sexta-feira, 27 de junho de 2008

Que Justiça II

Dois juízes foram agredidos na passada quarta-feira em Santa Maria da Feira após a leitura de uma sentença relativa a tráfico de droga. A agressão ocorreu numa pequena sala do quartel dos Bombeiros Voluntários locais onde decorria a sessão.

"Trata-se de um incidente grave que o Governo lamenta, mas o facto de ter ocorrido naquela sala de audiências (situada nos Bombeiros Voluntários) não tem a ver com as condições do tribunal de Santa Maria da feira. É a uma reacção a uma sentença. Não ter a ver com o local onde ocorreu", afirmou Conde Rodrigues secretário de Estado Adjunto e da Justiça.


Desde há milénios que o homem percebeu a importância que a arquitectura tem na sociedade, como forma entre outras coisas, de afirmar poderes, relações de poder, diferenças sociais. Por isso os arquitectos projectam tribunais com determinadas formas e características, para que rapidamente eles assumam o papel para que foram criados, para que na sala de audiências facilmente todos os intervenientes percebam as relações que devem prevalecer entre eles e o respeito que a justiça deve merecer.

Mas parece que para o pessoal deste governo e outros neo-liberais, estas questões são supérfluas, são adornos perfeitamente dispensáveis, Sócrates é bem o exemplo do que pensam sobre a arquitectura, mas o mesmo acontece noutras áreas da cultura (que é feito do ministério da cultura?).
Para eles a única coisa que tem realmente valor é a forma como hão-de sacar dinheiro por toda a parte, nem que para isso tenham que ter tribunais a funcionar em péssimas condições. Mas sacar dinheiro para distribuir por eles, não para investir em melhores condições para a comunidade.

É claro que quando se põe em causa séculos de civilização, de conhecimento o resultado só pode ser a multiplicação destas histórias de violência!

Sem comentários: