sábado, 26 de abril de 2008

Chavez convida Os Simpsons para tomar chá no Palácio de Miraflores

O canal de televisão privado venezuelano Televen, continua a transmitir a série Os Simpsons, agora às 19.30, tal como tinha sido solicitado pela Conatel, curiosamente o episódio transmitido na passada quarta-feira dia 23 (ver excerto do episódio aqui), ridicularizava e criticava os processos de recrutamento de jovens para o exército americano.

Os meios de comunicação que foram tão céleres a reproduzir a mentira de que Chavez proibira os Simpsons, permanecem agora silenciosos. No fundo eles não foram mais que acéfalas caixas de repetição e amplificação de uma mentira deliberada, cujo objectivo era pôr milhões de cidadãos, melhor ou pior intencionados, a comentarem e a censurarem uma atitude de Chavez.

Em milhares de locais da esfera real onde vivemos, milhões reproduziram e comentaram aquela “informação”. Nascendo anedotas, sedimentando-se preconceitos. Tirando-se conclusões, de uma mentira, de uma falsificação grosseira.
A máquina conseguiu que milhões saibam que Chavez fez o que não fez, que pensa o que não pensa e concluam o que os donos da máquina querem que concluam.

Como Homer Simpsom, sem reflectir, sem previamente criticar a informação recebida, milhões hoje censuram a Hugo Chavez um acto que não praticou.
E “factos” com este são criados e disparados às dezenas todos os dias.

Nota : Os Simpsons estão classificados nos EUA para maiores de 13 anos.

Sem comentários: