quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Os Jogos Olimpicos

Os média ocidentais (não fossem eles propriedade de quem são), assim como muitos governos, estão envolvidos numa campanha sem precedentes, para descredibilizar os Jogos Olímpicos de Pequim.

A coisa é de tal forma que chegou ao ridículo de num dos jornais televisivos de hoje (ontem), ser confrontado com a seguinte noticia:
- O jornalista afirma que a chama olímpica foi recebida em Pequim e que mesmo ai, ela foi alvo de protestos, e aparecem imagens do protesto, a imagem não se percebe bem de inicio, nota-se um poste e de repente percebe-se que há uma pessoa empoleirada nele. O repórter aparece de costas para a câmara e começa a falar com alguém ao telemóvel, percebemos depois que está a falar com o sujeito empoleirado, segundo parece um americano que resolveu protestar em cima de um poste chinês. E este facto é noticia por este mundo fora.

O repórter graceja com esta nova forma de manifestação, a situação é caricata mas parece que não é o ridículo que vai impedir estes “jornalistas” de continuar a sua campanha.

1 comentário:

Silvares disse...

Por acaso dei por mim a imaginar se aquela cégada na Quinta da Fonte tivesse acontecido em Portugal durante o Euro 2004. Como seria tratada nos media internacionais? Dar-lhe-iam alguma atenção? Portugal seria acusado de racismo e xenofobia, falta de controle das polícias sobre a sociedade civil? Enfim, a manipulação de informação é uma forma de vida no mundo ocidental, já se sabe. Mas consta que, lá para as Chinas, a coisa é bastante mais controlada em termos de informação. Isso parece-me não ser má vontade dos media ocidentais. A falta de liberdade de expressão é um facto, por aquelas bandas.