirou legitimidade a estes políticos para continuar no poder. Em Portugal, por outro lado, um primeiro ministro recentemente demitido por falta de competência e reprovado pela vontade popular insiste em regressar ao poder. Em 1642, numa carta escrita a D. João IV, a Rainha Kristina da Suécia afirmou que gostaria que se «restituisse de ambas as partes a sincera confiança, e boa correspondência e comunicação justa e conveniente». Também os portugueses precisam de restituir a confiança que têm na sua classe dirigente.
Ver artigo completo aqui

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Os Deolinda lançam “Canção ao Lado”

O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital.
O concerto de lançamento do disco de estreia dos Deolinda, “Canção ao Lado”, vai ser hoje dia 7 de Maio no Cinema S. Jorge, em Lisboa a partir das 21h.
Quem quiser dar uma espreitadela por algumas das musicas que logo à noite se poderão ouvir no palco do S. Jorge, é só clicar aqui, ou aqui.
A todos os que forem assistir ao lançamento do disco, um bom espectáculo!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Não há nada como ter bons professores

António Morais, antigo professor da Universidade Independente que em 1996 leccionou quatro das cinco disciplinas com que José Sócrates concluiu a sua famosa licenciatura e que nessa mesma altura, era assessor do secretário Estado Armando Vara, foi ontem pronunciado pelos crimes de corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais, alegadamente praticados naquele mesmo ano.

Isto não é uma brincadeira

O humorista Ricardo Araújo Pereira (RAP) dos 'Gato Fedorento', foi ouvido como testemunha de acusação no processo que opõe Ministério Público e 36 skinheads por crimes de discriminação racial. Entre os arguidos, está Mário Machado

RAP apresentou queixa há cerca de um ano, depois de ter sido alvo de ameaças de elementos da extrema-direita no Fórum Nacionalista.

As ameaças surgiram depois de os “Gato Fedorento” terem colocado em pleno Marquês de Pombal um outdoor a incitar ironicamente à imigração, colocado ao lado de um outro outdoor do Partido Nacional Renovador onde se podia ler "Basta de imigração, nacionalismo é solução".

Depois deste episódio, elementos da extrema-direita escreveram no Fórum que teriam que "fazer uma visita à hora de saída do colégio X, onde um destes burgueses (de os Gato) tem os seus filhos a estudar". Nesse colégio, estudava a filha de RAP.

O humorista viu-se obrigado a "mudar de vida", tendo na altura ficado "preocupado ao ver o nome da filha de três anos" no sítio na Net, teve que mudar de casa, viu-se na obrigação de mudar a filha de colégio. E lamentou que por causa das ameaças tivesse que deixar de acompanhar a filha ao novo colégio.

Trocas (4)





Trocam-se estes objectos reutilizáveis por alimentos, flores, gasóleo, bilhetes de cinema e espectáculos, ou outros produtos perecíveis ou que não ocupem espaço.

- Molduras douradas, suficientemente velhas para serem bonitas.

- Cadeira metálica prateada dobrável.

- Malas de sonho em pele e cartão

domingo, 4 de maio de 2008

Manipulação groseira sobre o Tibete

Pelos vistos esta foto já chegou às caixas de correio electrónicas portuguesas, quem quiser saber a história desta foto, pode consultar este post no blog Acercadasideias.

Debate politico no PS

O debate politico também está aceso no seio do PS.
Nas eleições para a concelhia da Amadora, o candidato derrotado, afirmou que o processo tinha "irregularidades graves" e que "isto não pode ficar assim, quero ver tudo esclarecido", ameaçando levar o caso até às últimas consequencias, ou seja a barra do tribunal.
Esta polémica surge depois da inscrição de cerca de uma centena de novos militantes, que entraram naquela estrutura socialista na data limite (seis meses antes do acto eleitoral) para poderem votar nas eleições concelhias de Março último.
O Expresso cita alguns destes novos filiados no PS, que dizem ter recebido cartas com cartões de militante, e as vinhetas que comprovam o pagamento de quotas - sem que, afirmam, alguma vez se tenham inscrito no partido ou pago qualquer valor.
Como se pode ver, o debate politico no seio do PS também está bastante edificante.

Confronto politico no PPD/PSD

Pedro Passos Coelho (PPC), indiferente ao facto do PPD/PSD do DB (Durão Barrosso), não ter dinheiro nem crédito junto da banca para pagar a coima que lhe foi aplicada, sobe a parada do debate politico na corrida à liderança do actual PPD/PSD do LFM (Luis Filipe Menezes), desafiando os seus adversários a mostrarem as suas fontes de financiamento e a forma como irão controlar os gastos com a campanha, demonstrando que apesar da sua juventude, já sabe muito bem o que a casa gasta.
Este contra-ataque de PPC, surge depois de MFL (a Manuela, claro!), ter afirmado numa entrevista ao "Expresso", que não tinha tanto dinheiro para fazer campanha como o PPC, dando a entender que muito provavelmente PPC possui algum crédito junto da banca.
Como se pode constatar, o debate politico no seio do PPD/PSD está ao rubro.

Esta afirmação politica de MFL surge na mesma semana em que a senhora demonstrou que se encontra nos antípodas do pensamento politico de JS (José Sócrates), pois contráriamente àquele, esta não mente.

Bancos já não dão crédito ao PSD

O Secretário Geral do PSD, o Sr. Ribau Esteves, enviou uma carta ao Sr. Presidente do Tribunal Constitucional (TC), alegando que o PPD/PSD não tinha condições para pagar a coima resultante da condenação por financiamento ilegal deste partido por parte da SOMAGUE, o Sr. Ribau informou que estava em causa a própria sobrevivência do PPD/PSD e que os bancos não lhes concediam crédito (ao que eles chegaram).
O Juiz Rui Moura, presidente do TC, sensível a estes argumentos, permitiu que a dita coima pudesse ser paga em 4 módicas prestações, sendo a primeira paga no já próximo mês de Agosto e a última no final do ano de 2009, se entretanto nada de estranho ou normal acontecer.

sábado, 3 de maio de 2008

Festival Sementes

3 de Maio 16h00
Teatro Extremo - Almada
Mestre Filipe e as suas Marionetas “O Aniversário da Velhinha” (Portugal)(marionetas)Público: p/todos
Esta peça conta a história de uma velhinha de 99 anos que é visitada pela Morte, a fim de a levar consigo. Mas o caso inverte-se, e em vez da velhinha morrer, a Morte vive... Desta forma o encontro, que deveria ser breve, prolonga-se numa alegre vivência entre ambas até à festa dos seus 100 aniversários...

Ficha Artística:
Encenação e concepção artística: Luís Filipe Baptista; Cenografia: Carla Alexandra; Marionetas: Luís Filipe Baptista e Carla Alexandra; Manipulação e interpretação: Carla Alexandra e Filipa Alexandra

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Adensa-se o combate no PPD/PSD

Pedro Passos Coelho (PPC), que se assume como um “reformista e um liberal”, que “não tem medo das palavras”, embora garanta não ser de “direita nem de esquerda”, nem carne nem peixe antes da família das anémonas, acredita “que são as empresas que criam riqueza e valor”, opinião que o coloca em claro confronto politico com as restantes candidaturas à liderança do PSD, pois há candidatos que defendem que deve existir uma virgula entre a palavra “empresas” e o “que” e outros que defendem que ela deve ficar noutro local, situação que pode gerar um acérrimo confronto nos próximos dias.

Numa manifestação de profunda originalidade, PPC que se candidata ao PPD, considera que são valores da sua candidatura: as pessoas, liberdade, verdade, confiança, esperança, mudança, união, mérito, autoridade e oportunidade. O que parece sugerir, que muito provavelmente, PPC também contratou a agência de comunicação que tratou extraordinariamente da imagem do Luís Filipe Menezes.

Por fim PPC prometeu uma campanha de “entusiasmo”, como se fosse coisa que pudesse faltar no PSD com tanto figurão a perfilar-se para subir ao palco da palhaçada mediática, realçando no entanto, que uma das suas grandes qualidades, reside no facto de ainda não ter ocupado nenhum cargo de poder, facto que lhe permite ter uma folha de cadastro completamente limpa, logo pronta a ser profundamente preenchida.

Agrocombustiveis

Alex Falco Chang, Via Rebelion