segunda-feira, 31 de março de 2008

Afinal não são só terroristas

As luzes são fluorescentes, o cenário é colorido, há música em alto volume, e a audiência interrompe para aplaudir quando se entusiasma. No final, os concorrentes ouvem um veredicto do júri, e o público que não está presente pode votar por SMS no seu favorito. O vencedor ganha um prémio milionário.

O Poeta dos Milhões é um programa de uma estação de televisão de Abu Dhabi que está a ter uma atenção inusitada e um sucesso pelo mundo árabe que tem atraído concorrentes de locais desde o Iémen à Mauritânia. Todas as terças-feiras, cerca de 70 milhões de telespectadores por todo o mundo árabe vêem os concorrentes recitar poesia tradicional. Escrevem no estúdio e competem por um prémio de um milhão de dirhams (mais de 176 mil euros).Quem não viu a emissão ao vivo pode ver vídeos no YouTube (para quem não fala árabe, pode procurar por Million"s Poet).

A ideia é ressuscitar a poesia nabati na televisão, este tipo de poesia é diferente da clássica ou erudita; usa um árabe mais coloquial e é tradicionalmente de expressão oral, uma arte nas tribos nómadas beduínas desde o século IV, servindo para elogiar a tribo, fixando a sua história ou para transmitir conselhos ou notícias. Muitos dos concorrentes vêm de tribos beduínas de zonas pobres.

A primeira edição já terminou, a segunda vai a meio. Cerca de sete mil pessoas - incluindo algumas mulheres - candidataram-se à participação no programa na primeira edição. Foram seleccionados 48, que puderam declamar os seus poemas ao vivo. Estes são de tema livre, na primeira parte do programa que tem um total de duas horas. Na segunda parte, há um tema dado pelo júri - já foram propostos tópicos como camelos, café ou o respeito pelos pais.

"Este programa tem estado a ter mais audiência do que o futebol. Mais do que o futebol - conseguem imaginar isso?", espantava-se um concorrente de 33 anos da Arábia Saudita, Mahdi al-Wayli, citado pelo Times.
No Iémen, o concorrente iemenita Abdulrahman Al-Ahdal, que venceu duas "medalhas" no concurso, regressou a Sanaa para receber uma distinção do ministro da Cultura, escreveu o Yemen Times (em inglês).
Abdulrahman Al-Ahdal tentou explicar o segredo do seu sucesso num dado poema, A filha do arabismo. "Combinei dialecto do Golfo, dialecto iemenita e árabe standard. Enquanto o escrevia chorei, e quem o ouviu também. Usei árabe, linguagem do Corão e dos que procuram o paraíso", contou.

Fotos de fim do século

Foto de José Maria frade

sábado, 29 de março de 2008

Hoje muda a hora

Uma história exemplar.

Para poupar energia as autoridades do país determinaram que às zero horas do dia vinte e cinco, os relógios se atrasavam uma hora, passando a marcar as vinte e três horas do dia vinte e quatro. Deste modo as pessoas que se levantassem às sete horas do dia vinte e cinco, não tinham que acender luz alguma, porque na realidade seriam oito horas e o Sol já estaria em plena actividade.

Quando chegou o momento, as zero horas do dia vinte e cinco, as gentes de Santa Bernardina del Monte, obedientes como eram, atrasaram os seus relógios uma hora. Eram então, ou voltaram a ser, as vinte e três horas do dia vinte e quatro. Uma hora depois os relógios voltavam a marcar as zero horas do dia vinte e cinco. As gentes de Santa Bernardina del Monte, obedientes como eram, atrasaram os seus relógios uma hora. Voltaram a ser então, as vinte e três horas do dia vinte e quatro. Uma hora depois, os relógios voltavam a marcar as zero horas do dia vinte e cinco.

- Que faço, mamã? – Perguntou uma criança – atraso o relógio?
- Claro filho: devemos ser respeitosos das disposições da autoridade – afirmou a mãe.

Todos os habitantes de santa Bernardina del Monte agiam respeitando este preceito, mas uma hora depois os relógios voltavam a marcar as zero horas do dia vinte e cinco. Novamente os pacíficos habitantes de Santa Bernardina del Monte atrasaram os seus relógios uma hora. Punham-se então a esperar a passagem dos sessenta minutos que faltavam para voltar a atrasar os relógios, mas alguns tinham sono e foram dormir, não sem antes estabelecer turnos de tal modo que havia sempre alguém desperto à hora de atrasar o relógio.
Na manhã seguinte continuavam a ser vinte e três horas do dia vinte e quatro. Uma hora depois eram zero horas do dia vinte e cinco e imediatamente depois, voltavam a ser vinte e três do dia vinte e quatro. Faltavam nove horas para que abrissem as oficinas e os comércios. Uma hora depois faltavam oito, mas em menos tempo do que tardava um galo a cantar, e efectivamente já havia muitos galos a fazê-lo, voltavam a faltar nove.

Os habitantes de Santa Bernardina del Monte, a manter-se este estado de coisas, iriam morrer de inanimação. No entanto muito diferente foi a causa da sua morte. Três dias depois da mudança de hora, um funcionário do governo central que passava pela povoação, interpretou a atitude das pessoas daquele lugar como uma greve geral por tempo indeterminado, e deu disso parte aos seus superiores. Pouco depois, dez mil soldados entraram com helicópteros e tanques em santa Bernardina del Monte aniquilando os insurrectos.

Os relógios do povo, ficaram então divididos em duas categorias: os que avariados pelas balas, ficaram parados numa hora entre as vinte e três e as vinte e quatro, e os que seguiam marchando livremente, podendo chegar muito mais além das zero horas sem que ninguém os voltasse a atrasar. De todo o modo algumas horas depois eles sozinhos voltavam a marcar as vinte e três, como se sentissem nostalgia dos seus disciplinados donos, que em paz descansavam.

quinta-feira, 27 de março de 2008


O que aconteceu no Tibete Há duas semanas.

"Um jornalista da Economist esteve no Tibete durante os incidentes deste mês. Conta aqui o que se passou. É uma versão dos acontecimentos que não bate certo com a propaganda dos activistas tibetanos.
A intervenção das autoridades chinesas ocorreu depois dos ataques de caracter xenófobo dos tibetanos à propriedade e à vida dos cidadãos de etnia chinesa. Note-se que os ataques foram feitos contra cidadãos chineses comuns e não contra uma qualquer força ocupante. Esta táctica é pouco consentânea com o espiritualismo e o pacifismo do Dalai Lama e dos seus apoiantes no ocidente."
Via Blasfémias

DIA MUNDIAL DO TEATRO NO TEATRO EXTREMO

A comemorar o Dia Mundial do Teatro e o 14º aniversário da companhia, o Teatro Extremo apresenta dias 27 e 28 de Março, às 21h30m as últimas sessões de “Maria Curie” de Mira Michalowska, com encenação de Sylvio Zilber e interpretação de Isabel Leitão.

No Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março, o público tem entrada gratuita no Teatro Extremo.

Para saber mais sobre todas as actividades do Teatro Extremo consulte www.teatroextremo.com

quarta-feira, 26 de março de 2008

O IVA desceu de 21 para 20 por cento

14 de Março de 2008, o primeiro ministro José Sócrates afirmou em Bruxelas que é “leviano e irresponsável” falar em baixar impostos.

26 de Março de 2008 (12 dias depois), Sócrates anuncia baixa da taxa do IVA de 21 para 20 por cento.

É claro que o primeiro-ministro, honesto como é, vai dizer que a dia 14 não sabia do relatório do INE.
Como se ele não soubesse o que se passava há já muito tempo… é que se não sabia, ainda é pior.

É a isto que se chama crise (em euros)

Segundo a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) do Ministério da Economia, enquanto se registou um aumento de apenas 1,5% em euros no preço médio do barril de petróleo em Portugal, entre 2006 e 2007, o preço médio da gasolina 95 aumentou 3,4% em euros; o da gasolina 98 em 4,1% em euros; o do gasóleo rodoviário em 3,5% em euros; e o do gasóleo de aquecimento em 7,9 em euros.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Sobre a história do Tibete

Quando, no século XIII, o mongol Kublai Khan reunificou a China e fundou a nova e poderosa dinastia Yuan, o Tibete foi incorporado ao Império do Meio como uma de suas províncias. O italiano Marco Polo, que visitou a corte de Kublai Khan e registrou as observações de sua viagem, descreve o Tibete como uma das 12 províncias do império.Desde então, há 700 anos, o Tibete faz parte da China. Assim permaneceu nas dinastias Ming e Qing, que se seguiram. (…)A subordinação do Tibete aos sucessivos governos da China, (…) evidencia-se na presença de representantes do poder central em Lhasa; na nomeação e julgamento de funcionários locais; no envio de tropas para defender as fronteiras e manter a ordem interna; na condução centralizada das relações exteriores; na imposição de leis, decretos e regulamentos; na realização de censos demográficos; na cobrança de tributos; na redefinição de órgãos e divisões administrativas internas. É importante ressaltar também que, desde o século XIII, nenhum país reconhece o Tibete como um Estado separado da China.
Outra prova da incorporação do Tibete à China é a participação de delegados tibetanos em órgãos executivos e legislativos do poder central, desde a dinastia Yuan (…)

A China passou por fases de divisão e enfraquecimento do poder central, quando os governos locais, não só o do Tibete, adquiriam grande autonomia, muitas vezes estimulada por potências estrangeiras, interessadas em arrebatar fatias do território chinês.

Foi assim que a Rússia czarista ocupou uma parte da Mongólia e a dividiu em Mongólia Exterior e Mongólia Interior. Ou que o Japão invadiu a Manchúria e tentou restabelecer, sob seu controle, a dinastia Manchu dos Qing, derrubada pelo movimento republicano. Da mesma forma, a Grã-Bretanha, já senhora da Índia, do Butão do Sikkim e do Nepal, combinou seus ataques ao litoral chinês com a invasão do Tibete em 1888 e 1903 e com as tentativas de impor à China o Tratado de Lhasa e a Convenção de Simla.
A ocupação britânica do Tibete não vingou, mas a grande potência imperialista arrancou concessões e passou a estimular, entre lamas e nobres tibetanos, um movimento pela independência, isto é, pela separação do Tibete, para colocá-lo sob controlo ocidental. Após a Segunda Guerra Mundial e com o avanço da revolução popular na China, os Estados Unidos aderiram aos intentos britânicos, reforçando o movimento separatista com agentes, armas, treino, propaganda e apoio diplomático.

Ver aqui artigo sobre a história do Tibete.
Ver aqui post sobre o Dalai Lama

domingo, 23 de março de 2008

sábado, 22 de março de 2008

Mentiras e manipulações

Durante o dia de hoje vi ou ouvi referido em vários órgãos de comunicação social, RTP 1, RTPN e Público on line, esta afirmação em titulo:

«Lurdes Rodrigues classifica de “oportunismo politico” declarações da oposição sobre agressão de professora.»

No desenvolvimento da noticia, alguns meios esclareciam que a ministra falava na sequência de declarações dos deputados Pedro Duarte, do PSD, e de Nuno Magalhães, do CDS-PP.

Daqui se depreende que para estes meios de comunicação a oposição tout court se resume ao PSD e CDS.
Para que é que interessa a posição do BE e do PCP?
Ou porque é que não se refere que nem toda a oposição alinhou em aproveitamentos oportunistas como este?

Sobre o caso acontecido na escola Carolina Michäelis

Vivemos numa sociedade diversa. Nem todos os alunos das escolas provêm duma classe média que dá valor ao ensino e à ascensão social que este pode proporcionar. Nem todos aprenderam em casa a controlar a violência ou a respeitar os adultos. Esta circunstância tem que ser gerida? É claro que tem. Mas tem que ser gerida a todos os níveis. O sistema educativo não pode alhear-se dum facto que é geral e social, e endossar a sua gestão às escolas para que a façam sozinhas. Nem as escolas podem, por sua vez, endossá-la ao professor para que se encarregue dela, isoladamente, na sala de aula. E no entanto é isto que acontece: o professor vê-se na situação de um ponta de lança a quem os médios não passam jogo mas a quem os adeptos exigem mesmo assim que marque golos.
(…)
Mesmo que fosse exequível dar a 143.000 professores o mesmo treino em gestão de conflitos que se dá aos Grupos de Operações Especiais, duvido muito que isso fosse desejável. E creio que qualquer pessoa de bom senso duvidará comigo. A professora que aparece no vídeo não exibiu o auto-controlo sobre-humano que se espera, noutros grupos profissionais, apenas de uma elite. Ainda bem: no dia em que esse nível de auto-controlo for exigível aos professores o projecto educativo de toda a nossa sociedade terá falido.
Via As minhas leituras

Sinais da NOSSA crise

Mais um bom exemplo das virtudes da iniciativa privada.

Quantos milhões saltam para os bolsos destes expertos, com a conivência de expertos da mesma laia?
Será que somando todas as roubalheiras que vão sendo anunciadas na imprensa, às que nos passam ao lado sem darmos por elas, e ainda às aplicações ruinosas de dinheiro público, sem ninguém ser responsabilizado, tudo isso, não daria para o nosso 1º ministro anunciar mais do que esmolas nos benefícios sociais?

E eu sou o Adam Smith

A CMVM investigou, o Expresso revelou a história, o DIAP arquivou e o 'Jornal de Negócios' recordou-a agora.
No dia 9 de Março de 2007, a corretora Lisbon Brokers emitiu um "research" sobre o sector bancário, que não estava agendado para essa semana e que não foi feita pelo analista que acompanhava o sector. Na sexta-feira, 10 de Março, quatro clientes da Lisbon Brokers compram acções do BPI: a Fundação Berardo (297.441), Patrick Monteiro de Barros (um milhão), o "hedge fund" Ruby Capital Partners (um milhão) e Leopoldo Gerardo Furtado Martins (141.500). Na segunda-feira, 13, a Fundação Berardo compra logo de manhã mais 956.027 acções e Leopoldo Martins mais 490 mil. Nesse mesmo dia, o presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto, anuncia às 15h36 o lançamento de uma OPA sobre o BPI. As acções do banco, suspensas desde as 15h18, voltam a ser transaccionadas a partir das 16h10. Os quatro clientes da Lisbon Brokers vendem tudo, obtendo as seguintes mais-valias: Fundação Berardo - 940.187,42 euros; Patrick - um milhão e 70 mil euros; Ruby Capital - 705.274 euros; Leopoldo Martins - 428.825,40 euros.
O DIAP arquivou o processo porque não foi possível comprovar que alguém tenha passado a informação sobre a OPA. Donde, foi tudo acaso, coincidência, estar no sítio certo à hora certa. Pois. E eu sou o Adam Smith e acredito na mãozinha invisível. Que funciona realmente, como se vê por este belo exemplo.

Artigo completo aqui: http://clix.expresso.pt/gen.pl?=stories&op=view&fokey=ex.stories/267965

Quem é o Dalai Lama?

Em Outubro passado, a Câmara dos Representantes americana entregava ao Dalai Lama a medalha de ouro, a condecoração mais importante que aquela instituição pode conceder. Sua santidade, sempre sorridente, pronunciou um discurso em que elogiava Bush pelos seus esforços a nível mundial a favor da liberdade, da democracia e pelos direitos humanos, qualificou os EUA como “campeões da democracia e da liberdade”.

A fim de dar um ar de respeitabilidade ao 14º Dalai Lama, os mass media apresentam esta antiga figura principal de um sistema feudal e de uma estrutura sociopolítica teocrática, como um “representante da democracia”, pretendendo fazer crer que a “democracia há sido sempre o seu ideal”. No entanto o que acontecia no Tibete antes de 1959?

Até 1959 praticamente toda a terra arável, os bosques, as montanhas os recursos aquíferos, o gado e os habitantes do Tibete eram propriedade do governo, mosteiros e da nobreza local, as três categorias de proprietários do sistema feudal tibetano, que constituiam menos de 5% da população.
Os servos e os escravos, não dispunham de nenhum direito fundamental, nem tinham liberdade. Desde o nascimento, a sua existência, casamento e matrimónio dependiam da vontade do proprietário. Tratados como gado, os servos podiam ser vendidos, comprados, transferidos, propostos como dote, oferecidos a título de prenda a outros senhores, utilizados para pagar dividas, trocados por outros servos.
Os códigos existentes estipulavam claramente o preço da vida das diversas categorias sociais, que ia de pessoas que não valiam mais que um fardo de palha, a outros mais caros que o ouro. Frequentemente os servos e os escravos eram vítimas dos mais cruéis castigos, como arrancar-lhe olhos, cortar a língua ou as orelhas, as mãos ou os pés.

A integração da politica e da religião, constituía o fundamento do sistema feudal tibetano. Debaixo de um tal sistema, a religião não só era uma crença espiritual como entidade politica e económica. O despotismo cultural existente, não permitia que o povo pudesse escolher a sua própria crença religiosa e qualquer desvio resultava em brutais castigos ou mesmo na morte. Os servos não possuíam o mais elementar direito humano e viviam na indigência mais extrema.

Foi quando o governo popular da China acabou com este sistema em 1959, que o Dalai Lama e os seus seguidores se revoltaram, iniciando a sua luta pela “democracia”.
Com o objectivo de preservar a pureza da raça oprimida, o “governo” tibetano no exílio, condena os casamentos mistos entre os tibetanos e os demais.

sexta-feira, 21 de março de 2008

quinta-feira, 20 de março de 2008

As eleições americanas

As eleições de Novembro serão as mais caras em toda a história dos Estados Unidos. O posto de Presidente custará uns mil milhões de dólares, se se somarem os gastos de todos os pré-candidatos. Outro tanto custará a eleição do total dos membros da Câmara dos Representantes e um terço do Senado.

Só Barack Obama e Hillary Clinton haviam recolhido no final de Janeiro mais de 138 milhões cada um. Entre todos os candidatos Democratas (incluindo os que desistiram) o montante acumulado ascendia a mais de 370 milhões, a que se somam os quase 60 milhões e meio recolhidos pelo Comité nacional Democrata para a contenda eleitoral.

Farmacêuticas, bancos, empresas de Wall Street, corporações do complexo militar industrial e o lobby judeu estão entre os maiores contribuintes.

É fácil decifrar quem dirigirá a Casa Branca nos próximos quatro anos.

Puritanismos

A Eliot Spitzer, acompanhava-o a fama de fiscal implacável contra a corrupção e todo o tipo de ilegalidades, facto que o conduziu a tornar-se Governador de Nova York.
Há poucas semanas descobriu-se que o "impecável" funcionário era o "cliente 9" do "Emperors Club", um serviço de prostitutas de luxo, em que havia gasto milhares de dólares.
Tudo isto foi por ele reconhecido numa conferência de imprensa, onde apareceu acompanhado da esposa.
Spitzer foi duramente censurado e obrigado a renunciar, pelos seus prazeres eróticos principescamente pagos.
Este é mais um entre os cerca de 50 escândalos registados recentemente na vida politica norte-americana.

Bush e companhia, não enfrentarão a mínima condenação pela morte de milhares de iraquianos. Terminará o seu mandato e irá para o seu rancho no Texas receber as dádivas de todos aqueles a quem ele beneficiou.
Coisas do puritanismo norte-americano.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Requerimento à Sra. Ministra da Avaliação

«Quando se fazem balanços é, certamente, para realçar aquilo que se fez bem. [...] E foram tantas as coisas que fizemos bem, que não temos de perder tempo com o que fizemos mal.»

Vitalino Canas, porta-voz do Partido Socialista, 12.Março.2008

Senhora Ministra da Avaliação,

Venho, por este meio, solicitar a V. Excia autorização para aplicar, na minha auto-avaliação, o mesmo critério utilizado pelo partido político que sustenta o Governo na avaliação que fez do seu próprio desempenho.

Atenciosamente,
LmB

(Recebido por email)

O porteiro

"Bush sai do avião nas Lajes, acena, ignora-se para quem, gesto maquinal, sorriso levemente tolo. Aparece, face escancarada, comovida de efusão, o inevitável Durão Barroso. Bush, paternalmente, coloca-lhe a mão no ombro e estugam os passos. Depois, os abraços entre Blair, magnífico socialista; Aznar, piedoso membro da Direitona espanhola; e o Imperador impante. Durão indica o caminho para lá, e fica à porta de cá. Enquanto os outros conversam amenamente sobre mortos e feridos, danos colaterais e outras trivialidades, Durão Barroso, numa esplanada, toma uma bica."

Baptista-Bastos, escritor e jornalistab.bastos@netcabo.pt - DN, 19.03.08

Cadeira pintada

rrr . vamosamaroplaneta . come

Trocam-se objectos reutilizáveis por alimentos, flores, gasóleo, bilhetes de cinema e espectáculos, ou outros produtos preecíveis ou que não ocupem espaço.

Cadeira em madeira pintada.

Porta branca

rrr . vamosamaroplaneta . come

Trocam-se objectos reutilizáveis por alimentos, flores, gasóleo, bilhetes de cinema e espectáculos, ou outros produtos perecíveis ou que não ocupem espaço.

porta branca em madeira maciça e vidro.

terça-feira, 18 de março de 2008

O crime continuado, ou a continuação da acta desaparecida, ou arte de bem proteger os" nossos"

As leis e a justiça são por vezes muito herméticas tanto na linguagem como nos conteúdos.
Mas atentemos neste pequeno pormenor que pode ser bem esclarecedora do momento actual.
Quando alguém faz um crime uma vez, é considerado pela justiça só crime, se faz o mesmo crime 10 vezes, são 10 crimes com a moldura penal muito maior.
Acontece que por vezes esses 10 crimes, se tiverem as mesmas características, podem ser considerados como um crime continuado com uma moldura penal muito menor.

Mas isto só se aplicava a coisas, nunca a pessoas ( exemplo o mesmo roubo várias vezes ou vários cheques ao longo de um determinado tempo). Mas a lei foi mudada, por este governo, passando o crime continuado também aser usado para as pessoas.
Ora esta pequena alteração leva a este absurdo:
os molestadores das crianças da Casa Pia, quando molestaram uma criança uma e outra vez passam a poder ser punidos com um crime continuado e logo com uma grande redução da pena.

E quem introduziu esta alteração no novo código penal? Quem fez este favor aos pedófilos da Casa Pia? Quem mudou a lei à medida do criminoso?

Foi o grupo Missão para a justiça, chefiado pelo actual Sr. Ministro Rui Pereira.

Quando este Ministro, do PS foi confrontado com esta pouca vergonha, respondeu que não teria sido ele a propor esta alteração como se veria nas actas das reuniões.
Actas essas, que apesar do curto prazos para a sua publicação, continuam no segredo dos deuses.

E nós, podemos calar-nos?

segunda-feira, 17 de março de 2008

As palavras certas

As palavras certas
são as que te não digo.
Urdidas sem pressa, ternamente,
forjadas em doces promessas,
mungidas pelos meus medos,
ansiosas dos meus segredos,
no desejo de estar contigo.
Eternamente!

As palavras certas
são as que para ti invento,
novas, perfeitas puras.
Só tuas.
Brilhantes. De enfeites cobertas
ou languidamente nuas.

Seguindo a paixão do vento,
bailando por ti, sem parar
cegas no teu mistério
secreto, por desvendar!

São as que pinto nas tuas mãos abertas
em círculos brilhantes, urgentes,
carentes.
Inquietas na partida
abraçam como brisa,
nas noites claras e quentes.
Brotam no meu peito
uma e outra, apressadamente.
Vivas, arrastadas na corrente
levadas, cercadas no teu riso,
pacientemente.
Na minha ânsia de em ti me revelar,
vacilam, hesitam para te segredar
este sentimento puro, perfeito,
que é amar!

Nos teus beijos secretamente
inventados,
nos silêncios cúmplices, sem te tocar
os teus desejos são adivinhados.

Então, as palavras certas
sussurradas,
morrem nos meus lábios.
Silenciosamente!

Meladi

É o Capitalismo, estúpido II

"... entretém-te filho e vai para a cama descansado que há milhares de gajos inteligentes a pensar em tudo neste mesmo instante, enquanto tu adormeces a não pensar em nada, milhares e milhares de tipos inteligentes e poderosos com computadores, redes de policia secreta, telefones, carros de assalto, exércitos inteiros, congressos universitários, eu sei lá! ... tudo corre bem, a ver quem se vai abotoar com os 25 tostões de riqueza que tu vais produzir amanhã nas tuas oito horas. A ver quem vai ser capaz de convencer de que a culpa é tua e só tua se o teu salário perde valor todos os dias, ou de te convencer de que a culpa é só tua se o teu poder de compra é como o rio de S. Pedro de Moel que se some nas areias em plena praia, ali a 10 metros do mar em maré cheia e nunca consegue desaguar de maneira que se possa dizer: porra, finalmente o rio desaguou!"
FMI, José Mário Branco, 1982

Fotos do fim do século

Foto de José Maria Frade

Crise imobiliária

Desesperadas e sem conseguirem pagar as hipotecas, muitas famílias norte-americanas estão a recorrer a medidas extremas - incendeiam as casas, na tentativa de conseguirem cobrar os seguros e, assim, pagarem as dívidas aos bancos. É o lado mais dramático da crise dos créditos imobiliários de alto risco (subprime).
Só na Califórnia, os incêndios provocados pelos próprios proprietários duplicaram em relação ao ano passado e em outras regiões do país, como no Colorado, os números também aumentaram substancialmente, refere a agência Efe.
Entretanto os bancos centrais injectaram na semana passada no sistema financeiro, mais de 200 mil milhões de dólares. Desde o início da actual crise provocada pelo rebentamento da bolha imobiliária nos EUA em 2007, foram perto de um milhão de milhões dólares o dinheiro que o banco central pôs a circular para manter o sistema.

domingo, 16 de março de 2008

Cimeira dos Açores

Passam hoje cinco anos sobre a realização da "cimeira dos Açores", onde se decidiu o inicio da guerra do Iraque.
Até agora a guerra do Iraque é a segunda mais dispendiosa na história dos Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial e a segunda mais longa depois do Vietname… Até agora.

Alternativas

Porque o pessoal das grandes empresas petrolíferas, e os grandes especuladores financeiros, não sabem onde aplicar os lucros em excesso, deixo aqui estes links para dois artigos que apontam pistas para uma utilização razoável.

«Sicko» de Michael Moore: o que pode haver de mais irónico do que ver os heróis do 11 de Setembro, rejeitados pelo sistema das seguradoras americano, a serem tratados gratuitamente pelos cubanos?
http://aeiou.visao.pt/Opiniao/anamargaridadecarvalho/Pages/AMooreeodio.aspx

É trágico que em Portugal se esteja a tentar destruir aquilo a que o povo norte-americano tanto aspira. Mais trágico ainda é que, neste domínio, haja, desde 2002, uma continuidade entre as políticas do PSD e do PS. Descartada a retórica, os objectivos dos ministros da Saúde Luís Filipe Pereira e Correia de Campos (ou dos governos a que pertenceram) foram os mesmos: privatizar o bem público da Saúde, transformando-o num lucrativo sector de investimentos de capital (afirmação de um quadro de uma grande empresa de saúde: «Mais lucrativo que o negócio da saúde, só o negócio das armas»); transformar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) num sistema residual, tecnológica e humanamente descapitalizado, proporcionando serviços de baixa qualidade às populações pobres; definir a eficiência em termos de custos e não em termos de resultados clínicos (levado ao paroxismo pela decisão de limitar o aumento da produção cirúrgica nos hospitais, para não aumentar a despesa); impor rápida e drasticamente três palavras de ordem: privatizar, fechar, concentrar; promover parcerias público/privado em que todos os riscos são assumidos pelo Estado e as derrapagens financeiras não contam como desperdício ou ineficiência (já que um e outra são um exclusivo do sector público).
http://aeiou.visao.pt/Opiniao/boaventurasousasantos/Pages/Easaudeestupido.aspx

sábado, 15 de março de 2008

É o capitalismo, estupido!

Segundo a CMVM, Em Portugal os salários dos administradores das empresas do PSI 20 mais do que triplicaram de 2000 a 2005, ao mesmo tempo que aumentou o numero de portugueses no limiar da pobreza. Nos EUA, segundo a Forbes, os salários dos CEO (chief executive officer) das 500 maiores empresas cresceram 38% em 2006, ano em que a desigualdade nos EUA voltou aos valores dos anos 20 e em que milhões de americanos perderam as suas casas devido à crise do crédito hipotecário. Na Alemanha, os escândalos fiscais multiplicam-se e a revista Stern fala de uma elite financeira "sem moral" que mina as bases da sociedade.
Nas últimas décadas o peso dos rendimentos de trabalho no PIB dos países desenvolvidos caiu cerca de 10%, em benefício do capital.
Entretanto, as grandes companhias petrolíferas debatem-se com um problema muito sério, que parece que não conseguem solucionar, com os lucros fabulosos que têm obtido, atingiram um estado de excesso de liquidez, não sabem o que fazer a tanto dinheiro.
Resumindo, o capitalismo não procura, nem tem capacidade para gerar uma sociedade minimamente justa. Numa altura em que julgam que têm o caminho livre à sua frente, o que há a esperar é o aumento das desigualdades e um mundo cada vez mais injusto e violento.

Lisboa vista da outra margem - 2008

Publicidade grátis

sexta-feira, 14 de março de 2008

Tão mesquinha e tão vil

Tão mesquinha e tão vil, tu que pariste
As normas do estatuto do docente,
Não tens nada de humano, não és gente,
Nada mais que injustiças produziste.

Se lá nesse poleiro aonde subiste
O estado do ensino tens presente,
Repara como és incompetente,
Como a classe docente destruíste.

Se pensas que esta gente está domada,
Te aceita a ti, ao Valter e ao Pedreira,
Estás perfeitamente equivocada:

Em breve encontraremos a maneira
De vos correr p'ra longe à cacetada,
Limpando a educação de tanta asneira!

H. RAQUEL ADRÃO

Recebido por email

quinta-feira, 13 de março de 2008

Simbólico

Foi com espanto e secreto prazer (de quem percebe que vai no caminho certo) que os Gestores do Acercadanet (sim! Nós cá no Acerca deixámos de ser um Colectivo, para passar-mos a ser Gestores. Também nós sabemos para onde sopram os ventos de modernidade, o que é que julgam?), mas como se ia dizendo, foi com espanto e secreto prazer que tomámos conhecimento do novo símbolo do PSD-PPD, ou do novo partido (literalmente) PSD.
Tal como nós, é o azul do céu e o azul do mar que os guia!
No entanto, os nossos advogados estão neste momento a analisar se há matéria para entrar com um processo contra o novo PSD (mais uns a chatear o Menezes), por direitos de autor, sim, que nós tínhamos primeiro o tal azul do céu e do mar e temos consciencia, também, de onde se localizam os novos "nichos" de mercado, ou seja...formas de sacar dinheiro.
Cá para nós, não foi senão um tal Vasco da Gama que andava para aqui a comentar e a chatear o pessoal, que foi vender a nossa cor ao partido (literalmente) PSD.

Mensagens subliminares

É evidente que só uma mente perversa e tortuosa poderia insinuar, que a primeira página do Correio da Manhã de hoje, é uma forma subtil de tentar denegrir a imagem dos professores, numa altura destas.
Alíás, em rodapé até se afirma que a sinistra "facilita a avaliação dos docentes".

Boas noticias II

Os portugueses vão pagar a crise no sector do crédito. A falta de liquidez nos mercados monetários e o consequente maior custo de financiamento para os bancos portugueses terão como consequência um aumento dos juros dos empréstimos mensalmente pagos à banca.

Avisa o magnífico governador do Banco de Portugal Vítor Constâncio, em declarações aos jornalistas, no Fórum sobre Banca e Mercados de Capitais, do Diário Económico. "Até agora, os bancos não reflectiram isso concretamente, mas a continuação desta situação, se não houver uma normalização nos mercados internacionais, terá reflexos no preço a que os bancos oferecem os serviços aos seus clientes".

Via DN

O preço do petróleo

Este cartoon foi colocado na net há cerca de 4 meses, na altura era uma piada, hoje é uma realidade.

Cartoon de José Mercader

quarta-feira, 12 de março de 2008

A criatura

"Há, manifestamente, ausência de diálogo e um poderoso dispositivo autoritário que liquidam a coexistência de duas sinalizações fundamentais em democracia: a dos governantes e a dos governados.

Perdeu-se de vista o reconhecimento da igualdade, do direito de protesto e do dever de memória. Este Governo criou uma tensão dramática de tal ordem e um destempero de tal jaez que levaram o primeiro-ministro a afirmar-se indiferente para com a imponente manifestação dos professores, invocando uma "razão" cuja natureza só poderá ser explicada através da nebulosa em que ele parece viver.

A arrogância é uma deformação moral; o preconceito, uma doença de educação; o desdém, uma chaga de quem se presume superior. Sócrates criou uma criatura que escapou ao seu controlo. Não pode mudar: de contrário, deixa de ser quem julga ser. E, sendo-o, na obstinação de quem não tem dúvidas, perde o respeito daqueles para os quais a democracia não existe sem comunicação."

Baptista-Bastos, DN- 12.03.08

Boas noticias

O almirante William Fallon, chefe do Comando Central dos Estados Unidos, renunciou ao cargo por se opor a uma eventual guerra com o Irão.

Perderam a cabeça

Vital Moreira, acérrimo defensor de Sócrates e do seu governo, parece andar de cabeça perdida (não é o único), no seu blogue Causa Nossa, não só faz insinuações falsas de que os comunistas estão por detrás das manifs à porta das sedes do PS em Lisboa e Chaves, como ameaça o PC com “retaliações”, não se sabe se por parte do PS do Governo ou da ASAE…

“Apesar da sua crescente hostilidade retórica contra o PS, não creio que seja inevitável, nem sequer desejável, desencadear um “confronto com o PCP” à maneira de 1975. Mas quando se verifica o recurso à técnica caracterizadamente leninista de enviar pequenos "comandos" para "flagelar" sedes e reuniões do PS com manifestações pseudo-espontâneas, como tem sucedido ultimamente (Lisboa, Bragança, etc.),(…) então há uma fronteira da tolerância democrática que não devia ser permitido ultrapassar, nem sequer ao PCP.”

Quem viu as imagens da manif à porta da sede do Rato, percebe claramente que não eram militantes do PC que ali estavam, e se fosse responsável pela manif de Chaves, significaria que já teria nessa cidade de Trás-os-Montes, uma organização com mais de 200 militantes dispostos à luta, o que não corresponde de todo à influencia que esse partido tem nessa zona, para além de significar que possuiam, a nível nacional, uma rede de informadores dentro do aparelho do PS, que lhes fornecem as datas e horas, em que os membros do governo se deslocam às sedes para reunir com os militantes.

Realmente, já começa a ser disparate a mais!

terça-feira, 11 de março de 2008

Os libertadores

Proclamação dirigida aos habitantes de Bagdade pelo General Stanley Maude, poucos dias depois da ocupação da cidade pelas forças britânicas em Março de 1917.
“(…) As nossas operações militares têm como objectivo a derrota do inimigo e o seu afastamento destes territórios. Para completar esta tarefa, é-me dado o controlo absoluto e supremo de todas as regiões onde as tropas britânicas operam; mas o nosso exército não ocupa as vossas cidades e terras enquanto conquistadores ou inimigos, mas como libertadores. (…) É não só o desejo do meu rei e do seu povo, mas também o desejo das grandes nações aliadas que vocês possam prosperar como no passado, quando as vossas terras eram férteis, quando os vossos antepassados deram ao mundo a literatura, a ciência e a arte, e quando a cidade de Bagdade era uma das maravilhas do mundo.”

Via O Bitoque

segunda-feira, 10 de março de 2008

Mentiras que se dizem

De forma cândida e com um ar profundo e perspicaz a jornalista Fátima Campos ferreira no programa “Prós e contras” (numa coisa que parece ser um debate entre a maçonaria e a opus dei), afirma que a Jugoslávia era um satélite da União Soviética, uma mentira descarada que nenhum dos ilustres presentes pôs em causa. Entre os ilustres, está o recém reformado por uma junta médica Paulo Teixeira Pinto, que tão bom trabalho fez no BCP.

As palavras certas

Ousei,
misturar as palavras
com a tua cor preferida.
É um quadro mágico
na parede duma sala
da minha vida.
Fatalmente,
não para sempre,
permanecerá.
Para recordar.
A tua cor preferida.
As palavras certas.

Helena

domingo, 9 de março de 2008

Fotos do fim do século

Foto de José Maria Frade

Despojos

A propósito da manifestação dos professores Vital Moreira escreveu esta bela pérola, com o título “Despojos” no seu blogue:
“Vai por aí grande celebração pelo sucesso da manifestação dos professores (e ofícios correlativos), com os diversos partidos apoiantes a disputar aos sindicatos os louros da vitória. O problema é a divisão dos despojos políticos pelo PCP, pelo BE e pelo PSD. O PCP não costuma partilhar os ganhos da rua... “

Primeiro é de realçar a forma simpática como o professor universitário e Comissário dos Projectos para as Comemorações do Centenário da República, se refere aos “professores (e ofícios correlativos)”, o que quererá ele dizer com isso?
Depois Vital Moreira lá vem com a lenga-lenga, dos comunistas a controlar tudo, não há meio de alguém sair à rua, que não estejam eles à espreita e pumba, lá está o pessoal transformado em “soldados do Partido Comunista”.
Anteontem foi Santos Silva a acusar os comunistas pela responsabilidade de cerca de 200 pessoas se estarem a manifestar em Chaves (Trás-os-Montes), contra o governo.
Será que não se enxergam?

Excessos de zelo

A Brigada de Trânsito da GNR reteve ontem na área de serviço de Aveiras 20 autocarros que transportavam cerca de mil docentes e já não conseguiram chegar a Lisboa.
A polícia montou uma operação em grande escala nas estradas portuguesas para fiscalizar a regularidade do transporte dos professores, nomeadamente ao nível da verificação da colocação de cintos de segurança e do excesso de velocidade e ao que parece, as viaturas foram detidas pelo facto de haver passageiros em pé, o que indicava que não iam a respeitar a obrigatoriedade de uso do cinto de segurança.
Ou seja, continuam a aumentar os actos que só contribuem para degradar a democracia, não deixando este facto de significar, igualmente, que o governo ficou mesmo bastante incomodado com a manifestação.

A miséria destes últimos 20 anos

José Sócrates nas primeiras declarações após a manifestação de ontem, afirmou que as progressões na carreira dos professores têm sido automáticas, bastando para tal apresentar um “Relatório Crítico”, em resultado disso, nos últimos 20 anos, diz Sócrates, nenhum professor deixou de progredir, para concluir que nos últimos 20 anos só se tem conjugado o verbo «adiar» em matéria de avaliação dos docentes e portanto é altura de fazer qualquer coisa.
Em relação a estas declarações aconselha-se a ver este post no blog A Educação do meu Umbigo.

Coisas relevantes e irrelevantes

Maria de Lurdes Rodrigues em entrevista ao Jornal da Noite da SIC de ontem, afirmou "não ser relevante" a participação de 100 mil professores na Marcha da Indignação. “O relevante são os problemas, as soluções, a nossa capacidade de intervir, de fazer bem para resolver os problemas que temos."
Considerar que, o facto de a maioria dos professores existentes, se tenham disposto a manifestar na rua a sua posição, tendo para isso de percorrer dezenas ou centenas de quilómetros, é irrelevante, só demonstra a dimensão da cegueira politica da ministra e do chefe do seu governo.
Com quem é que ela quer resolver os “relevantes problemas”?

O convertido

Tony Blair o criador da chamada, mas nunca totalmente entendida, “terceira via” (inspirador de socialistas tipo Sócrates), e recentemente convertido à religião católica, vai ensinar religião na Universidade de Yale.
O presidente daquela universidade dos EUA, sr. Levin, assegura ser “essencial que exploremos como os valores religiosos podem ser canalizados para a reconciliação e não para a polarização”.
E para isso, nada melhor que ir buscar um dos responsáveis por uma guerra que já provocou a morte de milhares de iraquianos e acicatou os conflitos religiosos por toda a parte!

"Guerra contra o terror"

George W. Bush continua imparável, agora vetou legislação aprovada pelo congresso dos EUA, que proibia a CIA de utilizar a tortura como método de interrogatório, nomeadamente a simulação de afogamento.
Segundo ele a tortura é “uma das mais valiosas ferramentas na guerra contra o terror”.

A rua é festa e é luta!













sábado, 8 de março de 2008

Procurando um tacho

«Confesso que tenho vergonha destes pseudoprofessores que trabalham pouco, ensinam menos, não aceitam avaliações e transformaram-se em soldados do Partido Comunista, para todo o serviço. Maria de Lurdes Rodrigues é uma ministra determinada. Bem haja pela sua coragem. Por ter introduzido um sistema de avaliação dos professores, por ter chamado os pais a intervir, por ter fechado escolas sem alunos, por ter prolongado os horários e criado as aulas de substituição, por ter resolvido o problema da colocação dos professores, por ter introduzido o Inglês, por levar a informática aos lugares mais recônditos do País. Estas entre outras medidas já deram frutos…»

Emídio Rangel, no Correio da Manhã

sexta-feira, 7 de março de 2008

Lei dos partidos

O PS e o PSD, numa atitude de bom senso resolveram aceitar retirar da lei dos partidos a obrigatoriedade de um partido provar que tem mais que 5 000 inscritos. Essa pretensão era aberrante por obrigar um partido a ter mais que 5 000 inscritos, e por obrigar a entregar o comprovativo de tal (o nome dos militantes) às autoridades, o que se podia considerar no mínimo de pretenção fascistóide.
No entanto, ficou uma coisa estranha na lei, um partido não pode estar mais de 6 anos sem concorrer às eleições, ora sabendo toda a gente que o PCP e o PEV sempre concorreram coligados na CDU, é licito perguntar: Será que esta lei se destina a impedir a CDU de concorrer a todas as eleições?

Marcas de modernidade

O regresso do "velho director" às escolas é uma das marcas de modernidade do governo do PS.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Ele têm medo...

O comício nacional do PS de desagravo em relação ao governo de José Sócrates, a realizar no Porto (o que já de si é original um governo reagir aos protestos de uma classe profissional com a realização de um comício partidário), foi transferido da Praça D.João I para o Pavilhão do Académico.
Ao que consta a mudança pretende proteger o líder “socialista” de qualquer imprevisto da rua...

A razão das coisas

A Embaixada de França confirmou hoje ter sido informada sobre contactos entre as autoridades equatorianas e as FARC para a libertação de Ingrid Betancourt. Além de França, o chefe de Estado do Equador assegurou que também a Colômbia está a par de que ainda este mês os guerrilheiros vão libertar doze reféns, incluindo a antiga senadora colombiana sequestrada em 2001, mas que Bogotá está a deturpar as intenções do Governo de Quito.

Rafael Correa, afirmou que o chefe de Estado colombiano, Alvaro Uribe, “sabe que, em Março, doze reféns vão ser libertados, entre eles Ingrid Betancourt”. Correa acusa Uribe de estar informado sobre os contactos entre as autoridades do Equador e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para a libertação de reféns e de utilizar esses mesmos contactos “para montar uma armadilha e fazer crer ao mundo que se tratam de contactos políticos e de apoio às FARC”.

Público

QUE É ISTO??? QUE NOME SE PODE DAR A ISTO???

Um agente da PSP do Porto deslocou-se ontem, ao final da tarde, à Escola Clara de Resende, onde questionou uma funcionária sobre a adesão dos professores do estabelecimento de ensino à manifestação que se realiza no sábado. A situação repetiu-se hoje, em Ourém, quando dois agentes da polícia se dirigiram a duas escolas do concelho para apurar quantos docentes pretendem participar no protesto.

Público

Politica suja

Há quem diga que a vitória de Hillary Clinton no Texas e no Ohio, com o consequente relançamento da sua campanha, se deveu em parte ao surgimento na campanha do jogo sujo, da calunia, do agitar do medo, da insinuação, como o ir buscar uma foto de Barack Obama em trajes Etíopes para o acusar de ligações aos muçulmanos.

Talvez tenham razão, mas acho que ainda não viram nada. Quando se passar às eleições propriamente ditas, é que a porcaria vai tresandar por tudo o que seja meio de comunicação, ao ponto de envenenar qualquer mente por mais sã que seja.

Sócrates 200 horas na TV em 3 anos

Entre 1 de Março de 2005 e 26 de Fevereiro de 2008, foram emitidas 5382 notícias pelos quatro canais nacionais de sinal aberto que fizeram referências a José Sócrates nos seus serviços regulares de informação, um valor que corresponde a uma média de quase 5 notícias por dia e num total de mais de 200 horas de duração

Abril de 2007 foi o período que mais matérias referiram o primeiro-ministro, num total de 299, uma média de quase 10 notícias por dia. Nesse mês, o tema recorrente eram as dúvidas sobre a licenciatura de José Sócrates e todas as críticas relacionadas com a veracidade de vários documentos relativos à sua biografia.

A RTP1 foi, neste período, o canal que mais peças passou com referências a José Sócrates, num total de 1761 (32.7% do total). A SIC passou 1405 notícias (26.1%), a TVI 1367 (25.4%) e a RTP2 849 (15.8%).

quarta-feira, 5 de março de 2008

Ainda dizem que o PS não trata bem os reformados

APESAR de ter apenas 50 anos de idade e de gozar de plena saúde, o socialista Vasco Franco, número dois do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado. A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a 3.035 euros (608 contos), um valor bastante acima do seu vencimento como vereador. A generosidade estatal decorre da categoria com que foi aposentado - técnico superior de 1ª classe , segundo o «Diário da República» - apesar de as suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade.
(…) Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest, com um ordenado líquido de 4000 euros mensais (800 contos). Trata-se de uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril. O convite partiu do reeleito presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, cuja mulher é secretária de Vasco Franco na Câmara de Lisboa.
(…) A acumulação de vencimentos foi autorizada pelo Governo mas, nos termos do acordo, o salário de administrador é reduzido em 50% - para 2000 euros .
(…) A somar aos mais de 5000 euros da reforma e do lugar de administrador, Vasco Franco recebe ainda mais 900 euros de outra reforma, por ter sido ferido em combate em Moçambique já depois do 25 de Abril (????), e cerca de 250 euros em senhas de presença pela actuação como vereador sem pelouro. Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no activo, ganhando agora mais de 1200 contos limpos. Além de carro, motorista, secretária, assessores e telemóvel.
Via Instante Fatal

Teatro Extremo

Programação Café-Teatro
Teatro Extremo 2008
Às sextas e aos sábados, café-teatro.

Esta sexta e sábado, 7 e 8 de Março às 23h depois da peça Maria Curie, a Oficina de Teatro de Almada apresenta “Como é diferente o Riso em Portugal”, um recital de poesia satírica portuguesa com Pedro Bernardino e Fernando Rebelo


De que nos rimos, nós portugueses? O que é que nos provoca o riso?
Uma coisa é certa: o riso em Portugal é mesmo diferente.

Não perca, esta sexta e sábado o riso à solta no Teatro Extremo.

Maria Curie, continua em cena até ao final do mês de Março, agora às 5ª e 6ª às 21h30.
Para saber mais sobre todas as actividades do Teatro Extremo consulte
http://www.teatroextremo.com/

terça-feira, 4 de março de 2008

segunda-feira, 3 de março de 2008

Um poema

(...)
há quem espere a visita da liberdade
há quem não espere a visita da liberdade
há quem ponha a liberdade fora de casa
três espécies de gente que há-de ser julgado pela própria liberdade
todos pavões das artes e das letras arganazes do jornalismo
tartarugas da politica
todos de escadote às costas
para falar de cima pelo funil do diálogo
ir de automóvel urinar ao litoral para ver o pôr-do-sol
todos os que usam o sexo como gravata
e amam de gravata no sexo todos definitivamente avestruzes
(...)

António José Forte

domingo, 2 de março de 2008

Fotos do fim do século

Imagem do Sahara Ocidental
Foto de José Maria Frade

Formatação do pensamento

Ontem dia 1 de Março, o Partido Comunista Português realizou em Lisboa uma manifestação que reuniu mais de 50 mil pessoas nas ruas da capital, em defesa da liberdade e da democracia.

Numa altura em que os formatadores oficiais de opinião (ditos comentadores), falam da crise dos partidos, o PC dá um sinal claro de vitalidade e de que as coisas não são bem como eles as pintam, no entanto a quase totalidade dos jornais diários omite das suas primeiras páginas este facto, numa clara demonstração de uma informação parcial e politicamente comprometida.

O "Público", porém consegue ir um pouco mais longe que os demais e na sua nona página não conseguiu arranjar melhor imagem para ilustrar o texto sobre a manifestação do que aquela que em cima é apresentada, uma clara manipulação e deformação daquilo que se passou, o objectivo é claro: dar uma ideia deturpada dos comunistas.

É claro que lhes custava muito apresentar uma imagem como a que se coloca em baixo, e que dá um retrato muito mais correcto do que se passou na realidade e da dimensão dos comunistas.

Professores

Quinta feira, 6 de Março às 21h30 no Seixal, manifestação de professores, para protestar contra o sistema de avaliação que o governo quer implementar. O local de concentração é em frente ao Forum do Seixal.

sábado, 1 de março de 2008

SINTOMAS

ARTIGO DO GENERAL GARCIA LEANDRO PUBLICADO NO EXPRESSO
O modo como se tem desenvolvido a vida das grandes empresas, nomeadamente da banca e dos seguros, envolvendo BCP e Banco de Portugal, incluindo as remunerações dos seus administradores e respectivas mordomias, transformou-se num escândalo nacional, criando a repulsa generalizada. É consensual que o país precisa de grandes reformas e tal esforço deve ser reconhecido a este Governo (mesmo com os erros e exageros que têm acontecido). Alguém tinha de o fazer e este Governo arregaçou as mangas para algo que já deveria ter ocorrido há muito tempo. Mas não tocou nestes grandes beneficiários que envergonham a democracia, com a agravante de se pedirem sacrifícios à generalidade da população que já vive com muitas dificuldades. O excesso de benefícios daqueles administradores já levou a que o próprio Presidente da República tivesse sentido a obrigação de intervir publicamente. Mas tudo continua na mesma; a promiscuidade entre o poder político e o económico é um facto e feito com total despudor. Uma recente sondagem Gallup a nível mundial, e também em Portugal, mostra a falta de confiança que existe nos responsáveis políticos deste regime. Tenho 47 anos de serviço ao Estado, nas mais diferentes funções de grande responsabilidade, sei como se pode governar com sentido de serviço público, sem qualquer vantagem pessoal, e sei qual é a minha pensão de aposentação publicada em D.R. Se sinto a revolta crescente daqueles que comigo contactam, eu próprio começo a sentir que a minha capacidade de resistência psicológica a tanta desvergonha, mantendo sempre uma posição institucional e de confiança no sistema que a III República instaurou, vai enfraquecendo todos os dias. Já fui convidado para encabeçar um movimento de indignação contra este estado de coisas e tenho resistido. Mas a explosão social está a chegar. Vão ocorrer movimentos de cidadãos que já não podem aguentar mais o que se passa. É óbvio que não será pela acção militar que tal acontecerá, não só porque não resolveria o problema mas também porque o enquadramento da UE não o aceitaria; não haverá mais cardeais e generais para resolver este tipo de questões. Isso é um passado enterrado. Tem de ser o próprio sistema político e social a tomar as medidas correctivas para diminuir os crescentes focos de indignação e revolta. Os sintomas são iguais aos que aconteceram no final da Monarquia e da I República, sendo bom que os responsáveis não olhem para o lado, já que, quando as grandes explosões sociais acontecem, ninguém sabe como acabam. E as más experiências de Portugal devem ser uma vacina para evitar erros semelhantes na actualidade. É espantosa a reacção ofendida dos responsáveis políticos quando alguém denuncia a corrupção, sendo evidente que a falta de vergonha deve ser provada; e se olhassem para dentro dos partidos e começassem a fazer a separação entre o trigo e o joio? Seria um bom princípio! Corrija-se o que está errado, as mordomias e as injustiças, e a tranquilidade voltará, porque o povo compreende os sacrifícios se forem distribuídos por todos.
GENERAL GARCIA LEANDRO (Artigo do semanário 'Expresso' )
Foi entrevistado na SIC Notícias, onde confirmou esta atitude.
Recebido por e-mail

Não sei quantas almas tenho.

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é.
(...)

Fernando Pessoa