quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Respeito pelo trabalho

Ao fim de 14 anos de espera, os ex-trabalhadores da fábrica do Mindelo receberam esta terça-feira metade do valor das indemnizações a que têm direito. Um juiz do Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia tomou a decisão de entregar quase 4 milhões de euros aos 418 ex-funcionários da antiga empresa têxtil, a maior parte do dinheiro é relativo a salários em atraso, indemnizações e subsídios.
O dinheiro para pagar aos trabalhadores resultou da venda do património imobiliário da fábrica do Mindelo em 2005, que rendeu perto de 7 milhões de euros.


Uma das características mais desprezíveis da sociedade capitalista é o desprezo que o poder e o capital tem pelo trabalho, pela capacidade criadora e transformadora dos indivíduos, por aquilo que é essencial para a vida e existência das sociedades, factor fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Esta história é um exemplo disso, 14 anos esperaram os trabalhadores para receberem metade do valor a que tinham direito.

Nesta sociedade a propriedade privada dos meios de produção, muitas vezes (sempre?) adquirida por processos criminosos, é defendida e protegida como se de coisa sagrada se tratasse, no entanto o trabalho é tratado como acto menor e desqualificador, como coisa a que está condenado quem não sabe fazer mais nada e os trabalhadores como se seres inferiores fossem.

Uma sociedade que não respeita o trabalho é uma sociedade que se corrói, que se autodestrói e que de certeza não vai muito longe.

3 comentários:

Anónimo disse...

É um bom exemplo do que é o sistema capitalista.
Respeito existe, mas pelo dinheiro e pelo poder.

Anónimo disse...

É um bom exemplo do que é o sistema capitalista.
Respeito existe, mas pelo dinheiro e pelo poder.

jorge disse...

O antero do quintal é gago?