sábado, 21 de junho de 2008

Pode ser só uma birra

Pode ser só uma birra dos Checos mas no entretanto não deixa de me dar um certo gozo pensar que políticos como Sócrates e Barroso, vão continuar com fortes insónias.

Pois bem o que se passa é que os líderes europeus reunidos na Cimeira da União Europeia em Bruxelas admitiram que a República Checa não está, de momento, inclinada a ratificar o Tratado de Lisboa.
Numa declaração conjunta, os líderes da União reconhecem as razões da suspensão da ratificação checa, mas descartaram uma renegociação do tratado.
O processo de ratificação pelo Parlamento checo teve que ser suspenso, depois de o Senado ter pedido ao tribunal Constitucional do país que averiguasse se o documento infringe ou não a Constituição.


Entretanto o primeiro-ministro Checo, Mirek Topolanek, afirmou durante a Cimeira que não apostaria 100 coroas checas (cerca de 4€) numa resposta afirmativa do Parlamento.
De recordar ainda, que logo após o voto irlandês, na semana passada, o presidente checo,
Vaclav Klaus, disse que o veto "matou o Tratado de Lisboa".
Durão Barroso que pelos vistos não tem andado muito bem disposto nestes últimos dias, já afirmou que:"É inconcebível que um governo assine um tratado sem a intenção de ratificá-lo. É um princípio da lei internacional".


Parece que as coisas não estão fáceis, por mais trapalhadas e aldrabices que estes eurocratas inventem.

Sem comentários: