sexta-feira, 6 de junho de 2008

O pesadelo americano

Uma câmara de vigilância dá-nos a imagem de uma rua movimentada da cidade de Connecticut nos Estados Unidos. Um idoso (Angel torres) de 78 anos de idade aparece no passeio do lado esquerdo do ecrã e começa a atravessar a estrada, de repennte aparecem dois carros em contra mão, o primeiro desvia-se mas o segundo carro bate em cheio no velho, o corpo dá uma volta no ar e fica estatelado no chão.
Os carros seguem em frente e a uns cinquenta metros, no primeiro cruzamento, viram à direita e desaparecem desta história.


No ecrã permanece um corpo na via, os carros continuam a circular, nos passeios quem passa continua a sua vida olhando de lado para aquele vulto, alguém se aproxima do limite do passeio, olha, mas não vai mais longe, afasta-se. Durante algum tempo as gentes passam, vão e vêm, mas Angel Torres permanece só, prostrado numa rua de Connecticut, até que por fim, timidamente, receosamente, alguém se aproxima dele, outros se juntam, mas param a uma certa distancia, por fim o filme acaba quando um carro, aparentemente da policia aparece ao fundo.

Esta história foi noticia pelo menos na “SIC noticias” e no "Público on-line", sendo bem a imagem do que se transformou a sociedade americana, o supra-sumo do capitalismo, individualista e desumano, o sonho americano transformado em pesadelo!

1 comentário:

Silvares disse...

Esse problema não é exclusivo da sociedade americana. É uma questão que decorre da desumanização da sociedade Ocidental de um modo geral. entre nós, portugueses, a coisa não seria assim. Mas nós somos latinos e fervemos em menos água que uma lata de feijão manteiga. Talvez por isso estamos condenados à pobreza... por sermos demasiado humanos.