Pode ser só uma birra dos Checos mas no entretanto não deixa de me dar um certo gozo pensar que políticos como Sócrates e Barroso, vão continuar com fortes insónias.
Pois bem o que se passa é que os líderes europeus reunidos na Cimeira da União Europeia em Bruxelas admitiram que a República Checa não está, de momento, inclinada a ratificar o Tratado de Lisboa.
Numa declaração conjunta, os líderes da União reconhecem as razões da suspensão da ratificação checa, mas descartaram uma renegociação do tratado.
O processo de ratificação pelo Parlamento checo teve que ser suspenso, depois de o Senado ter pedido ao tribunal Constitucional do país que averiguasse se o documento infringe ou não a Constituição.
Entretanto o primeiro-ministro Checo, Mirek Topolanek, afirmou durante a Cimeira que não apostaria 100 coroas checas (cerca de 4€) numa resposta afirmativa do Parlamento.
De recordar ainda, que logo após o voto irlandês, na semana passada, o presidente checo, Vaclav Klaus, disse que o veto "matou o Tratado de Lisboa".
Durão Barroso que pelos vistos não tem andado muito bem disposto nestes últimos dias, já afirmou que:"É inconcebível que um governo assine um tratado sem a intenção de ratificá-lo. É um princípio da lei internacional".
Parece que as coisas não estão fáceis, por mais trapalhadas e aldrabices que estes eurocratas inventem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário