Imaginemos que a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), requer a um canal de televisão em Portugal, que altere o horário de emissão de uma série, por não considerar adequada a sua emissão em horário infantil, imaginemos ainda que essa série é “Os Simpsons”. Alguém acha que faria algum sentido a imprensa nacional pôr-se a noticiar que “Sócrates proíbe os Simpsons”, ou que a imprensa internacional se pusesse a afirmar coisas do tipo “Os portugueses não podem ver os Simpsons”, “Portugal censura a emissão dos Simpsons”.
É evidente que é difícil imaginar essa situação, que no mínimo seria considerada ridícula. Agora se isso acontece na Venezuela, então as coisas mudam de figura. Vejamos alguns títulos de imprensa em castelhano das últimas horas.
Los venezolanos no podrán ver 'Los Simpson' LaGuiaTV.com
Venezuela prohibe la emisión de "Los Simpson" Xornal
'Los Simpson', prohibidos para los niños en Venezuela El País
Venezuela: salen los Simpsons BBC Mundo
Chávez censuró Los Simpsons La Cuarta
Venezuela veta 'Los Simpson' por ser mala para los niños Reuters Esp.
CHÁVEZ 'ESTRANGULA' A LOS SIMPSONS PR Noticias
Venezuela prohíbe la serie televisiva Los Simpsons El Ciudadano
Venezuela no verá más a los Simpsons El Diario de Hoy
Hugo Chávez ataca hasta a los dibujitos animados InfoBAE.
Até o “nosso” jornal Público não podia faltar à festa e noticia hoje (10.04.08) na sua primeira página: “Venezuela proíbe Simpsons e vai substitui-los por Marés Vivas”, assim como o Diário de Noticias que na edição do mesmo dia afirma em titulo “Os Simpsons banidos da TV venezuelana”.
O que na verdade aconteceu na Venezuela, foi que o organismo regulador, Comissão das Telecomunicações venezuelano (CONATEL), depois de receber várias queixas, determinou que a série “Os Simpsons” devia abandonar o horário infantil (11horas da manhã), em que emitia na cadeia de televisão “Televen”, por considerar que o conteúdo da série não se adequava aquele tipo de público, podendo continuar a emitir a série fora desse horário.
São pois falsas e disparatadas as notícias da proibição. A série não foi proibida, não se impediu a sua emissão (só mudou de horário), os venezuelanos podem continuar a vê-la, nem sequer se impede as crianças de ver a série (podem fazê-lo fora do horário infantil), e segundo consta, Chavez nunca se pronunciou sobre a série, não se sabendo até ao momento, se a aprecia ou não.
A única censura que “Os Simpsons” sofreram, foi na mui estadounidense FOX, que censurou num capítulo a frase:” This sure is a lot like Irak will be”, que se poderá traduzir como “Isto se parece muito ao Iraque”. Fazendo referencia à imagem devastada da cidade de Springfield, que pelos vistos foi atacada pelos marcianos, com o argumento de que possuíam armas de “desintegração” massiva.
Curiosamente “Os Simpsons” são emitidos em Portugal na RTP2, por volta das 21horas, bem longe do horário infantil da manhã e não consta que alguém se tenha queixado de censura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Para atestar o grau de liberdade de costumes na Venezuela, basta ver como eles chamam à Comissão Nacional para as Telecomunicações.
Creio que Jorge compreendeu mal. Quem censurou a frase "This sure is a lot like Irak will be” foi a FOX Norte Americana, não o Chaves, e o motivo é óbvio...Lá se vai a bandeira da LIBERDADE nos estados unidos. E sem esse supremo valor o que é que lhes resta?
Eis um post interessante e que merece comentários, não por se tratar do meu ditador preferido, mas pelo caricato do assunto. Passemos ao que interessa. Ou seja, ao ridículo. Dou de barato que os Simpsons não tenham sido censurados. Seria, mesmo para o nível a que o Chavez nos tem habituado, é DEMASIADO ridículo. Assim, ficamos nas franjas do dito. O que se passa, se não for do domínio do ridículo é, com certeza do domínio do caricato.Mas o que me chama a atenção e motiva este reparo é principalmente a opção escolhida para preservar as criancinhas dos maléficos Simpsons: as mamas da Pamela Anderson! Haverá alguma explicação freudiana para esta opção?
PS Obrigado, anabela f., pelo reparo. Já alterei o texto, mas a razão de ser do mesmo continua válida.
As voltas que se dá ao texto para defender um tirano e atacar os Americanos.
Já não há paciência para este anti- americanismo primário nem para este pró- comunismo babado.
Que saudades devem ter do PREC?
Não há só preto e branco, também há cincento.
Zé Neves parece é que já não há pachorra para tanta irracionalidade, para tanto comportamento pavloviano, de quem basta falar de Chavez para se pôr logo de olhos vidrados e a espumar de raiva, botando no ar os mais ridículos disparates.
Já só daria vontade de rir tanto americanismo acéfalo se às vezes não fosse perigoso.
Não foi preciso dar muitas voltas para ridicularizar a imprensa conservadora, sujeita ao pensamento único neoliberal, basta procurar a verdade.
Pois é Zé Neves, não há só preto e branco e o que acontece na Venezuela não é só resultado da vontade politica do presidente legitimamente eleito, há coisas que acontece por critérios pedagógicos (discutíveis é certo) de outras entidades venezuelanas. Quem parece estar a ver as coisas a preto e branco são os que escrevem os disparates referidos no post.
Jorge não li o comentário, mas imagino, deve ter sido tipo reflexo condicionado. Reparo que hoje estás magnânimo com o Chavez, pois até admites que os Simpsons não tenham sido censurados, porém no fim do comentário lá descobres que no fundo o homem até tem qualquer coisa contra os bonecos, embora reconheças que não é contra os americanos…em geral.
Mas agora alguém me explica porque é que em Portugal ninguém protesta por os Simpsons serem emitidos às 9 ou 10 horas da noite? Será que as nossas crianças são menos que as venezuelanas?
cinzento (simbologia)
Elaborado a partir do branco e do preto, em proporções iguais, o cinzento simboliza a ressurreição, mas também a dor, o luto e os estados de espírito de tristeza ...
Artigo enciclopédico
Deixe lá Zé neves que os amigos americanos ainda vão continuar durante algum tempo a governar o mundo e a expoliá-lo. E por outro lado, a ressurreição do Prec não se prevê para muito breve.
Em Portugal os Simpsons (uma das mais excelentes televisivas de que há memória) podem ser vistos em canal aberto na RTP2, o canal onde a noção de serviço público é mais visivelmente perceptível e também, em circuito de cabo, na FOX ou qualquer coisa assim. Num sistema de competição entre canais de televisão em que a moeda corrente é a telenovela e o telejornal de pacotilha com futebol à mistura, quem utilizasse os Simpsons em horário nobre estaria simplesmente a cometer hara-kiri. Esse argumento não é utilizável. Está explicado porque não passam os Simpsons nos tais horários? Por outro lado, na Venezuela, há o Bom Dia Presidente ou lá como se chamam aqueles monólogos extraordinários do Chávez. Imaginas o Cavaco a levantar-se de manhã e a dizer à Maria "Liga aí para a RTP que hoje apetece-me ir dar uns peidos em directo"? e lá ficavam o Manuel Luís Goucha e a Fátima Lopes à espera que o presidente aliviasse a peidola. E nós a ver. Lindo...
Já agora uma pergunta: aassinaste o abaixo-assinado contra o tal artista do cãozinho?
Silvares, não percebo o teu comentário. Eu julgo que os Simpsons, dão no canal 2 por volta da 21, 22 horas, o que me parece ser o horário nobre (nome pomposo) das TV`s. Agora eu gostava é que alguém me explicasse porque é que a série não dá no horário dos príncipezinhos, às 10 ou 11 horas da manhã.
Quanto ao abaixo-assinado, informo-te que o assinei… é o que dá um tipo distrair-se e acreditar em tretas dos noticiários da RTP, SIC ou TVI (não sei já qual foi, ou se foi nos três). Mas digo-te que não foi grave, porque só a ideia de se transformar a morte em arte é em si condenável. Agora esta história é interessante para se reflectir onde acaba e começa a realidade nos dias de hoje.
Enviar um comentário