sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A capa do Público

A capa do Público de hoje pareceu-me assaz interessante. Primeiro pela magnífica foto de Nélson Évora, não só pelo seu significado mas também pelo "gesto" em si.

A outra coisa interessante mas de sentido diametralmente oposto, é o título e a notícia que foi colocada por baixo da foto. Por mais exercícios de demagogia, com aprovações de leis que obrigam a paridades forçadas e que nada alteram, a verdade é que quando se trata de legislar no sentido de acabar com factores que são determinantes na desigualdade entre géneros, Sócrates e estes “socialistas” nada fazem. O Código do Trabalho que o governo se prepara para aprovar, só irá agravar o problema!

3 comentários:

Silvares disse...

Não sei se viste as imagens em movimento na televisão. Nelson Évora bateu com o punho fechado no peito e depois abriu o braço (o gesto em si nesta foto) em direcção aos seus companheiros da Missão Olímpica Portuguesa agradecendo o apoio e os aplausos. Aliás, um seguidor da fé Bahá'i como o nosso campeão encara as coisas de uma forma absolutamente pacífica, nada revolucinário. Évora é um homem de Fé.

jorge disse...

És tu, Olaio, a mesma pessoa que há uns tempos condenava este jornal por reduzir uma manifestação comunista a uma fotografia em que aparecia um tipo qualquer com ar de tolo e uma bóina com uma estrela vermelha? Lembro-me de conversarmos sobre isso e (coisa rara!) estarmos de acordo sobre isso ser deplorável. Mas descontextualizar o gesto do Nelson Évora já é "assaz interessante"... Interessante. Assaz.

Olaio disse...

Silvares, obrigado por me elucidares acerca do “gesto”, mas os fotógrafos tem essa capacidade de com uma foto muitas vezes nos conduzirem para realidades distintas do contexto em que a mesma foi obtida, não só o fotógrafo como o editor (julgo que é assim que se diz) que escolhe a foto.

Jorge, sou eu o mesmo que condenou a foto do Público sobre a manifestação do PCP em Março, e o mesmo que no 25 de Abril elogiou a foto que o mesmo jornal colocou sobre a manifestação, foto que ainda está na barra lateral do blog, lá bem para o fundo. É só para te mostrar que as minhas opiniões têm a ver com factos concretos e não com qualquer preconceito.

Por fim só me resta registar que "entenderam" a piada da foto, o que é assaz interessante e que a noticia por baixo da foto, não vos mereceu qualquer comentário, o que é interessante, mas nem por isso assaz.