segunda-feira, 18 de maio de 2009

É preciso ensinar os professores

Este governo através do Ministério da Educação continua a tratar os professores de forma desprestigiante, agora resolveu criar o Manual do Aplicador, através do qual o Ministério da Educação (ME) ensina aos professores o que têm de dizer aos alunos no início, no meio e no final das provas. As ordens do ME são claras: "Não procure decorar as instruções ou interpretá-las, mas antes lê-las exactamente como lhe são apresentadas ao longo deste manual".

Com contagem de tempo, seguem-se as frases que os docentes deverão ler: "Em primeiro lugar, chamo a atenção para o facto de não poderem falar com os vossos colegas" ou "Acabou o tempo. Não podem escrever mais nada. Agora vão ter o intervalo".
Outros exemplos extraídos do chamado Manual do Aplicador:


Primeira parte:
"Leia em voz alta: 'Agora vou distribuir as provas. Deixem as provas com as capas para baixo'; 'Podem voltar as provas. Escrevam o vosso nome no espaço destinado ao nome'; 'Querem perguntar alguma coisa?'"

"Desloque-se pela sala, com frequência", "Rubrique o enunciado no local reservado para o efeito".

"Leia em voz alta: 'Ainda têm 15 minutos'; 'Acabou o tempo'. 'Estejam à porta da sala às 11h e 20 minutos em ponto'. 'Podem sair"

Segunda parte:

"Leia em voz alta o seguinte: 'Agora vão iniciar a segunda parte da prova. Podem começar. Bom trabalho!"

"Recolha as provas e os rascunhos". "Mande sair os alunos, lendo em voz alta: 'Podem sair. Obrigado pela vossa colaboração!'"

E dessa forma, os professores são tratados como incompetentes que tem que ter tudo escrito para não prejudicar os alunos, já estou a ver o Governo a fazer um manual para os Juizes conduzirem os julgamentos e por ai a fora.

5 comentários:

imelda disse...

Isto está escrito mesmo assim?

A Ministra pensa que os professores são atrasados mentais como ela... é que há uma grande diferença!
E se a Ministra da saúde se lembra de dar ordens da mesma maneira.Vasectomia ao Sócrates :desinfectar cuidadosamente a pele, esperar três minutos, pegar no bisturi e fazer uma incisão vertical de 5 centimetros...Hã foi um corte longe de mais.. Paciência.

Anónimo disse...

Que havemos de fazer para mudar o nosso país?

Olaio disse...

Anónimo, quanto a mim, acho muito sinceramente que devemos fazer os possíveis e impossíveis para provocar uma ruptura com as politicas que têm governado este país nas últimas décadas.

Anónimo disse...

Mudar as políticas.. isso pode ser, mas leva um tempão.
Antes de mais nada correr com estes gajos votando á esquerda

Olaio disse...

É isso mesmo, votar à esquerda e nenhum voto de esquerda deve ir para o PS